segunda-feira, 23 de maio de 2011

O ano do Dragão


Highlights - MyVideo
Terminou ontem uma época em cheio para o FC Porto, depois da conquista da Taça de Portugal, e logo em grande estilo, com uma vitória por 6-2 frente ao V. Guimarães no Jamor. Uma primeira parte de loucos produziu sete golos, com James Rodríguez a abrir as hostilidades logo aos 2 minutos. Quem pensava que depois disso o Porto ia ter uma tarde tranquila, enganou-se, pois à passagem do 20º minuto os vimarenenses empataram com um autogolo de Alvaro Pereira, na sequência de um canto. No contra-golpe os dragões marcaram por Varela, e logo no minuto seguinte novo canto, e novo golo do Guimarães, desta vez por Edgar. Foi preciso então esperar dez minutos para Rolando colocar de novo os dragões em vantagem, e pouco depois Hulk fazia o quarto de canto directo, com muitas culpas para o guardião Nilsson. Dois minutos depois os dragões beneficiaram de uma grande penalidade a castigar uma falta de Fernando sobre Faouzi, mas Beto defendeu o remate de Edgar. No minuto seguinte os dragões desferiram o golpe fatal, com James Rodriguez a apontar o seu segundo da tarde, mesmo em cima do intervalo. A segunda parte foi mais morna, com os adeptos vimarenenses a deixarem o Estádio do Jamor quando faltava ainda meia hora para o final, pouco crentes num milagre. Pelo meio ainda ficou o sexto golo, outra vez por James Rodriguez, que terá feito o jogo da sua vida. Não se viam oito golos numa final da Taça desde 1963/64, quando o Benfica bateu o Porto pelo mesmo resultado de ontem. Foi a 16ª vitória na Taça de Portugal para o FC Porto, a 12ª no consulado do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Foi um ano em cheio para o jovem treinador André Villas-Boas, que igualou o recorde do croata Tomislav Ivic que datava de 2008: quatro títulos numa só época. A vitória na Supertaça em Agosto tornou esta temporada ainda melhor que 2002/2003, quando José Mourinho conquistou o campeonato, a taça e a Taça UEFA, e há quem aposte que Villas-Boas possa imitar o "special one" conquistando a Liga dos Campeões para os Dragões na próxima época. Tornou-se o primeiro treinador a terminar o campeonato pelos dragões invicto, e bateu o recorde de pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O presidente do Chelsea Roman Abramovich colocou o jovem treinador português no topo da lista de candidatos a substituír Carlo Ancelotti no comando técnico da equipa, mas caso os dragões consigam manter os seus principais jogadores, dificilmente Villas-Boas sairá da invicta. Teremos um Porto ainda mais forte na próxima temporada?

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande época para o "gráudo",o "catedrático" é que não ganhou nada,a não ser aquela taça preta dedicado aos pretos do benfica.

Anónimo disse...

Sempre a falar do Benfica. Deve ser trauma.

Anónimo disse...

Trauma tem voces encornados.

Anónimo disse...

Falas do benfica e de pretos.
Deves ter sido enrabado quando criança por um preto que pensas que era benfiquista.

Mas olha que ele devia ser dragay como tu

Anónimo disse...

Mas não posso falar dos pretos do benfica porque?O benfica não é conhecido mundialmente por ser 1 clube com muitos adeptos e jogadores pretos?O eusébio o simbolo do benfica não é preto.Penso que não estou a ofender ninguém,nem sou racista.Para mim chamar preto a um negro é normal.Também os pretos chamam a mim de branco,porque não posso chamar os tipos de pretos?E tenho amigos pretos e chamo-lhes de pretos e eles nunca ficam ofendidos.O anónimo das 14H57 tem um trauma qualquer com os portistas.Vem aqui e começa a insultar,foi a educação que te deram no bairro do benfica???