terça-feira, 1 de abril de 2008

Verão condicionado


O IACM em conjunto com a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) prepara-se para uma iniciativa inédita em Macau: tornar o Verão menos quente. A Nippon Inc. vai vender ao território dez aparelhos do o seu último modelo de ar-condicionado, especialmente concebido para ser usado ao ar livre.

O investimento é de cerca de 5 milhões de patacas, e a experiência será levada a cabo numa primeira fase apenas no Largo do Senado e no Jardim do Tap Seac, incluindo o túnel, durante os meses de Julho e Agosto.

O Nippon Inc. 3000 é à prova de água, é equipado com ultra-sensores que auto-regulam a emissão de correntes de ar frio, determinadas pela temperatura do exterior, e funciona com uma bateria amiga do ambiente. O Governo japonês já equipou algumas cidades do sul do Japão com este revolucionário aparelho, com bastante sucesso.

Segundo Leong Wai Kin, responsável pelo projecto, a ideia é “tornar o calor e humidade típico das monções mais suportável” para residentes e visitantes. “Se a experiência tiver sucesso será também alargada a outros parques e locais públicos”, acrescentou. "Os toxicodependentes do jardim do Iao Hon podem sentir a diferença no Verão", disse ainda Leong.

Tommy Yan, operador turístico, congratula-se com a ideia. "É óptimo que os turistas possam usufruir de algum conforto subsidiado pelo dinheiro do jogo a que eles, afinal, também deram a sua contribuição", disse. Maziko Yamamoto, turista japonês, diz que a iniciativa peca por tardia: "é uma chatice fotografar o património com o suor a cair nos olhos", afirma.

De lembrar que Macau saiu agora do Inverno mais rigoroso dos últimos 50 anos, e que o Verão é frequentemente bastante quente e húmido, e regista-se uma grande incidência de doenças respiratórias causadas pela poluição.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Os toxicodependentes do jardim do Iao Hon podem sentir a diferença no Verão"

ah pera lá?!..
ahah, só ao quarto parágrafo!

Anónimo disse...

Do melhor! Como por estas bandas quase tudo é possível...pensei que agora é que iam dar cabo do planeta!!!!

Anónimo disse...

eheheh excelente imaginação neste pródigo dia 1 de Abril