domingo, 13 de abril de 2008

Ainda a droga


Passagens de uma reportagem e entrevista de Marta Curto com Augusto Valente Nogueira, presidente da Associação de Reabilitação de Toxicodependentes de Macau (ARTM), ao Ponto Final de 11/04:

Um toxicodependente não é alguém que sai à noite e, só aí, consome drogas. Um toxicodependente é a pessoa viciada em heroína, que se injecta de duas em duas horas e rouba para alimentar o vício. Mentira. "Um toxicodependente é alguém que consome diariamente e que precisa do consumo para funcionar, mas não se devem aligeirar os consumos ocasionais de pastilhas, canabinóides ou ketamina, uma droga cada vez mais popular entre os jovens".

A ketamina provoca um estado que os consumidores chama "experiência de morte", que é algo parecido com aquilo que se diz ver-se nos momentos que precedem o quedar do coração, em que alegadamente se vê o próprio corpo de fora. E os "charros" provocam perda de concentração e impotência. "A maioria dos consumidores diários de drogas começam com marijuana. Quem a chama de droga leve são os próprios!"

Dependendo das drogas, há quantidades que são consideradas de consumo. Quem for interceptado com essa quantidade em sua posse levará uma pena de três meses. No entanto, quem tiver um utensílio de consumo, como uma seringam pode levar até um ano de prisão.

Mal o toxicodependente usa a seringa, ela fica com vestígios de droga e portanto já pode ser usada pelas autoridades.


Consulte aqui a página da ARTM

Sem comentários: