domingo, 6 de abril de 2008

Sobre a vitória do Porto


Foto: Pau Para Toda A Obra

O FC Porto sagrou-se ontem campeão pela 12ª vez em 18 anos. Quando Pinto da Costa assumiu a presidência do FC Porto em 1982, o Benfica tinha 24 títulos, o Sporting tinha 16 e o Porto só 7. Hoje o Porto tem 23 títulos, mais cinco que o Sporting e só menos 8 que o Benfica. A este ritmo os dragões serão o clube com mais títulos em 2025. Se em Portugal houvesse dúvidas, o Porto não só é o clube português que conquistou mais títulos europeus, como também o único dos últimos 40 anos.

Portugal é um país pequeno, e hoje com o desenvolvimento das comunicações é possível chegar de Lisboa ao Porto em menos de três horas. Isto significa que provavelmente as diferenças regionais se atenuariam. Mas não. São mais que muitas hoje em dia, e tudo graças ao futebol. Em Lisboa quando se fala do Porto vem logo à imagem o FC Porto, a corrupção, as alternadeiras, a máfia, a Escola Carolina Michaelis e não sei que mais. No Porto quando se fala de Lisboa vem à ideia um grupo de arruaceiros, mandriões, drogados, ciganos e pretos. É tudo muito triste.

Não acredito que o Porto esteja neste momento com 19 pontos de avanço sobre o Benfica ou 23 sobre o Sporting porque "comprou os árbitros". A culpa é dos "grandes" de Lisboa que não conseguem manter a regularidade. Também é lógico que o Porto tenha mais dinheiro. Afinal está todos os anos na Liga dos Campeões e fez mais de 100 milhões de euros na venda de jogadores nos últimos três anos (será que os árbitros também têm alguma coisa a ver com isso?), contratando jogadores rejeitados ou baratos. O Sporting vende ao desbarato e o Benfica despediu o treinador depois da primeira jornada.

Prevê-se que o Porto - com mais ou menos seis pontos - continue a dominar o panorama futebolístico nacional nos próximos anos, e conseguir ainda resultados que dignifiquem o futebol português além-fronteiras. Agora por favor, parem com as turras e o hooliganismo que só vos faz mal. Se acham que fazem parte das vitórias dos vossos clubes, festejem com alegria. Se perderem, não se esqueçam que também foram parte da derrota, e houve alguém que foi melhor. É assim que funciona...

1 comentário:

Guimaraes disse...

Querem saber porquê?
Leiam: http://guimaraes2-observador.blogspot.com/2008/04/campees-da-gesto.html