domingo, 14 de dezembro de 2008

Bono é da paz, rapaz



Vou confessar uma coisa: não gosto do Bono. Dizer isto já é suficiente para que chovam comentários insultuosos de fãs dos U2 e não só. Também de gente que nunca ouviu um único disco da banda irlandesa, mas acha que o Bono é "fixe". Mas que se lixe, este blogue é um espaço de opiniões e a minha é esta. Nunca fui um fã dos U2, gosto no máximo de duas ou três músicas ("One", por exemplo) e nunca percebi como se tornaram a "maior banda do mundo" mesmo depois de se terem completamente alienado do estilo musical que os tornou famosos, e tendo optado por um tipo de música electrónica, ou lá o que é. Mas o que tem faltado em talento e imaginação tem sobrado em "trabalho humanitário" para Bono.

Aparecendo em reuniões com chapéu de "cowboy" e óculos escuros, ignorando qualquer tipo de protocolo, vai pedindo a presidentes dos países mais desenvolvidos para perdoar a dívida a países do terceiro mundo, dando uns murros na mesa em nome dos direitos humanos, sem no entanto ter resolvido o problema da fome no mundo. Não se pode ter tudo. Bono recebeu ontem o prémio de "Homem da Paz 2008", entregue por dois ex-prémios Nobel, Lech Walesa e Frederik De Klerk. Enquanto não ganha ele próprio um Nobel, o bom do Bono vai-se entretendo com estas coisas, que junta aos Grammys e aos discos de platina. Isto enquanto não ganha também um óscar, e já esteve perto. É um rapaz bestial, o nosso Bono. Pena que não perceba nada de música. Tinha uma namorada lá na terra que adorava duas coisas (além do meu pau): os U2, e touradas. Passava a vida a chamar-lhe a atenção para o facto do Bono ser de certeza contra a festa brava. Se calhar foi por isso que as coisas não deram certo.

34 comentários:

Anónimo disse...

Eu tambem não gosto dos U2. E muito menos de touradas.
Para mim a melhor coisa que pode acontecer a um adepto de touradas é levar uma cornada pelo cú adentro.

O problema do Leocardo não é não gostar dos U2 ou do Bono e de que este se apresenta de chapéu de cowboy desrespeitando o protocolo.
Você já viu alguma estrela pop-rock a apresentar-se de fatinho e gravata?
O problema é que o Leocardo não gosta de ninguem que faz " trabalho humanitário" ou que faz publicidade a causas relacionadas com direitos humanos.
Para ele são todos pagos e todos têm segundas intenções.

Pois eu cá não sei se têm. Nem me interessa.
Se eu penso que a causa é justa, então acho muito bem que haja alguem que faça algo por isso.
Se essa pessoa ganha ou não ganha algo com essa actividade, isso é irrelevante.
Prefiro ter o Bono a fazer trabalho humanitário do que a fazer música.
Muitas das opiniões que o Leocardo transmite aqui tambem não me parece serem totalmente inocentes.
E não me peçam para especificar este ponto, pois como diria o outro " vocês sabem do que eu estou a falar".


Nada neste mundo é de borla e todos nós temos mais ou menos espírito mercenário.

Incluindo eu e o Leocardo.

Anónimo disse...

Há algumas postas atrás o leo gabou-se de dar 5 ou 6 seis quando tinha 20 anos.
Agora tem nostalgia por uma namorada que gostava especialmente do pau dele.

Para alem da ausência de um certo bom gosto nestas postas, acho que o leocardo esta a sonhar com "Óh tempo volta para trás" e a precisar de umas doses de Viagra.

Anónimo disse...

Costuma-se dizer que cão que ladra não morde se calhar o homem está a entrar na menopausa

Leocardo disse...

Que comentários tão simpáticos, e demonstrativos de uma personalidade aberta que respeita a opinião alheia. Obrigado, estou comovido.

