sábado, 19 de abril de 2008

Um senhor urso


O tufão Neoguri - que significa "urso" em coreano - passou ao lado de Macau, mas foi o suficiente para que entre as 13 e as 18 horas deste Sábado estivesse içado o sinal nº 8 de tempestade tropical. Ventos fortes de rajada e aguaceiros deixaram praticamente desertas as ruas de Macau e estragaram o fim-de-semana a muito boa gente.

Passei hoje ao final da tarde pela Av. da Praia Grande e garanto que cheguei a ficar assustado; os placards balançavam numa posição quase vertical, os bombeiros recolhiam alguns ramos caidos e cortavam outros que poderiam colocar em perigo os transeuntes. O vento a favor era tão forte que se estivesse a correr os 100 metros certamente batia o recorde mundial, passo o exagero.

Quem mais deve ter lucrado com esta tarde pouco produtiva terão sido os casinos, uma vez que o Largo do Senado encontrava-se depleto de turistas, fora alguns mais corajosos que aproveitavam o pouco movimento para tirar umas fotografias. As lojas encontravam-se fechadas (até o McDonald's), com a excepção de algum comércio familiar. O supermercado San Miu da Praia do Manduco, que se encontrava aberto, registava filas intermináveis.

As três pontes que fazem a ligação entre Macau e as ilhas encerraram às 15 horas e reabriram às 19. No entanto o tabuleiro inferior da ponte de Sai Van, idealizado para ser utilizado em casos de tufão, encontrava-se congestionado, o que dificultou a passagem das viaturas de emergência. Veja a reportagem da TDM aqui e aqui.

Sem comentários: