Um poster de 1954, ou seja, poucos anos depois da revolução. Em cima podemos ler: "a vida feliz que o presidente Mao nos ofereceu". Repare-se como estão três crianças à mesa. Longe ainda iam os tempos da política do filho único.
Em termos de ciência política, este poster tem um enormíssimo significado.
1. Do conceito de controlo social de todos os Totalitarismos é a criação de uma sociedade atómica, ou seja através da quebra dos laços tradicionais e naturais de uma sociedade, a Família.
2. O conceito de Pessoa (indivíduo + aspirações pessoais, sonhos) é reduzido ao simples Indivíduo (átomo) à mercê do Estado, e por isso que as Democracias Populares (do comunismo - socialismo) são tirânicas;
3. Já Tocqueville criticou há quase dois séculos a Religião Civil pelo perigo tirânico que isso representa - (i.e. que tal a ideia Juche da Coreia do Norte? ou a Igreja Patriótica?), porque afinal de contas não passam de um culto a uma ideologia política em vez de uma religião (mistura do que é temporal com o divino), tonando-se no desvirtuamento do transcendente, verificando-se o puro "abaixamento do olhar" do homem para a matéria. Se o homem é por natureza um animal espiritual, o ateísmo ou qq outra religião civil tornam-se no puro constrangimento à manifestação natural do homem, da pessoa humana em completar-se na espiritualidade, em cumprir-se e fazendo-se cumprir;
4. Por fim, da ausência da Religião na sociedade, significa o mesmo que a abertura de uma auto-estrada para a tirania, tudo porque é através da religião que vêm os conteúdos morais, os valores que por sua vez limitam as mais vis acções dos seres humanos, de qualquer regime político (compare-se os regimes da Itália Fascista + Igreja com as da União Soviética e Alemanha Nacional-socialista sem Igreja).
... Não era nessa época que os miúdos eram juízes e faziam julgamentos sumários, que mandavam matar os pais, acusando-os de tudo e mais alguma coisa, mesmo que nunca tenham sido reaccionários, contra-revolucionários ou "fascistas", mas porque a criancinha não achava a educação "democrática" (em contraste com o pensamento platónico e aristotélico)? O sistem aproveitando-se da tal inocência e do bom selvagem?
... Não era nessa época, em que mais perto de todas as criancinhas chinesas estava o Presidente Mao em vez dos seus pais naturais?
Este belo retrato faz recordar um provérbio que será certamente bem aplicado aos resultados da educação dada pelos pais das ditas criancinhas, o de "cavar a sua própria sepultura".
Não será um pouco do que se está a passar em Portugal nestas últimas três décadas ou MAIS, desde que "o Estado Novo entregou a Educação a cargo da Maçonaria"*?
Como é que acharam que foi possível todo aquele tumulto vindo das Universidades???
4 comentários:
Caro Leocardo,
Em termos de ciência política, este poster tem um enormíssimo significado.
1. Do conceito de controlo social de todos os Totalitarismos é a criação de uma sociedade atómica, ou seja através da quebra dos laços tradicionais e naturais de uma sociedade, a Família.
2. O conceito de Pessoa (indivíduo + aspirações pessoais, sonhos) é reduzido ao simples Indivíduo (átomo) à mercê do Estado, e por isso que as Democracias Populares (do comunismo - socialismo) são tirânicas;
3. Já Tocqueville criticou há quase dois séculos a Religião Civil pelo perigo tirânico que isso representa - (i.e. que tal a ideia Juche da Coreia do Norte? ou a Igreja Patriótica?), porque afinal de contas não passam de um culto a uma ideologia política em vez de uma religião (mistura do que é temporal com o divino), tonando-se no desvirtuamento do transcendente, verificando-se o puro "abaixamento do olhar" do homem para a matéria. Se o homem é por natureza um animal espiritual, o ateísmo ou qq outra religião civil tornam-se no puro constrangimento à manifestação natural do homem, da pessoa humana em completar-se na espiritualidade, em cumprir-se e fazendo-se cumprir;
4. Por fim, da ausência da Religião na sociedade, significa o mesmo que a abertura de uma auto-estrada para a tirania, tudo porque é através da religião que vêm os conteúdos morais, os valores que por sua vez limitam as mais vis acções dos seres humanos, de qualquer regime político (compare-se os regimes da Itália Fascista + Igreja com as da União Soviética e Alemanha Nacional-socialista sem Igreja).
Sds,
... Não era nessa época que os miúdos eram juízes e faziam julgamentos sumários, que mandavam matar os pais, acusando-os de tudo e mais alguma coisa, mesmo que nunca tenham sido reaccionários, contra-revolucionários ou "fascistas", mas porque a criancinha não achava a educação "democrática" (em contraste com o pensamento platónico e aristotélico)? O sistem aproveitando-se da tal inocência e do bom selvagem?
... Não era nessa época, em que mais perto de todas as criancinhas chinesas estava o Presidente Mao em vez dos seus pais naturais?
Este belo retrato faz recordar um provérbio que será certamente bem aplicado aos resultados da educação dada pelos pais das ditas criancinhas, o de "cavar a sua própria sepultura".
Não será um pouco do que se está a passar em Portugal nestas últimas três décadas ou MAIS, desde que "o Estado Novo entregou a Educação a cargo da Maçonaria"*?
Como é que acharam que foi possível todo aquele tumulto vindo das Universidades???
*afirmação do Porta-voz da Conferência Episcopal
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=338179&visual=26&tema=1
Quatro paredes caiadas
Um cheirinho a alecrim....
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