segunda-feira, 16 de maio de 2011

Galaxy, PNR e anos 70


1) Abriu ontem o complexo hoteleiro-casineiro da Galaxy, no COTAI, mais um capítulo na extravagância desnecessária do jogo em Macau. Milhares de pessoas ocorreram ontem à inauguração, ainda movidos pela ideia de que no primeiro dia o casino “dá qualquer coisa”. Há quem tenha mesmo vindo com a esperança de que o Galaxy “distribuisse dinheiro para jogar”. São os pobres que vêm apanhar as migalhas do banquete. Este novo Galaxy introduz uma novidade interessante: uma praia artificial, com ondas e tudo. Não ouvi um único residente até agora a achar isto uma boa ideia, e nem as múmias dos ou mun yan vão aparecer ali de bikini. Então este Galaxy é para quem, afinal? Para a malta da China continental, é claro. Para comprarem malas da Versace no valor de um milhão de patacas, ou pusleiras, ou relógios, tudo com o dinheirinho que lhes caíu com o suor do rosto (ahahahah). Os residentes vão lá apenas para "passear", ou jantar nos restaurantes, ou talvez usar o ginásio e a piscina. Despesa da boa, daquela que justifica este tipo de investimento, népias. E depois vai ser tudo assim muito piroso e plástico, como o actual Venetian. Claro que a ideia é sempre melhor no papel – o pior são depois os intérpretes.

2) José Miguel Encarnação, neguinho d’”O Clarim”, publicação da igreja macarrónica de Macau, é candidato às eleições legislativas de 5 de Junho pelo círculo fora da Europa. Parabéns, em primeiro lugar, e boa sorte. Depois a polémica: JME é apoiado pelo Partido Nazi Revolucionário, perdão, Partido Nacional Renovador (PNR), um partido conotado em Portugal com a extrema-direita. Apesar de JME candidatar-se como independente, algumas pessoas estranharam o facto do nosso conhecido e simpático jornalista, que já passou a maior parte da sua vida em Macau, alinhar com um partido conhecido pela intolerância e extremismo. O PNR é afiliado com a Aliança Europeia de Movimentos Nacionalistas, onde pertencem partidos como a Frente Nacional francesa, dos infames Le Pen. Com skinheads ou sem eles, o PNR tem tido um tratamento de cão (injusto, na minha opinião, mas isso é outra história) na imprensa portuguesa, que a trata como um partido não-democrático. A plataforma escolhida pelo JME causa estranheza, mas tenho a certeza que o jovem (mais jovem do que eu pensava) jornalista do “Chinfrim” não vai andar por aí de botas cardadas a abrir a cabeça aos não-arianos com um pé-de-cabra.

3) Gostei de ouvir o Hélder Fernando no programa da tarde da Rádio Macau a falar de Portugal no final dos anos 70. Concordo com ele no género e no modo, mas não penso que aqueles tempos fossem assim tão maus. Tenho imensas saudades do tempo da TV a preto e branco, pois eram tempos em que a vida real tinha muito mais cor. É verdade que em Portugal faltava muita coisa, mas viviamos contentes com o pouco que tinhamos. A vida era muito mais simples, e crise por crise, preferia aquela, que era muito mais animada – pelo menos existia uma coisa chamada “ideiais”. A vida não era em cinzento escuro, era apenas em xadrez castanho e amarelo, calças de boca de sino e suspensórios. É óbvio que isto depende da exigência e do gosto de cada um, mas eu contento-me com poucochinho. É que não tenho tiques de lorde, como outros.

50 comentários:

Anónimo disse...

Pois, o irónico é que a extrema-direita vai aumentando silenciosamente na Europa. É sinal de que as pessoas estão fartos da palhaçada. Em Portugal o PNR ainda terá infelizmente de penar muito, mas é inegável que o esquerdume já começa a sentir-se ameaçado.

Anónimo disse...

Foste enrabado por um gajo de esquerda e gostaste. Esquece isso, a vida continua.

Anónimo disse...

MAs a igreja catolica nao tem vergonha em deixar k um gajo que trabalha no jornal da igreja alinhe num partido neo-nazi e de estrema direita? que vergonha. a sede de poder desse menino nunca enganou-me, vale tudo para la chegar

Anónimo disse...

As escolhas são de cada um, nada contra esse rapaz. Acho bem que haja pessoas aqui em Macau com iniciativa política e que queiram dar o seu contributo para uma vida melhor...Mas agora ter o apoio de um partido racista, xenófobo e não sei que mais, logo aqui em Macau...Acho que é um bocado de mau gosto...Enfim, opiniões. Devia ter amadurecido mais esta ideia de concorrer para as legislativas.

Anónimo disse...

Já cá faltava a esquerdalhada com a sua habitual verborreia. Sobre o grande esquerdalho francês e o seu abominável acto nem um comentário.

Anónimo disse...

O gajo é um cromo. Basta ler a merda que despeja no pasquim do padre.

Anónimo disse...

Mais um facho enrabado. Oh broche, o gajo é presidente do FMI, caralho! De esquerda?...

Anónimo disse...

Viva a competência, caralho!

Anónimo disse...

