quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Músicas que você não pediu


Todos temos músicas que nos trazem boas memórias. Há clássicos que são eternos, e parecem ainda melhores cada vez que os ouvimos. São exemplos "Stairway to Heaven" dos Led Zeppelin, "Bohemian Rhapsody" dos Queen ou "Kiss from a rose" de Seal. Outras há que, depois de atingida a exaustão, nos fazem mudar de estação de TV ou de rádio. Eis algumas músicas cuja 1875ª vez que ouvi fizeram-me dizer "basta!".

EAGLES - HOTEL CALIFORNIA


Esta é uma referência inevitável de karaokes, amadores armados em cantores e bandas de bar filipinas. Para azar dos Eagles, foi também o seu maior sucesso. "Hotel California" é sinónimo de Eagles. Não que tenham feito qualquer coisa melhorzinha, o que é muito mau. Imaginem um concerto dos Eagles - frequentado na maioria por cinquentões - em que não tocassem o tema. Era o caos.

STEVIE WONDER - I JUST CALLED TO SAY I LOVE YOU


Este é um dos traumas da minha pré-adolescência. Não só "I Just called to say I love you" ficou infinitamente no primeiro lugar do top-disco, como era oferecido entre namorados, pais e filhos, e a vítimas terminais de cancro. A ideia é horripilante, e a versão instrumental é ainda hoje tocada em elevadores de hotéis rasca e em interlúdios da televisão norte-coreana.

BRYAN ADAMS - EVERYTHING I DO (I DO IT FOR YOU)


Esta é daquelas que ouvida duas ou três vezes é aceitável, e levou ao delírio milhares de adolescentes a rebentar de acne. "Everything I Do" é a banda sonora de uma versão de Robin Hood com Kevin Costner, um filme que 99% das pessoas foram ver para segurar a mão da pessoa do lado quando a música aparecesse. O filme em si era sofrível, e a canção massacrou uma geração inteira de tímpanos.

WHITNEY HOUSTON - I WILL ALWAYS LOVE YOU


Uma Whitney Houston muito "soul", vários anos antes dos problemas domésticos. Mas esta música, outra vez uma banda sonora de outro filme com Kevin Costner (só que pior ainda) tem uma mensagem super-original: "Vou amar-te para sempre", que é o que um gajo sempre diz a uma chavala que quer levar para o reboliço. Muito, muito original. Como é que ninguém pensou nisto antes?

CELINE DION - MY HEART WILL GO ON


Ainda hoje a Celine Dion come brie da melhor qualidade graças a esta música. Outra vez a promiscuidade entre o cinema e a pop. "My heart will go on" é a banda sonora de "Titanic", e tal como o filme, insere-se no género drama/desastre. Voltem, Air Supply, estão perdoados.

Sem comentários: