Uma petição que tem passado online e através de SMS apela aos consumidores chineses a boicotar produtos franceses, como retaliação à forma como a passagem da tocha olímpica foi recebida na semana passada em Paris. A mensagem vai mais longe e apela aos consmidores do país mais populoso do mundo a boicotar marcas como a Luis Vuitton ou Christian Dior, e que não façam compras na cadeia de supermercados Carrefour entre 8 e 24 de Maio (!), como forma de demonstrar "a força da China". Isto de boicotar as marcas de
toilette e supermercados é mau para as senhoras, mas o consumidor chinês mais requintado e ao mesmo tempo patriótico, vai sofrer, e muito! Senão vejamos:
- Os mais gulosos não vão poder comer
brioches,
croissants ou
baguettes.
- Os bons
gourmet vão ter que dispensar o
coq au vin, o
pâté, o
Rochefort, os
hors d'œuvre ou o
foie gras.
- Os
nouveau riche (aha!) não vão poder mais usufruir das
eau de vie, da
Perrier, do
Moët & Chandon,
Cordon Rouge,
Mumm ou
Pommery, conduzir carros da marca
Renault,
Peugeot ou
Citroën, ou usar material desportivo da
Le Coq Sportif ou
Lacoste.
- Os amantes do desporto podem vibrar com os Jogos Olímpicos "em casa", mas vão ter que passar sem o GP de França, em
Magny-Cours, o
Tour de France ou o
Roland Garros.
- A cultura vai-se ressentir, com o boicote aos trabalhos de Vitor Hugo, Alexandre Dumas, Marquês de Sade, Camus, Sartre, Simone de Beauvoir, etc. Os cinéfilos vão passar sem os seus
film noir ou os trabalhos de François Truffaut ou Jean-Jacques Annaud.
- Os mais libidinosos vão sofrer sem o seu
voyeurism e os tão apreciados
ménage à trois.
Certo, isto são apenas
cliché, e isto dos boicotes a um país inteiro é
dejà vu, mas se a moda pega e isto é mesmo levado a sério, acaba a
joie de vivre.
Domage!
2 comentários:
Esta é parecida com aquela dos americanos começarem a chamar de freedom fries ás french fries quando o governo francês atacou a decisao americana de invadir o Iraque.
E depois dizem que só os americanos e que são capazes de cretinices destas.
è que são capazes
Enviar um comentário