terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Os últimos continuam os últimos


O programa da RTP “Liga dos últimos” é um verdadeiro caso de sucesso na RTP, e foi mesmo considerado um dos 5 melhores programas da televisão portuguesa. O porquê disto ser assim é o que me faz pensar. Quando ouvi falar do programa congratulei-me. Finalmente um programa desportivo que falava dos campeonatos regionais, habitualmente ofuscados pela sempre-mesmice da Superliga e dos três grandes. Mas a “Liga dos últimos” é sobre tudo menos futebol, ou sobre o esforço que agremiações diminutas e amadoras fazem para sobreviver nessa selva do futebol. A “Liga dos últimos” é um programa humilhante, degradante, que envergonha os seus intérpretes.

A começar pelos próprios apresentadores. O programa é apresentado por Álvaro Costa, que andava em tempos por Londres a falar de discos, assistido pelo professor (?) Hernâni Gonçalves, ex-adjunto do FC Porto. Os diálogos entre ambos são deste calibre:

AC: Prof. Hernâni Gonçalves, o que dizer destes bravos de Pevidém?
HG: São…sem dúvida…gente muita brava, esta de Pevidém.

Ou:

AC: Pode-se dizer que estes são os heróis de Argoncilhe!
HG: Sim…ah…homens e mulheres de fibra! Eh, eh, eh.

Ou ainda:

AC: Professor, e que tal a esta malta de Celorico?
HG: Ahhhh…palavras para quê?

A participação de Hernâni Gonçalves no programa não é tanto uma opinião especializada, mas mais um contributo para a galhofeira generalizada que torna a “Liga dos últimos” um programa de eleição.

Depois os jogos propriamente ditos. A equipa da RTP desloca-se ao Portugal profundo, aos locais mais obscuros, especialmente do interior e do norte, onde as gentes são mais “castiças”, e explora a miséria humana que por lá reina. Procuram os dirigentes dos clubes, gente simples e humilde, que se sente honrada com a visita (em Portugal as câmaras de televisão têm quase um efeito hipnótico), que não é de todos os dias, e alimentam-se do efémero momento em que saem do completamento esquecimento e regionalismo a que estão vetados, para provocar a risada geral de portugueses mais educados (em teoria) que eles. A maioria das vezes o presidente do clube é também o motorista, o dono do café da esquina ou o gajo que grelha as febras que se consomem avidamente no intervalo dos jogos.

Do presidente, que interessa apenas para se tenha uma ideia do que aí vem, procura-se o idiota da aldeia. Um indivíduo normalmente alcoolizado ou que sofre de perturbações mentais, que dança para as audiências, encorajado pelo resto do maranhal de aldeões apoiantes do clube. Em muitos casos não se percebe uma palavra do que estes indivíduos dizem, ora devido à sua condição inebriada, ora devido à falta de dentes.

Na falta de um idiota (ou como complemento), as câmaras focam a atenção nas peixeiras ou nas sopeiras que berram urros de encorajamento (!) da bancada, com uma quantidade de palavrões à mistura, que provocam gargalhadas – que penso serem mais de nervosismo ou medo do que propriamente de vontade de rir – entre o resto dos poucos espectadores. Quando penso que aquela podia ser a minha mãe ou a minha avó ou tia, fico com pele de galinha.

Depois de futebol propriamente dito vê-se muito pouco, a não ser que o árbitro seja um indivíduo “especial” que ajude à palhaçada. É caso para dizer que a “Liga dos últimos”, se se pode fazer um elogio, é um monumento ao primitivismo português, regado com muito tintol. Mas o que sei eu? Vigora por aí uma escola de pensamento que considera que o que é muito visto, apreciado ou elogiado tem necessariamente de ser bom, e que se é obrigado a gostar. Mas eu passo, obrigado.

16 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma visita ao blog e pelos vistos anda "animado" pela quantidade de comentários escritos.
Em relação a este post concordo com o Leocardo, é humilhante e muita falta de gosto brincar com os sentimentos e aproveitar-se de certa ignorância das pessoas ainda por cima num programa de televisão.
Mau demais

Anónimo disse...