1º anónimo: em primeiro lugar obrigado pela sua opinião tão construtiva, que apesar de colidir com a minha, respeito completamente. O Bono não resolveu nada, não acabou com a fome no mundo, nem há menos pobres por causa dele, antes pelo contrário. Se o Bono fosse assim tão bonzinho, tirava dinheiro do próprio bolso ou das receitas das vendas de discos ou concertos dos U2, mas julgo que os restantes membros da banda não vão na conversa. Conheço pessoas que até compram discos dos U2 e nem sequer os ouvem, ou ouvem uma vez e atiram para o lado, ao aperceberem-se da vulgaridade e do vazio de conteúdos. O último disco dos U2 que terá tido realmente qualquer coisa a ver com a música terá sido o "Achtung Baby", e mesmo assim muitos fãs da banda não gostaram da mudança em relação ao som original, que era muito mais "raw", dos U2. Se Bono tem uma agenda? Talvez. Acusa-me de ser contra quem faz trabalho humanitário? Bem, talvez tenham sido as agruras desta vida que me levaram a acreditar que ninguém corre por gosto, mas deixe lá, se calhar sou eu que estou errado. Se quisesse ter o dom da verdade tinha chamado a este blogue "A Bíblia - parte II".

2º anónimo: era o que faltava se eu não pudesse falar do meu pau no meu blogue. E agora a sério, nunca deu 5 ou 6 num dia? Nem mesmo quando tinha 20 anos? Falta de verduras, provavelmente.

3º anónimo: nos homens chama-se "andropausa". Eduque-se sff.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ó sábio eu sei que é andropausa a dúvida é que não sei o que tu és percebestes.

Anónimo disse...

O ultimo anonimo fez birra...

Anónimo disse...

o leocardo pode falar do seu pau, dos tomates, de detalhes sobre as suas sessoes de sexo non-stop quando tinha vinte anos e do que muito bem entender.

cada um é livre de espalhar a foleirice que quiser assim como cada um é livre de achar isso de mau gosto.

mas ao mau gosto leocardiano estamos todos já habituados

Leocardo disse...

...e aí está, mais um que fala por todos, com medo de ficar sozinho. Mais uma vez, se o "baixo nível" deste blogue o incomoda tanto, porque continua a vir aqui e lê-lo? A não ser que esteja aí alguém (que não eu) a apontar-lhe uma arma à cabeça, sinceramente não compreendo.

Cumprimentos.

Leocardo disse...

E mais uma coisinha: não entrei aqui nem em nenhum outro sítio em detalhes sobre as minhas aventuras amorosas ou escapadelas sexuais. Se por acaso o que incomoda é ter escrito "o meu pau" num post que falava de outra coisa qualquer, isso é lá comigo. Não tenho a responsabilidade de ser escorreito ou sequer correcto, uma vez que isto não é um jornal nem estou aqui a trabalhar para ninguém. Às vezes vejo enormidades publicadas em alguma imprensa (que tem essa tal responsabilidade), e curiosamente ninguém diz nada. Ou diz baixinho, muito sorrateiramente. Se isso se deve ao facto de eu ser uma "criação" e os jornais terem pessoas reais por trás, e às vezes muito bem apoiadas, então em termos de "coragem" estamos conversados.

Cumprimentos.

Paulo39 disse...

Acho impressionante a mesquinhice destes anónimos que vêm para aqui chagar o Leocardo. Não têm mais nada para fazer?
Mas pronto, é a gente que temos.

Anónimo disse...

Que não se goste dos U2 eu aceito, mas dizer que o Bono não percebe nada de música é ridículo

Anónimo disse...

Polémico como sempre. Até consigo imaginar o Leocardo e escrever sobre o "pau" e a dar uma risadinha sarcástica. E tal como ele próprio preveu, acorreram as virgens ofendidas do costume. Isto é espectáculo.

Anónimo disse...

*previu

Anónimo disse...

Quem é o bonovox? É aquele gajo q apareceu de camisola de alças, chapéu de cóbói e barba por fazer em Belém para ir tirar umas fotos com o então PR?

Anónimo disse...

Compreendo que tenha mais impacto dizendo mal, do que é maioritáriamente considerado bom, e dizendo bem do que é maioritáriamente considerado mau.

