quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Criaturas frágeis


1) Mais do que a questão da imputabilidade e da criminalidade juvenil, preocupa-me a tendência recente de aumento do abuso físico a crianças. Esta tendência tem-se acentuado em todo o mundo, não é apenas um problema dos pobres, e não há nada que o justifique. Uma criança não entende a violência, é indefesa, e os castigos corporais não são nem nunca foram uma forma de educação. A violência gera apenas mais violência, uma cadeia que mais cedo ou mais tarde acaba por regressar à sua origem. Faça o que fizer, nunca magoe o seu filho, de nenhuma forma. O que nos parece ser uma palmada inocente ou "disciplinadora" pode vir a ser um trauma que o marca para toda a vida.

2) Leio no Hoje Macau que tem aumentado o número de gatos de toda a China que têm chegado a Cantão para servir de ementa em muitos restaurantes. Isto é inadmissível, meus amigos. Não passa pela cabeça de ninguém comer gatos. Os gatos são animais inteligentes, fiéis, carinhosos e bons companheiros, o nosso "link" com o mundo felino. Se houvesse uma fome tão grave que nada mais me restasse fazer para não sucumbir, comeria antes ratos ou outra peste qualquer. Os gatos têm personalidade. Esta história de que os chineses comem "tudo o que tem quatro pernas, as costas voltadas para o sol e não é mesa" pode ter muita graça, mas é falso, já que a maioria dos chineses condenam este tipo de comida dita "exótica". Deixem lá os gatinhos em paz.

19 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo, vc não conhece o mercado de Zuhai pois não?

Anónimo disse...

Já no filme pulp fiction se dizia: "But, dogs[and cats] got personality, personality goes a long way."

Anónimo disse...

mas tu comes passarinhos fritos e gostas, cólturas carissimo

Anónimo disse...

Os chineses do norte são mais " esquisitos" naquilo que comem
Os cantoneses comem tudo o que mexe.

Eu por mim já comi e sou capaz de comer tudo.
Se se pode comer porco, vaca, coelhos e passarinhos, porque é que não se pode comer cão ou gato?
Um gato tem personalidade mas um carneiro não tem?

Deixem-me rir.

Anónimo disse...

Que comentários mais estúpidos! De gente ignorante.

Anónimo disse...

Se algumas vezes dei razão (e muitas) ao Leocardo hoje mais do que nunca..è uma barbaridade..

Anónimo disse...

Então diz da tua sapiência.

Desembucha, oh inteligente.

Leocardo disse...

Um carneiro ou um porco não faz companhia a ninguém. Bale, grunhe, come javardamente e pouco mais. Um gato, na minha humilde opinião, é um animal muito mais afectuoso (e limpo) que um carneiro. Chama-se "animal doméstico".

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 6.29, deixe-me dizer-lhe que quem quer que seja só pode se (anormal)

Anónimo disse...

Os gatos, cães, carneiros, porcos, etc, são tudo animais.
E nós comemos animais, assim como os animais se comem uns aos outros.

Não contesto que haja pessoas que gostem mais de uns animais do que outros, ou que haja pessoas que sejam vegetarianas.

Assim como aceito que os coreanos e chineses comam cães e que haja pessoas que tenham iguanas ou cobras como animais domésticos.

Eu, que não sou esquisito, se me sabe bem, como.

Já comi cão, gato, mocho, cobra, etc.

Já experimentei, e prefiro bifinhos de vaca ou lombinhos de porco.

Mas se me aparecer uma coisa nova e exótica para comer, irei, como sempre, experimentar.

Chama-se a isso ter uma mente aberta.

Anónimo disse...

Já que tem a mente tão aberta..coma carne humana! que pelos vistos deve ter é os neurónios avariados...

Anónimo disse...

meu caro anónimo,

nao existe nenhum animal que coma membros da sua propria espécie, pois isso vai contra as leis da natureza que previligiam acima de tudo a preservaçao da espécie.

cumprimentos

Anónimo disse...

