segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exame oral


Uma das coisas que prezo é uma boa higiene oral, e tento passar essa ideia aos meus filhos: dentes brancos e saudáveis são uma mais-valia, um património. Não tenho a sorte de ter dentes fortes, fumei durante vários anos, e pode-se dizer que terei gasto mais de uma centena de milhar de patacas em tratamentos dentários só na última década. Considero os resultados dos tratamentos satisfatórios, não os considero caros e não tenho medo do dentista.

Isto para falar daquele tipo de pessoas que muda de carro de dois em dois anos, muda de telemóvel de seis em seis meses, comprou uma casa caríssima, mas diz que não tem dinheiro para arranjar os dentes, ou “medo do dentista”. Uma simples limpeza aos dentes (que se deve fazer pelo menos uma vez por ano) custa umas míseras 300 patacas, mas há quem prefira gastar as quinhentas patacas dos vales de saúde em barbatanas de tubarão e porcarias que depois ainda deixam os dentes mais sujos.

Há pessoas que têm bocas dignas de constar no “Greatest Book of British Smiles” (o príncipe Carlos e o Shane McGowan encabeçam a lista), e cada vez que aparecem numa fotografia é de boca fechada, com um sorrisinho estúpido que parece que enfiaram um doce na boca e agora estão a esconder do pai. E ainda bem que o fazem, pois o sorriso de dentes policromáticos, com predominância do preto, castanho e verde, podia chocar a sensibilidade de alguns.

Quando riem colocam a mão à frente da boca, com medo que saía de lá uma locomotiva de dentes tortos e encavalitados, e quando falam de perto parece que alguém acabou de abrir a porta da retrete mais porca da Escócia (Epá isto hoje é só referências subtis a episódios dos Simpsons e ao “Trainspotting”, mas a mim ninguém me chama “génio”). Alguns fazem figuras ridículas a comer apenas de um lado da boca, ou no caso de ter dentes podres de ambos os lados, com os dentes da frente, igual aos coelhinhos.

Existem doenças orais várias, e nem todas se prendem com os dentes, e em algumas que não são tratadas a tempo podem mesmo desenvolver-se cancros. Temos portanto gente que faz rios de massa, yuppies desta terra, que até se vestem bem e usam cenas de marca, mas que não se importam de andar com os dentes podres, verdes, tortos ou cagados do tabaco. Isto são homens e mulheres jovens de que estou aqui a falar. Alguns conduzem BMWs. Como é que as gajas conseguem beijar um homem com a boca podre? E vice-versa?

A questão do “medo do dentista” é uma autêntica parvoíce. Só os cobardes têm medo do dentista, e alguns só os procuram quando sofrem de dores de dentes insuportáveis, e mesmo assim só depois de esgotarem todas as mezinhas conhecidas. Absolutamente nada dói no dentista hoje em dia. Só se fazem extracções em último recurso, e no fim ainda se apanha uma boa moca de novocaína, que deixa a boca adormecida. Os dentistas são pessoas normais, não são sádicos, e sinceramente parece-me a mim que os senhores viram muitos filmes de terror.

A medicina dentária evoluíu bastante nos últimos vinte anos, e não se toca num único nervo que seja sem que este esteja completamente dormente. Optando por um dentista competente de uma das inúmeras clínicas no território, são-lhe explicadas as suas opções e tem a garantia de que não vai ser nenhuma "tortura", ou sequer um enfado. Os consultórios são limpinhos, as enfermeiras são giras, é toda a gente super-simpática. Quanto ao preço, é aquele que se paga pelos anos de desleixo: quanto mais desleixado se for, mas se paga no fim, na conta do dentista.

Se o leitor se identifica com alguns dos figurões acima descritos, não fique ofendido, por favor. É que se calhar tinha mais a ganhar em ir ao dentista de vez em quando, e talvez menos vezes à sauna. Devem-se lavar os dentes sempre que possível até três vezes por dia, de preferência de manhã e ao deitar, uma vez que durante a noite a salivação é menor e as bactérias têm um banquete nos pedaços de comida deixados nos dentes. O fio dental não é nenhum luxo; é entre os dentes e as gengivas que se acumulam mais bactérias que causam doenças da boca. E não se esqueçam, os dentes são o espelho de quem realmente somos.

3 comentários:

Anónimo disse...

" Como é que as gajas conseguem beijar um homem com a boca podre" Isso é porque há muitas mulheres bonitas com bocas podres ou dentes feios ou tortos que não importam de beijar um homem com boca podre.

Anónimo disse...

epa tu hoje tas de bom humor, assim esta' bem a fazeres as pessoas rirem logo de manha
abr.

Leocardo disse...

Ora essa. Disponha :)

Abraço