quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dalai Lama gosta de Bruni


O Dalai Lama desvalorizou a tensão entre a China e a França em vésperas do encontro entre o presidente Nicolas Sarkozy e o líder espiritual do Tibete. O Dalai Lama disse mesmo que "está ansioso por reecontrar a linda mulher do presidente francês, Carla Bruni". Pequim cancelou uma cimeira China-União Europeia como protesto pelo encontro entre Sarkozy e o Lama. A tensão ameaça novamente as relações entre Paris e Pequim, como já tinha acontecido em Abril deste ano devido aos incidentes quanda da passagem da tocha olímpica pela capital francesa.

10 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Este Daila Lama, é uma pessoa polémica, que anda esmolando apoio dos paíeses ditos grandes, tal Estados Unidos da América e França, quando podia e bem falar com quem de direito, os governantes da China.

O presidente francês como político é o que sabe, quando abre a boca só diz asneiras,e assim vai o mundo.

O que me admira, e muito, é a doutrina budista que apergoa o Dalai Lama, em nada condizer com os principios religiosos a que pertence.

Eu já fui monge budista, na Tailândia, por várias vezes.

Francis disse...

Esperto.

Anónimo disse...

E como é que o sr. Cambeta sugere que o Dalai Lama tenha essas conversas com os dirigentes da China, se eles não o recebem? Não sabe que até ter uma simples fotografia do Dalai Lama dá cadeia na China?

ANTONIO CAMBETA disse...

Este é um assunto muito melindroso, que daria panos para muitas camisas, eu que estive no Tibete, por várias vezes e tenho visto algum desemvolvimento, graças ao governo Central Chinês, acho que o Dalai Lama, já foi, em tempos uma pessoa justa e digna.

Os americanos quando se metem nos assuntos, deu o que deu, as manifestações no Tibete antes da abertura dos jogos olimpicos.

O presidente francès é um palhaço, ofendeu a China, como todos sabes, vende armamento a Taiwan, e se ingere em assuntos que devia estar bem caladinho.

Tanto os franceses como os americamos, que apregouam direitos humanos, democracia e outras coisas mais, que moral tem para falar?

O Tibete faz parte integrante da China, à mais de um milénio.

Os americanos, vendo a questão como eles as põem, entáo teriam que dar ao autotenes da america o que lhes pertecem bem como os franceses na Polinésia e etc... e tal.

Como referido é uma assunto polémico, sensivel, que ambas partes envolventes competem tratar e respeitarem-se.

Representantes do Dalai continuam a manter conversações com o governo Central, e isso só vem provar a boa vontade, mas a ingerencia de países perceiros, sem moral alguma, é nefasta para a resolução do problema.

Um abraço amigo de um ex-monge.
Tenho dito

Anónimo disse...

Sr. Cambeta, cada um é livre de ter a sua opinião, mas ficava-lhe bem dar menos erros ortográficos.
O Tibete fazer parte da China há (não "à") mais de um milénio é para rir. E ainda bem que os americanos e outros vendem armamento a Taiwan. Sem isso, a China já teria invadido a ilha.
Saudações de um amante da democracia!

Leocardo disse...

Partilho da sua opinião, sr. Cambeta, se bem que devia haver mais abertura por parte do Gov. central, bem como de todos os governos que lidam com situações deste tipo, e são muitos. Há quem, no entanto, não concorde...

Se todos os países dessem parte fraca e atendessem aos delírios independentistas de todas as regiões onde existem minorias étnicas, então tinhamos muitos Kosovos, e quase todos os dias nascia um país. Devia-se caminhar para uma solução de consenso, e radicalismos não ajudam em nada.

Um abraço!

ANTONIO CAMBETA disse...

Senhor Anónimo, tem toda a razão, defacto estou ficando desactualizado do português, e tenho o defeito, de não verificar a escrita, dando assim aso a alguns erros ortográficos, aqui ficam as minhas desculpas, agradecendo a sua chamada de atenção para o facto.

Quanto à sua opinião a respeito, pois democrata sou igualemnete, e não me baseio a ler as notícias ou ver na televisão este assunto muito sensível.
Mais não poderei dizer.
Saudações democratas e óptimo fim de semana.

ANTONIO CAMBETA disse...

Senhor Leocardo, estou inteiramnete de acordo com o seu cometário.

Penso eu que, nunca deveria haver interferência nos assuntos de outros países, mas infelizmente, o fazem para daí tirarem proveitos como a venda de armamento ou por outras razões geo-politicas, é a porca da política a actuar, e bem se dispensam esses géneros de actuação, o mundo estaria bem mais calmo, mas infelizmente não pensam aqueles que se julgam donos do mundo.
Veja-se as guerras no Iraque, Afeganistão e por aí fora!...

Óptimo fim de semana. Um saudável abraço democratico.

Anónimo disse...

Ainda não percebi porque razão é que o Dalai Lama tem de ser recebido. Porque só ele? Porque não os mormons? Ou as testemunhas de Jeová


Ao anónimo que diz que os chineses não o recebem, vá informar-se antes de mandar postas de pescada. Ou não se recorda de em Junho, este senhor ter dito que não queria independência mas apenas algo que garantisse a autonomia cultural dos tibetanos. Os chineses mandaram dizer que o recebia. Vai daí acrescenta que autonomia cultural implica o governo, as relações externas e mais isto e aquilo. Mais uma vez lhe disseram que se podiam sentar. À rasca vem dizer as negociações não podiam estar limitadas ao tibete de hoje mas ao tibete englobando os seus antigos habitantes (implicava só um quinto da China). Obviamente que não é sério e só revela reserva mental da parte do Naranjito.

Este senhor é um Ramos Horta 2. Gosta é de andar na passeata. Se ao menos ainda fosse como o Xanana que deu o corpo ao manifesto na selva.

Anónimo disse...

este deve ser o cmj disfarçado de anónimo.
ou o ruinix