O Bispo ja se pronunciou sobre o candidatura do Encarnado? Desculpem, Encarnacao.

Anónimo disse...

Oh broche, o gajo é do partido socialista francês e ia anunciar a candidatura pelo PSF. Mas de vocês, broches esquerdalhos burros, não se espera que saibam estas coisas e estejam a par da realidade. Só falta dizerem que o presidente do FMI também é da extrema-direita.

Anónimo disse...

O presidente do FMI nao é da estrema-direita, mas o Encarnacao que escreve no jornal da igreja de macau mostrou que é da extrema-direita. que tamanha incongruencia. é so paninhos quentes. granda faschizoide.

Anónimo disse...

Não me digas, oh broche facho. És mesmo esperto, as coisas que tu sabes. Nem me atrevo a discutir com "brochelência" a teoria dos mercados, nem sequer o papel do FMI do DSK.

Anónimo disse...

O Bispo abençoou o encarnação. É tudo por deus.

Anónimo disse...

Diz-se muito por aqui que só os parolos, cegos pela clubite, é que discutem futebol, e até nem é mentira. Mas e a política? Exactamente a mesma coisa! Só muda o nome da doença: de clubite aguda para partidarite aguda.

Anónimo disse...

Ó Encarnação, mais valia teres-te candidatado pelos PANeleiros.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:52, a tua mãe também é de esquerda e gostou do meu tratamento facho. É assim a vida.

Anónimo disse...

Não gostei da vida que tinha nos anos 70 em portugal,na altura não havia putas,internet,computadores,coca cola,drogas,gajas boas,fc porto campeão,tv a cores etc etc.Enfim,era uma vida de merda.

Anónimo disse...

Pois eu gostei bastante dos anos 70! Ah, mas agora me lembro, não estava em Portugal...

Anónimo disse...

E pronto, o anónimo das 18:18 reconhecendo a sua ignorância retira-se da discussão. Finalmente, um broche esquerdalho humilde. Adeus oh broche e toma lá este hino

Lá vamos, cantando e rindo
Levados, levados, sim
Pela voz de som tremendo
Das tubas, clamor sem fim.

Hugo disse...

Alguém sabe se a tal praia artificial com piscina de ondas vai ser aberta ao público?

Anónimo disse...

Será que este Leocas faz parte das múmias dos ou mun Yan, ou só quando lhe convém???

Anónimo disse...

praia do galaxy, para já, só para hospedes.

Anónimo disse...

Mas é surpresa para quem que o Zé Encarnação é bem encostadinho à extrema direita?!

Cada um tem direito às suas escolhas - e é certo que o zé não anda, nem andou a bater em pretos - mas fica-lhe mal dizer que está no PNR porque é o único que abre candidatura a cidadão anónimos. Porque se fosse o Bloco de Esquerda, ou, um pouco mais ao centro, o PS, o zezinho não concorria.
Por isso, essa conversa só serve para enganar os mais incautos.

Mas ao menos, agora vemos a pele ao lobo.

Anónimo disse...

1) Para mim, o Galaxy pouco ou nada acrescenta o COTAI para além da oferta. A piscina de ondas não me convence. Mas espero estar enganado.


2) Bravo Encarnação! Um homem com bolas grandes e sem medo de ser enxovalhado em público. Desde a transição que faltam quezílias políticas na vida de Macau. Nem as tiradas do Rocha Dinis agitam a malta. Esperemos que o Encarnação venha para ficar.



3) O Hélder podia também debruçar-se sobre a falta de qualidade da Rádio Macau, principalmente no que à música diz respeito. Há dias em que actual Rádio Macau parece estar nos anos 70... pela negativa. Claro!




AA

Pedro Coimbra disse...

'Os residentes vão lá apenas para "passear", ou jantar nos restaurantes'.
Acho que o mais interessante destes espaços de Jogo para nós, residentes, é exactamente a diversidade e qualidade dos espaços de restauração.
O resto é para os "visitantes" (gosto da expressão).

Afonso Henrique disse...

e o V Impèrio, ainda acham que rola?

Anónimo disse...

"Desde a transição que faltam quezílias políticas na vida de Macau" (sic)

Pois, parece-me exactamente esse o problema dos portugueses. Por isso é que, mesmo nos assuntos em que as divergências não fazem sentido, tem sempre de as haver. E por isso é que, cantando e rindo, Portugal caiu definitivamente no abismo. Em vez de tentarem resolver os problemas, gostam é de quezílias...

Anónimo disse...

O "anónimo" das 02:07 cheira a Vitinho que tresanda, se o olfato não me engana...

M disse...

E porque é que não há candidatos Macaenses nestas lides políticas portuguesas? Ou será que até há mas só que não chegou ainda foi a hora? A sabedoria ocidental sempre ensinou olhar para o relógio e a oriental para o tempo.

Anónimo disse...

Não há candidatos macaenses porque Macau virou as costas há muito à política de Lisboa. Longe vão os tempos que eram nos corredores da Praia Grande que se fiavam credores.


AA

Anónimo disse...

Parece que há quem ainda não tenha percebido que Macau não é portuguesa há doze anos...