Nada de estranhar.
Tanto o Álvaro Costa com o Hernâni Gonçalves são adeptos do maior representante da saloice, boçalidade, parolice e de tudo o que existe de mais básico na maneira tuga de estar na vida : o Fóculporco.

Anónimo disse...

Muito se devem rir então os pang iaos.

Anónimo disse...

Este anonimo das 12:00 ilustra bem o que é 1 benfiquista frustado e saloio
ha pessoas que acordam e dormem a pensar no fcporto e nem sao portistas.se calhar a azia da taça ainda nao passou.este programa sempre é melhor que os programas do canal benfica para os parolos verem

Anónimo disse...

Alem do mais o Alvaro aprendeu a pegar de empurrao em londres, pior e'impossivel

Anónimo disse...

e o chalana estava la com os meninos

Anónimo disse...

Opinião de Rui Rocha em 2002: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020926_chinamacaurui.shtml

Anónimo disse...

sIM, POIS CLARO, O MELHOR É ESCONDER AS REALIDADES TUGAS... bem te entendo.,...

Anónimo disse...

ao anónimo das 21:56.

eu sou o anónimo das 12:00 e por acaso até nem sou benfiquista.

mais uma prova da vossa saloice: quem vos critica tem de ser benfiquista.
e pelos vistos você vê mais o canal benfica do que eu, que nunca o vi nem me interessa ver.

cambada de labregos azulados...

Anónimo disse...

ao anonimo das 6:58,se nao és benfiquista entao és antiportista,és 1 saloio portanto,vai dar ao mesmo

Anónimo disse...

Bom, não sou eu que sou fã do mesmo clube que os apresentadores daquele programa boçal.
Nem vejo o canal Benfica.

Portanto o anónimo ao estar a chamar-me saloio deve estar a olhar-se ao espelho.

Anónimo disse...

Para o saloio de 18 de Dezembro de 2008 6:35.Mas tu sabes la qual é o clube dos comentadores do programa?eles nunca dizem portanto nao venhas dizer que sabes,aqui o saloio es tu

Anónimo disse...

Meu caro, informe-se.

E verá que eu tenho razão.
Estes dois personagens tem as suas preferencias clubisticas perfeitamente conhecidas.
E o Hernâni Gonçalves, tambèm conhecido como o "Bitaites" já foi inclusivamente "funcionário" do fêcêpê.
Pelos vistos eu sei mais do seu clube do que você.

Portanto o ignorante e saloio é você.

Anónimo disse...

Ao saloio das 6:36,o jesualdo é benfiquista e treina o fcp,o artur jorge,fernando santos benfiquistas treinaram o fcporto,portanto aqui o saloio e burro es tu

Anónimo disse...

Realmente uma comparação que tem tudo a ver.
Treinar o clube que lhes paga, independentemente de ser ou não o da sua preferencia e fazer aquilo que a sua profissão de treinador lhe exige é exactamanente igual a que dois tipos que nunca apresentaram programas de televisão sobre futebol venham iniciar essa nova etapa das suas vidas como um programa deste calibre.
Que eu saiba o Hernâni Gonçalves é um treinador aposentado e o Álvaro Costa entende mais é de música.
Nunca os vi como apresentadores de programas sobre futebol.
Mas pronto, o parolo das 0:33 acha que é a mesma coisa...

Anónimo disse...

Atenção muita atenção, creio que ninguém se está a aperceber da gravidade da falha que está aqui a ser cometida. O programa de que falamos é do melhor para o Desporto Nacional e para o Macaense, porquê?

É o UNICO programa onde se fala de clubes de futebol de Macau e andam sempre nos 3 primeiros do TOP da Liga dos Últimos, a isto meus amigos chama-se PROMOÇÃO!!!

Nem na TDM se fala deles, mas a RTP resolveu dar uma ajudinha, bem haja...