quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Porquê, JPC?


Sou um adepto confesso do jornalista João Pereira Coutinho, das suas "Divinas Comédias", que sigo religiosamente na edição semanal do Expresso. Não leio tanto o que escreve na Folha de S. Paulo, talvez porque não me diga assim muito. Gosto do seu profícuo website, da forma como produz escrita, crítica, comentários. O JPC é dos meus, e tem o dom de escrever profissionalmente, o dom da frontalidade, da ironia, e muitas vezes do humor. Mas não posso deixar de me interrogar, como é que um jovem como ele (32 anos) pode ter tanta coisa contra Barack Obama, por exemplo, ao ponto de recorrer ao aspecto racial para atacar o presidente eleito dos Estados Unidos. Não percebo como um jovem natural do Porto e não do Kentucky ou do Texas pode ter estado ao lado de John McCain nas últimas eleições. Pró-McCain ou anti-Obama, nunca cheguei a perceber muito bem, tal era a insistência em atacar o candidato democrata nas páginas do Expresso nas semanas antes das eleições. E depois o que pode ter contra o programa de troca de seringas nas prisões, quando ainda anteontem foi revelado que este programa conseguiu, a nível nacional e fora das prisões, preveniu 7 mil infecções de HIV. A sua pouca eficácia no combate ao tráfico de droga ou à toxicodependência entre os muros das prisões parece-me irrelevante. Vou continuar a seguir o excelente trabalho de JPC, mas não posso deixar de coçar a cabeça e perguntar: "Porquê, JPC?".

12 comentários:

joãoeduardoseverino disse...

Porquê? Porque é um racista.

Anónimo disse...

É porque ninguém tem toda a razão.
Pode acertar numas mas falha noutras, tal com eu, e tal como o Leocardo.
Mas há muita gente em Macau que não pensa da mesma forma. É pena.

Anónimo disse...

Ignoro se alguém o terá já feito mas usei algumas ligações profissionais para reencaminahr a pergunta ao JPC, cujos escritos igualmente aprecio.
Talvez ele queira responder, o que, na minha opinião, "abrilhantaria" o contexto.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Não percebe porque é que um jovem nascido no Porto e não no Kentucky pode apoiar Mccain?

Essa não entendo.

No Porto não há racistas?
E quem apoia Mccain é racista?
Quem nasce fora do Kentucky ou do Texas, ou fora dos Estados Unidos , tem de apoiar Obama e o Partido Democrático?

E não há racistas fora do Texas e do Kentucky ou outros estados do sul dos Estados Unidos?.

Acho que o que o Leocardo precisa é de fazer uma viagem pelos Estados Unidos para tirar todos esses preconceitos anti-americanos.

Leocardo disse...

Não sei que preconceitos são esses de que fala. Só referi alguns estados em que os Republicanos sempre ganham, enquanto a esmagadora maioria dos opinion-makers portugueses, por exemplo (todos os que li, por sinal), apoiavam Barack Obama, ou pelo menos queriam que ele ganhasse. E também não disse que o JPC é racista (utilizou uma referência a um familiar canibal de Obama que comeu um missionário polaco, o que me parece um pouco despropositado), nem quero acreditar que ele seja. De resto o seu comentário destila má vontade (em geral no tom e em particular por querer assumir coisas que eu não disse) contra a minha pessoa. Mas a isso já estou habituado.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Meu caro, eu tambem apoio Barack Obama.

A diferença é que eu não estranho que um jovem nascido no Porto ou em qualquer outro sitio apoie Mccain.

E se acha que discordar de si é destilar má vontade contra si, olhe, paciência...

Pelos vistos só gosta quando concordam consigo...

E nós a isto também já estamos habituados.

Leocardo disse...

Tanto é que não me respondeu. Onde digo eu que não gosto ou tenho preconceito contra a América? Onde afirmei que JPC é racista (fazer um comentário racista, e às vezes involutariamente, ao contrário do que se quer fazer crer não significa ser racista)? E, e, e...