Anónimo disse...

Lá por Macau não ser portuguès nao é por isso que não hajam aqui milhares de portugueses que tem tanto direito para concorrer à AR como os portugueses de Portugal..

Anónimo disse...

Sim, de Macau, de Paris, de Newark ou de qualquer outro lado. Mas os emigrantes, normalmente, têm mais que fazer. Trabalhar, por exemplo.

Anónimo disse...

Claro que o GALAXY nada acrescenta,é o normal como os outros,ou seja é só para RICOS.Mas para ir lá apreciar as montras e ver como é é melhor que nada,vão até ao Venetian e vejam aquilo,as lojas e restaurantes estão praticamente VAZIAS.

Anónimo disse...

A República Portuguesa tem responsabilidade superior no que toca à protecção dos seus cidadãos nacionais. Na doutrina de segurança da NATO, o conceito de Human Security é de extrema importância, o mesmo que dizer, que num determinado país caído na instabilidade total os DAE'S-Destacamento de Acções Especiais (Fuzileiros), Rangers-Op.Esp., Paraquedistas, GOES ou outras FA dos países NATO, têm capacidade de fazer operações de infil para fazer exfil de portugueses em zonas de ameaça ou de perigo. Onde há um português, há uma responsabilidade da República Portuguesa.

Anónimo disse...

Porque é que os Macaenses não aspiram à cúpula política portuguesa?

Anónimo disse...

Porque é que os Macaenses não aspiram à cúpula financeira portuguesa?

Anónimo disse...

Porque é que os Macaenses não aspiram à cúpula militar portuguesa?

Anónimo disse...

Porque é que os Macaenses não aspiram à cúpula académica portuguesa?

Anónimo disse...

Porque é que os Macaenses não aspiram à cúpula cultural portuguesa?

Anónimo disse...

Porque é que os Macaenses não aspiram à cúpula diplomática portuguesa?

Anónimo disse...

Porque é que os Macaenses não aspiram à cúpula desportiva portuguesa?

Anónimo disse...

O Encarnação é bom rapaz, ganha a vida com trabalho honesto e quer dar o seu contributo por um Portugal melhor, é legítimo. Para se estar na política é preciso ser astuto como uma raposa e corajoso como um leão, ser apenas astuto, mas sem coragem, de nada vale como ter coragem e não ser astuto.

Anónimo disse...

anonimo das 18h42 é tão burrinho!!!! deve trabalhar muito!!! ve-se! que pena que tenho que si. há gente que não ve um palmo à frente do nariz e esse tem sido o velho problema dos portugueses. So conseguem ver o bolso.

Anónimo disse...

Só conseguem ver o bolso... vazio. Esse, sim, tem sido o grande problema. A política, como o futebol ou a religião, só lhes serve para discussões absurdas. É disso que gostam.

Anónimo disse...

Se eu estivesse interessado na política portuguesa, vivia em Portugal. Como escolhi outro sítio para viver, estou mais interessado nas políticas adoptadas no lugar onde vivo, que essas é que me afectam directamente. Lá são todos democratas, que se entendam, que eu deixei de ter a ver seja o que for com isso.

Anónimo disse...

Caro anónimo que escreveu antes de mim. Compreendo a sua postura de deixa-andar. Mas as políticas dos governos de Portugal ainda nos afectam directamente. Não se esqueça nunca da nacionalidade que tem no seu passaporte.

AA

Anónimo disse...

ò anonimo das 7:00 e interessaste pela politica de Macau?? ou so quando o governo anuncia cheques e afins!! deve ser esse o unico momento em que nao pensas em democracia!!! e ja mudaste de nacionalidade? com esses desprezo pelo pais que te deu educaçao, saude e afins acredito que até toda a familia se deva ter mudado, ja nem portugues se fale la em casa e Portugal é daqueles países que terá como o ultimo na lista de ferias.

Anónimo disse...

Eh lá, tanto chauvinista chateado! Vão para o caralho, pá! Vão lá para Portugal concorrer a eleições. Quem vos impede? Eu estou bem onde estou. Trabalho muito, mas ao menos não sou roubado. E aqui em casa fala tudo português, que não confundimos a língua com o país. Há mais de 200 milhões de falantes de português no mundo e nem 10% deles são portugueses, sabiam? O que não faço é questão de falar a variante tuga. Falo-a porque foi a que aprendi, mas se os meus filhos aprendessem a variante brasileira ou africana, não havia problema nenhum. A língua portuguesa, ao contrário do que muito chauvinista português pensa, não é dos portugueses, é de quem a fala. E apesar de não prescindir da nacionalidade portuguesa (porque o meu problema não é contra esse país milenar mas contra o parasitismo que lá se instalou), também não tinha problema nenhum em ter mais duas ou três nacionalidades. Quantas mais, melhor! Não vou em nacionalismos bacocos...

Anónimo disse...

Anónimo das 00:29 deixe de continuar a defender-se e a falar de si. É que já mete nojo. Até um cego vê que é o Encarnação. Foda-se mas o gajo não se enxerga da figura ridicula que está a fazer para se defender dos comentários de anónimos? Não há pachorra.