domingo, 15 de maio de 2011

Azerbeijão ganha Eurovisão


E desta vez até rima, que pela primeira vez um país acabado em "ão" vence o Festival da Eurovisão. Os azeris participavam apenas pela quarta vez, e já tinham conseguido um terceiro lugar em 2009. Elli & Nikki (Eldar Gasimov e Nigar Jamal) conseguiram a vitória com 221 pontos, contra 189 da Itália e 185 da Suécia, que também discutiram a vitória com o Azerbeijão quase até ao final. Seguiram-se Ucrânia, Dinamarca, Bósnia-Herzegovina, Grécia, Irlanda, Geórgia e Alemanha. Fora do top dez ficaram duas das grandes favoritas: "Yes I can" dos Blue, representante do Reino Unido, e "Sognu", de Amaury Vassili, pela França. A grande surpresa pela negativa foi a canção da Estónia, dada como uma das favoritas, que ficou em 24º e penúltimo lugar. A "fava" este ano foi para a Suíça, que ficou com o último lugar apenas com 19 pontos.


Mais uma vez a votação da final foi carregada de tendencialismo político e regional, e o Chipre deu 12 pontos à Grécia, Moldávia e Roménia trocaram os doze pontos, bem como Irlanda e Dinamarca (estranho, isto), e os países bálticos e escandinavos partilharam pontos como se fossem prendas de Natal. O mais chocante de tudo foi Portugal ter dado 12 pontos à representante de Espanha, "Que me quiten lo bailao" (tenho a certeza que toda a gente sabe o que isto quer dizer), uma bosta aspanholada de música, que apesar (e talvez porque) do apoio dos vassalos do lado (a França também lhes deu 12 pontos, curiosamente), ficaram no 23º e antepenúltimo Portugal. Somos tão pequenos que não só fracassamos como depois ainda fazemos fracassar aqueles a quem damos apoio. Por falar nisso, foi divulgada a pontuação das semi-finais, e os Homens da Luta ficaram em 18º lugar com 22 pontos, entre 19 concorrentes - apenas à frente da Polónia. É um novo recorde, sem dúvida, mas até nisto Jel errou quando disse "o último lugar ninguém nos tira". A Polónia tirou.


Finalmente gostava de expressar o meu desagrado pelo comportamento da RTPi, que em vez de transmitir o Festival deu o Braga-Sporting. Não sei qual a razão disto, se o Braga-Sporting que ia decidir o 3º lugar da Liga ZON Sagres é mais importante que o Festival (que é organizado pela EBU, de que a RTP faz parte e ainda mama umas massas), mas se calhar não interessava, porque "Portugal não passou à final". Ohhhh...Fico à espera do dia em que não transmitam a cerimónia dos Oscares para dar um qualquer Varzim-Leixões. Já que dali Portugal também não leva nada...

6 comentários:

Anónimo disse...

bosta aspanholada...para quem tantas loas teceu à participação portuguesa não está mal.

Anónimo disse...

A RTPi existe para servir as comunidades portuguesas e de língua portuguesa no estrangeiro. Se não há representante português na final da Eurovisão, é óbvio que o Braga-Sporting era a única opção certa. Ou a RTPi foi feita só para ti?

Anónimo disse...

Coitadinho do Leocas, tiraram-lhe o Festival da Eurovisão!!!!!!! Querem vêr que a seguir lhe tiram a chucha???
Piroso.

Anónimo disse...

Que eu saiba a RTP AFRICA deu o braga-sporting em directo e o eurovisão em diferido depois do jogo,e a rtpi deu o eurovisão em diferido as 6 am de macau,voces é que não sabiam.Não vão ao site da rtp e depois queixam.Eu gravei.

Anónimo disse...

Mas o Leocardo, pelos vistos, tinha de ver o Festival em directo. Em diferido não serve. Como é uma gravação, tem medo que a fita da cassette enrole...

Anónimo disse...

Eu percebo a votação de Portugal na Espanha. Com o som no mínimo, a espanhola era realmente grande candidata à vitória. E convém referir que àquela hora os ouvidos portugueses estavam no Braga-Sporting.