segunda-feira, 28 de abril de 2008

A tocha da polémica


Agora que a questão do 1º de Maio parece resolvida, com mais associações a anunciarem que não participam devido à passagem da tocha olímpica durante o próximo fim de semana, e as que participam a não parecer chegar a um consenso em relação à organização, quem sabe se mais vale a pena nem ir com a manifestação para a frente, tal é a farsa que se arrisca vir a tornar.

As autoridades concentram agora os esforços na passagem do símbolo do olimpismo. A tocha chega no dia 2 de Maio e passa pelas ruas (e lagos) de Macau no dia 3. Ao contrário de várias outras cidades do mundo por onde o facho olímpico passou, não se esperam incidentes de maior, e a própria polícia já tratou de questionar alguns originários da região dos Himalaias (leia-se nepaleses), no sentido de perceber os seus planos nesse dia.

A maior polémica até ao momento prendeu-se com a birra do deputado José Pereira Coutinho, que alegando não ter sido convidado para transportar a chama olímpica, vai passar o fim de semana fora de Macau. Manuel Silvério, vice-presidente do Comité Olímpico de Macau, diz que convidou todos os deputados. Outros declinaram o convite por razões diversas, algumas bem sensatas, como sejam a idade ou o apuro físico. Espera-se a participação de 13 deputados.

Mas independente disso, será assim tanta a sede de protagonismo que por aqui grassa? Porque carga de água estão inscritas 120 alminhas (!) para carregar a tocha? É triste misturar o espírito do olimpismo com a vontade de aparecer. O que pensais fazer depois de transportar a tocha por alguns minutos? Incluir o feito no currículo? Até na Coreia do Norte, ditadura rígida de forte pendor burocrata e conhecida pelo clientelismo, só 18 foram convidados.

Não faria muito mais sentido serem os atletas, e só os atletas, a transportar o facho olímpico? Os representantes das modalidades olímpicas, alguns atletas dos Special Olympics, e vá lá, três ou quatro representantes do Governo e do IDM, mas agora convidar todos? Torna-se ridículo. Toda a gente que é ou pensa que é alguém vai lá estar, de sorrisinho maroto de “olha mãe estou aqui”, e em alguns casos a corrida que vão fazer com o facho será a primeira que fazem em muitos anos.

Finalmente a questão dos 16 milhões de patacas que a Fundação Macau disponibilizou para financiar o evento. O deputado Au Kam San demarcou-se da passagem da tocha por considerar isto um acto de despesismo. É preciso sobretudo não entrar em fundamentalismos de espécie alguma. Uma coisa é a passagem da tocha olímpica, uma honra para Macau e para as suas gentes, outra coisa é a gestão dos bens públicos. Ninguém tem o direito de acusar ninguém de traição por confundir patriotismo de ocasião com dissipação. E mais não digo...

Veja aqui o percurso da tocha olímpica por Macau.

33 comentários:

Anónimo disse...

Então os senhores deputados foram todos convidados a "carregar" a tocha!!!!! Meu Deus será que nesta terra não existe gente jovem, bonita, bem apessoada, para tranportarem o facho? Foi necessário irem buscar 13 múmias à assembleia? Com franqueza eu já cálculava que a vontade de aparecer por parte das figuras ditas "imponentes" era muita mas tanta assim, não imaginava. salvam-se os que tiveram o bom senso de recusarem porque a idade já não permite, ou a condição fisica não é a melhor. Divirtam-se.

Anónimo disse...

Palavras para quê? É melhor ficar em casa com a cabeça entre os lençois nesse dia. Tenham medo, tenham muito medo...

Anónimo disse...

16 milhões para meia dúzia de "tolos" andarem no meio da rua a correr com um isqueiro na mão armados em patriotas.........

Anónimo disse...

A que horas começa o percurso? E sabe-se mais ou menos a que horas passará em frente ao Palácio do Governador?

Anónimo disse...

porque não convidaram o nosso vitório pra carregar a tocha? ele adora brincar com o fogo

Anónimo disse...

porque não convidaram o nosso vitório pra carregar a tocha? ele adora brincar com o fogo

Anónimo disse...

apoiado chefe , o vitório como o nosso representante, e ele tem CHARME pra controlar eventual mnifestação...

Anónimo disse...

devemos realizar um abaixo asinado pra que o nosso vitório voltasse a Macau pra "carregar" a tocha, muitos "amigos" estão ansiosos do seu regresso!

Anónimo disse...

viva vitório!

Anónimo disse...

vitório amigo, macau está contigo!

Anónimo disse...

que optima ideia trazer o vitorio a "carregar" a tocha...nao havera melhor candidato...

luis1970 disse...

o vitoriozinho merece uma medalha de merito desportivo

Anónimo disse...

o blog do nosso amigo vitorio fechou-se, mere um momento de silencio em homenagem dele

Unknown disse...

coitado do vitorio, quem lhe adivinha um final tao triste pra ele

Anónimo disse...

Vitório para Tocha!
JÁ!!!!

Anónimo disse...

o nome de vitório é mesmo audiencia garantida...viva vitório

Unknown disse...

por favor vitório, volte pra cá, precisamos de ti pra tocha

Unknown disse...

vitório amigo, Macau está contigo!o vitório ainda será o 1º macaense a subir ao pódio da medalha de ouro, modalidade- tourada

Anónimo disse...

só o vitóriozinho pode chmar tanta gente, viva o vitóriozinho!

Anónimo disse...

porque o vitorio teve que fechar o blog? por causa das censuras?porque só meia dúzia de gatos pingados o vê? porque é só lixo?

Leocardo disse...

O blogue do Vitório não fechou, mas agora é apenas por convites.

Anónimo disse...

deve ser reservado pra extrema direita...

Anónimo disse...

já ninguém via o blogue dele e ainda quer por convites?Ele não é doente?

Anónimo disse...

afinal o que o vitório faz na vida? Ou se ele faz alguma coisa?Alguém sabe dizer me isso?

Unknown disse...

também queria saber sobre isso!Será que ele sabe fazer algo se não estupidez?

Anónimo disse...

O leocardo de certeza que sabe tudo sobre o puto vitório é amigo e protector dele, o único que consegue aturar semelhante melga. e de certeza que foi o convidado no.1 do blog

Anónimo disse...

apesar do o vitório não vai puder carregar a tocha...ele estará no coração de todos nós como se carregasse....viva o vitório!!!!!

Anónimo disse...

como é que o nosso vitório é tanto aclamado pelos leitores e ele não responde

Anónimo disse...

Bravo Leocardo! vitóriozinho abriu novamente o blogue depois da sua chamada!

Anónimo disse...

vitório por favor diga alguma coisa! tu apareces sempre nas alturas menos oportunas, então porque depois de ser chamado por tantos tu não apareces? aconteceu-te algo?

Anónimo disse...

vitorio, nao esconde , aparece ai pra dar uma responta ao Povo!

Anónimo disse...

viva vitorio!

Anónimo disse...

é pena que o vitório não podia carregar tocha, se não será muito mais animado