Mas, em minha opinião, está o Lecordardo consciente que entra no ridiculo ao dizer que o bono não percebe nada de música. se uma banda que vendeu mais de 120 milhões de albuns não faz boa musica, então, quem é que a faz? e felizmente, por uma questão de gosto, que foram mudando de estilo musical. evoluiram. e, ao contrário de outras "coisas"... não foi(é) mais do mesmo!

p.s.- e sim, o bono gasta (muito) dinheiro dele em acções humanitárias. assim como outros bilionários do ramo do entretenimento.

Anónimo disse...

Esta conversa do Leocardo do " se não gosta não venha" ja me dá vontade de rir.
Se o Leocardo não gosta de opiniões discordantes então apague-as e não se dê nem ao trabalho de responder.

Não se irrite, olhe o fígado:)

Anónimo disse...

Tinha uma namorada lá na terra que adorava duas coisas (além do meu pau): (Leocardo, 14.12.2008)
Inqualificável a linguagem do Leocardo, um homem que se diz casado e com filho para educar. Imagino a "linda" educação que receberão de um pai que usa esta linguagem no seu próprio blogue.
Se me disser, não gosta, não venha, não é bem assim, pois os blogues não são uma coisa privada, a não ser que tenha comprado a internet.
Leocardo, não sabe onde está a fronteira do tipo porreiro e do homem boçal?
Sem palavras

Anónimo disse...

Bono não acabou com a fome (inteira no Mundo)mas quem é o Sr.para dizer tal palermiçe? Fez você alguma coisa?...

Anónimo disse...

Muito infeliz caro Leocardo este seu artigo! Perdeu por estar calado! E quando diz que só o visita quem quer é verdade..mas se ninguém o visitar (é o que mereçe) vai escrecer para as paredes....

Anónimo disse...

O Sr.roça o ridiculo..para dizer que não gosta fo "bONO" e tem todo o direito! A que propósito chama a vida privada do homem para aqui?

Anónimo disse...

Este Sr..De vez em quando acha "que é o dono de Macau do Mundo e da verdade" o melhor é não lhe dar atenção..Que não goste da Banda tudo bem, mas são os 12O milhoes de pessoas que gostam deles )das suas acções, que você acha ter o direito de dizer tanto disparate? Quais são as suas accções (gratuitas) em prol dos outros? Não recebe pelo seu trabalho? Tenha juizo..

Anónimo disse...

O problema do Leocardo é não suportar mudanças. Evolução é palavra que não lhe diz nada. Já tinha dito as mesmas barbaridades sobre a Mariza e di-las agora sobre o Bono. Para ele o fado morria com a Amália e o pop/rock com os festivaleiros Bucks Fizz.

Anónimo disse...

Olhe a namorada lá da terra tinha pelo menos (dos 3 gostos) um bom..Gostar dos U2...

Leocardo disse...

Que festim. Confirmou-se o que disse nas primeiras linhas do post. Enquanto a maioria dos comentários resvalam na dura carapaça da minha indiferença, há um que me chama a atenção. Anónimo das 6:51: "Se me disser, não gosta, não venha, não é bem assim, pois os blogues não são uma coisa privada, a não ser que tenha comprado a internet." Quer dizer, o senhor acha portanto que os sites de pornografia, por exemplo, deviam ser todos fechados porque podem haver pessoas (e há) que não gostam ou não acham bem que se publique nudez na internet. Isto funciona mesmo assim. Há sites de que não gosto e onde não vou para não me chatear. Não tenho o direito de exigir que seus os autores adoptem um tom, conteúdos ou uma linguagem que me agradem. Chegámos à Arábia Saudita ou quê? E depois, os meus filhos não lêm o meu blogue, nem sabem que ele existe. E eu a pensar que escrevia para gente crescidinha...

Anónimo das 8:21, onde é que eu falei da vida privada do Bono? Essa é boa. Aprenda a ler.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

a satisfaçao com que o leocardo diz que se confirmaram as suas expectativas.

que felicidade.

deve ser para compensar o facto de já nao conseguir dar 6 num dia.

Anónimo disse...

É óbvio que os últimos comentários são todos do mesmo artista. E o Leo a dar-lhe corda.

Anónimo disse...