Espécies como a sua..não precisam ser preservadas.Dê uma prenda de Natal a si próprio (um gato ou cão) e depois veja se o consegue comer!!

Anónimo disse...

Eu ja tive cães, e é claro que nunca os comi.

O que não quer dizer que não coma outros.

Não confunda.

Assim como há pessoas que têm um coelho como animal de estimaçao, mas não deixam de poder apreciar um bom coelho á caçadora.

Cumprimentos, e evite o histerismo, que não vale a pena.

Anónimo disse...

Existem animais ("individuais") que eu não como.

O que não existem são espécies de animais que eu nao possa comer.

Percebido?

Mas aceito que haja pessoas que nao os queiram comer.
Assim como aceito que haja pessoas por motivos religiosos que não comam vaca ou porco.

Para alem de ter uma mente aberta sou tambem um gajo tolerante e nao ando para aqui a convencer ninguem a ser como eu, nem a pregar moral.

Leocardo disse...

A questão aqui não é querer "experimentar", nada de errado com isso. Eu próprio já experimentei cão, camelo ou burro. Existem restaurantes especializados neste tipo de carne, e que servem também carnes do tipo corrente, bem como peixe e marisco. Agora que se importem gatos em série para se consumirem em massa, leva-me a questionar sobre a falta de porcos, galinhas ou vacas, que são muito mais acessíveis, isto para não falar higiénicos, uma vez que duvido que existam explorações pecuárias dedicadas a gatos.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ao contrario do que o Leocardo diz, os chineses, especialmente os cantonenses, apreciam estes exotismos gastronómicos.
Excepto aqueles chineses mais influenciados pelos pruridos gastronómicos dos ocidentais.

No inverno existem milhentos de sitios em Zhuhai onde se pode comer cão.
Existe um sítio perto de Dongguan onde a especialidade é ratazana.
Não admira que o SARS e outras epidemias apareçam em Guangdong, onde os mercados de carne têm todo o tipo de bicheza misturada.

Os chineses do norte desdenham esta preferência cantonense pela invulgaridade gastronómica, mas ela existe em toda a província.

E desculpe, mas se já experimentou cão, eu não vejo qualquer problema em experimentar gato.

Mas pronto, voce é fâ dos bichanos, eu respeito a sua opção

ANTONIO CAMBETA disse...

Tenho estado a acompanhar com muita atenção todo este interessante diálogo, entre o articulista Leocardo e os anónimos.
Irei entrar no diálogo informando que existe uma lei internacional (CITIS)que proíbi o comércio de muitas espécies de aniamis em vias de extinção, tais como Salamandras, mas que em Macau, em alguns restaurantes ainda é servida.

Nos anos 80 ainda os Bombeiros de Macau faziam um jantar anual, nos finais de Outuno, no qual constava uma sopa, que era confecionada com com carne de cão, gato e cobra, a finalidade desse jantar era para que os soldados da paz não tivessem frio durante o inverno.
Eu, pessoalmente, fui convidado duas vezes, para esses jantares, pela primeira vez comi, depois fiquei a transpirar intensamente, sendo o suor de cor azulada, nunca mais comi essa iguaria!...

Quando ao que se referiu o senhor anónimo das 7.43 horas, em que dizia não haver nenhum animal, aí tece ter razão, que não come a própria raça, mas os répteis esses se comem a eles próprios.
No norte da China, comem escorpiões e outras iguarias refinadas, em Macau nesta éóca do ano se pode comer Vou Chung, uma espéciei de lagarta dos arrozais, aqui na Tailândia se comem gafanhotos fritos, ninhos de formigas e de abelhas com ovas, etc. etc...

É bem verdade que a maioria dos mercados da China, tem falta de higiéne e as carnes dos animais à venda, não foram analisados pelos veternários.
Porém cada um come do gosta, eu costumo dizer que não é para elas não se deve meter nelas, e quem as faz responsavél é.
Feliz Natal comendo-se o tradional Perú.........

ANTONIO CAMBETA disse...

PERÚ DE PREFERÊNCIA EMBRIAGADO NA VÉSPERA RSRSRSRSR