Anónimo disse...

Pois eu diria apenas que JPC revela em cada crónica que é um provocador sem classe, reaccionário e elitista. Faço minhas as palavras do leitor abaixo identificado que reagiu assim a uma das suas crónicas no Expresso.

Ao cuidado do senhor João Pereira Coutinho,

Começo por dizer-lhe que o seu lugar não é fácil, veio ocupar um espaço habitualmente preenchido pelo grande MEC que entretanto deixou de colaborar com a Revista, constituindo esse facto numa perda para todos nós leitores. O caso conhece uma situação mais gravosa quando quem vem não tem qualidade nenhuma. O Sr. João Pereira Coutinho não é bom cronista, não escreve bem, nem tão pouco é uma pessoa interessante ou com pontos de vista interessantes para estar semanalmente nalgum lado, muito menos ser publicado. É criminoso.
Poderá dizer que cada um tem a sua opinião e eu não estou neste momento a respeitar a sua ou dos que consigo estão de acordo, mas é exactamente isso que semanalmente você faz na sua crónica. Ou temos a opinião do Sr. João Pereira Coutinho, ou então somos todos burros, ou não percebemos bem as coisas e pertencemos a um suposto "rebanho" de onde se destacam os espertos onde você se auto-inclui, com uma atitude de uma suposta superioridade em relação aos outros.
Pode ser inconsequente este meu comentário, nem que alguma vez alguém o leia, mas então temos uma coisa coisa em comum, nem eu leio textos seus... nem o Sr. João Pereira Coutinho lê mais comentários meus... quem sou eu? Apenas alguém que não gosta de si.

Almada, 22 de Outubro de 2008
João Fernandes

Anónimo disse...

"JPC é dos meus, e tem o dom de escrever profissionalmente, o dom da frontalidade, da ironia, e muitas vezes do humor."
Presunção e água benta cada cada qual toma a que quer...

Anónimo disse...

Tal como eu disse no meu primeiro comentário, aquilo que me fez mais espécie foi o Leocardo ter dito que não compreende que alguem nascido no Porto e não no Kentucky ou no Texas tenha apoiado Mccain.
E lá por "toda a gente" (incluindo eu) ter apoiado Obama, não quer dizer que não haja pessoas fora dos estados dos E.U.A. onde o partido republicano costuma ganhar que não apoiem Mccain, pessoa aliás que eu acho que daria um muito melhor presidente que o Bush ( o que nem é preciso muito).

E já agora convem lembrar-se que o homem que acabou com a escravatura nos Estados Unidos- o presidente Lincoln- pertencia ao partido republicano.
E que foi outro presidente republicano, o Bush, que pela primeira vez nomeou negros para altos cargos políticos na sua administração- Colin Powel e Condoleeza Rice.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Que azar do carago. O presidente do "Change" mantém o secretário de estado responsável pela guerra que tanto criticou.

Que azar do carago. Afinal a guerra no Iraque era para acabar logo afinal vai ordenar a retirada no mesmo prazo anunciado pelo anterior Presidente.

Mas que esperar deste Guterres america, que só tem paleio. Afinal o maior apoiante dele na fase fina da campanha foi o grande bill. O homem que nada ligou às ameaças terroristas porque andava entretido a assediar estagiárias, violar o embargo cubano, mentir ao Congresso e a ser objecto de um impeachment.

Mas shhhhhhhh silêncio que o gajo é de esquerda e por isso tá tudo bem. Ai de quem ousar botar faladura contra esta maralha.

Anónimo disse...

INJUSTIÇA

Conheço pessoalmente JPC, é um Conservador "Burkiano" (Edmund Burke) ou de inspiração anglo-saxónica, para além de jornalista é um académico das áreas da Ciência Política.
De Esquerda não será concerteza, e ataques rácicos não fazem parte do seu léxico.