Meus amigos; culpa tem quem lhe dá fio à estrela "´é o que ele quer", por mim falo..mas foi a ùtima vez..Quanto ao anónimo das 8;21 é natural que se tenha enganado a que propósito as acções de paz do "BOBO" tem a ver com a sua vida privada? Sua "SR.Leocardo" para que não diga também que não sei ler!!

Anónimo disse...

Sei ler e escrever "BONO"

Anónimo disse...

Também não gosto dos U2 nem de tourada, e o pau do Leocardo não sei, nunca comi. Mas há por aí um argumento que me faz confusão: se os U2 são bons porque venderam 120 milhões de discos, então o Tony Carreira é o maior artista português de sempre. Ou não?

Anónimo disse...

Tiro-lhe o chapéu, caro Leocardo. Este exército de otários que nada mais faz na vida do que pensar em cona nos intervalos de um parecer jurídico e se vangloria destes escritos moralistas que deixa aqui 20 minutos depois de descarregarem a tomatada numa puta deveria começar a ser taxado. use-os. venda espaço de publicidade no blog. Publicidade a... saunas e horários de missa. é do que eles gostam. A combinação perfeita do macho do século XXI. Cambada de hipócritas.

VICI disse...

Caro Leocardo,

Agora que a coisa por aqui parece estar menos concorrida, permita-me tecer algumas considerações.

De facto, o seu post é propositadamente provocador. Nada mal vejo nisso, até porque é um pouco por aí que passa a existência de um blog. Porém, não deveria deixar que a sua visão (ou audição) fosse toldada por exageros opinativos. Independentemente de apreciarmos o estilo e/ou a forma, Bono é, indiscutivelmente, um bom cantor e um óptimo compositor. O próprio leocardo afirma apreciar uma ou duas músicas. Já não é mau, tendo em conta que parece ter um tão grande desprezo pela banda.

Ademais, ao invés de estar ao sol ou a fumar umas brocas, sempre vai utilizando a sua influência para alertar para alguns dos problemas do mundo. Não consigo criticá-lo por isso, mesmo que obtenha algo em troca. Antes ser criticado por fazer do que por nada fazer.

Por último, não vejo em que é que o chapéu ou os óculos que Bono usa possam ser relevantes. Prefiro atentar na substância e na importância das questões de que fala do que propriamente na indumentária que usa. Aliás, tendo em conta que foram várias as vezes em que você criticou o excessivo formalismo (principalmente o uso da gravata) de alguns dos profissionais da RAEM, até parece algo incoerente, xô leocardo. ;)

Abraço.

VICI disse...

Já agora, antes o chapéu do que usar a gravata à jogador da bola... :)

Leocardo disse...

Sr. VICI, em primeiro lugar obrigado pelo seu comentário. O post não foi feito com intenção de ser provocatório ou ofensivo, mas tendo em conta que não se integra na opinião geral de que o Bono é uma espécie de Deus musical, até compreendo as reacções.

Se houve algum exagero da minha parte terá sido na parte em que digo que o Bono "não percebe nada de música". Aí faço a devida retração. O que eu quero dizer fundamentalmente é que o Bono tem sido mais notícia pelas suas acções humanitárias do que pela música propriamente dita. Só isso.

Quanto à questão da indumentária, aí permita-me discordar. Já falei aqui da forma como os nossos compatriotas andam todos enfatiados, mesmo nos dias mais quentes e mais húmidos, mas isso são contas de outro rosário.

Parece-me que o Bono deve algum respeito à pessoas e às instituições quando se quer encontrar com elas ao mais alto nível. Eu próprio não apareço em recepções oficiais ou outros eventos formais (até casamentos), em mangas de camisa, de chapéu e óculos escuros. Mais que uma questão de respeito, é uma questão de saber estar. Recordo que até o teimoso do Fidel se vestiu de fato e gravata para recebe o papa João Paulo II.

Abraço

VICI disse...

Caro Leocardo,

Prefiro atentar no conteúdo e menos na forma. Prefiro ver alguém que não respeite protocolos, mas a fazer qualquer coisa de útil, do que quieto, sem usar o poder de intervenção que tem. Para mim, é esta a questão. Tem uma actuação meritória e é isso que prefiro bendizer.

Abraço.