Agora que a questão do 1º de Maio parece resolvida, com mais associações a anunciarem que não participam devido à passagem da tocha olímpica durante o próximo fim de semana, e as que participam a não parecer chegar a um consenso em relação à organização, quem sabe se mais vale a pena nem ir com a manifestação para a frente, tal é a farsa que se arrisca vir a tornar.
As autoridades concentram agora os esforços na passagem do símbolo do olimpismo. A tocha chega no dia 2 de Maio e passa pelas ruas (e lagos) de Macau no dia 3. Ao contrário de várias outras cidades do mundo por onde o facho olímpico passou, não se esperam incidentes de maior, e a própria polícia já tratou de questionar alguns originários da região dos Himalaias (leia-se nepaleses), no sentido de perceber os seus planos nesse dia.
A maior polémica até ao momento prendeu-se com a birra do deputado José Pereira Coutinho, que alegando não ter sido convidado para transportar a chama olímpica, vai passar o fim de semana fora de Macau. Manuel Silvério, vice-presidente do Comité Olímpico de Macau, diz que convidou todos os deputados. Outros declinaram o convite por razões diversas, algumas bem sensatas, como sejam a idade ou o apuro físico. Espera-se a participação de 13 deputados.
Mas independente disso, será assim tanta a sede de protagonismo que por aqui grassa? Porque carga de água estão inscritas 120 alminhas (!) para carregar a tocha? É triste misturar o espírito do olimpismo com a vontade de aparecer. O que pensais fazer depois de transportar a tocha por alguns minutos? Incluir o feito no currículo? Até na Coreia do Norte, ditadura rígida de forte pendor burocrata e conhecida pelo clientelismo, só 18 foram convidados.
Não faria muito mais sentido serem os atletas, e só os atletas, a transportar o facho olímpico? Os representantes das modalidades olímpicas, alguns atletas dos Special Olympics, e vá lá, três ou quatro representantes do Governo e do IDM, mas agora convidar todos? Torna-se ridículo. Toda a gente que é ou pensa que é alguém vai lá estar, de sorrisinho maroto de “olha mãe estou aqui”, e em alguns casos a corrida que vão fazer com o facho será a primeira que fazem em muitos anos.
Finalmente a questão dos 16 milhões de patacas que a Fundação Macau disponibilizou para financiar o evento. O deputado Au Kam San demarcou-se da passagem da tocha por considerar isto um acto de despesismo. É preciso sobretudo não entrar em fundamentalismos de espécie alguma. Uma coisa é a passagem da tocha olímpica, uma honra para Macau e para as suas gentes, outra coisa é a gestão dos bens públicos. Ninguém tem o direito de acusar ninguém de traição por confundir patriotismo de ocasião com dissipação. E mais não digo...
Veja
aqui o percurso da tocha olímpica por Macau.
33 comentários:
Então os senhores deputados foram todos convidados a "carregar" a tocha!!!!! Meu Deus será que nesta terra não existe gente jovem, bonita, bem apessoada, para tranportarem o facho? Foi necessário irem buscar 13 múmias à assembleia? Com franqueza eu já cálculava que a vontade de aparecer por parte das figuras ditas "imponentes" era muita mas tanta assim, não imaginava. salvam-se os que tiveram o bom senso de recusarem porque a idade já não permite, ou a condição fisica não é a melhor. Divirtam-se.
Palavras para quê? É melhor ficar em casa com a cabeça entre os lençois nesse dia. Tenham medo, tenham muito medo...
16 milhões para meia dúzia de "tolos" andarem no meio da rua a correr com um isqueiro na mão armados em patriotas.........
A que horas começa o percurso? E sabe-se mais ou menos a que horas passará em frente ao Palácio do Governador?
porque não convidaram o nosso vitório pra carregar a tocha? ele adora brincar com o fogo
porque não convidaram o nosso vitório pra carregar a tocha? ele adora brincar com o fogo
apoiado chefe , o vitório como o nosso representante, e ele tem CHARME pra controlar eventual mnifestação...
devemos realizar um abaixo asinado pra que o nosso vitório voltasse a Macau pra "carregar" a tocha, muitos "amigos" estão ansiosos do seu regresso!
viva vitório!
vitório amigo, macau está contigo!
que optima ideia trazer o vitorio a "carregar" a tocha...nao havera melhor candidato...
o vitoriozinho merece uma medalha de merito desportivo
o blog do nosso amigo vitorio fechou-se, mere um momento de silencio em homenagem dele
coitado do vitorio, quem lhe adivinha um final tao triste pra ele
Vitório para Tocha!
JÁ!!!!
o nome de vitório é mesmo audiencia garantida...viva vitório
por favor vitório, volte pra cá, precisamos de ti pra tocha
vitório amigo, Macau está contigo!o vitório ainda será o 1º macaense a subir ao pódio da medalha de ouro, modalidade- tourada
só o vitóriozinho pode chmar tanta gente, viva o vitóriozinho!
porque o vitorio teve que fechar o blog? por causa das censuras?porque só meia dúzia de gatos pingados o vê? porque é só lixo?
O blogue do Vitório não fechou, mas agora é apenas por convites.
deve ser reservado pra extrema direita...
já ninguém via o blogue dele e ainda quer por convites?Ele não é doente?
afinal o que o vitório faz na vida? Ou se ele faz alguma coisa?Alguém sabe dizer me isso?
também queria saber sobre isso!Será que ele sabe fazer algo se não estupidez?
O leocardo de certeza que sabe tudo sobre o puto vitório é amigo e protector dele, o único que consegue aturar semelhante melga. e de certeza que foi o convidado no.1 do blog
apesar do o vitório não vai puder carregar a tocha...ele estará no coração de todos nós como se carregasse....viva o vitório!!!!!
como é que o nosso vitório é tanto aclamado pelos leitores e ele não responde
Bravo Leocardo! vitóriozinho abriu novamente o blogue depois da sua chamada!
vitório por favor diga alguma coisa! tu apareces sempre nas alturas menos oportunas, então porque depois de ser chamado por tantos tu não apareces? aconteceu-te algo?
vitorio, nao esconde , aparece ai pra dar uma responta ao Povo!
viva vitorio!
é pena que o vitório não podia carregar tocha, se não será muito mais animado
Enviar um comentário