terça-feira, 17 de maio de 2011

Face/Off


Lembram-se daquele filme de acção do século passado com John Travolta e Nicholas Cage, "Face/Off"? Pois agora os transplantes completos de face já são possíveis, graças ao caso de Dallas Wiens, um homem de 26 anos que há três anos sofreu um horrível acidente que o deixou sem cara.

Acontece que Dallas estava a pintar o telhado de uma igreja montado num elevador de carrinha, quando a sua cabeça tocou um cabo de alta tensão que lhe fritou completamente a cara. Isto levanta um caso teológico interessante: se estava a pintar uma igreja, porque será que Deus o castigou desta forma tremenda? Estaria a pintar mal? Seria uma igreja que Deus não gosta? Um dos mistérios do sagrado.

Dallas sobreviveu por milagre e passou por uma agonia indescritível (mais uma partida sádica Dele) até ao dia em que soube ser possível arranjar uma cara nova através de um simples transplante; só era preciso encontrar um dador. O dador chegou, mas o transplante realizado em Março último foi complicado: quinze horas de reconstrução de pele, músculos, tecidos, nervos e cartilagem nasal, executado por 30 médicos de Boston. Só não foi possível recuperar a visão, deixando Dallas cego para toda a vida.

Para Dallas, esse Jó dos tempos modernos, a vida mudou completamente depois do transplante. Já consegue falar, sentir cheiros e respira pelo próprio nariz, e a sua filha disse-lhe que "estava lindo". Um grande passo para a medicina, sem dúvida, e tenho a certeza que Dallas Wiens não se importou de ser a cobaia desta revolucionária experiência científica - de outra forma nunca teria dinheiro para pagar uma operação desta envergadura.

Sem comentários: