domingo, 29 de maio de 2011

Volta à China


GANSU - O município de Jinchang vai gastar 200 milhões de yuan para construir um cidade em estilo romano, onde ficava localizada a antiga cidade de Liqian. Estudos provam que vários soldados romanos que sobreviveram batalhas na Ásia Central e não conseguiram regressar a casa estabeleceram-se em Liqian, mantendo-se como a maior força militar na região há 2000 anos, durante a dinastia Han.

GUANGDONG - Uma inspecção realizada recentemente demonstra que apenas um terço das roupas para criança vendidas nos supermercados cumpre os padrões de qualidade. Nas roupas em saldo essa percentagem baixa para os 15%. Os inspectores analisaram 80 grupos de amoastras, e encontraram uma presença elevada de químicos cancerígenos, como o metanal.

HUBEI - Os restaurantes de fondue chinês, vulgo ta-pin-lou, vão ser obrigados a revelar os aditivos químicos que usam na confecção de comida, molhos e bebidas. A nova regra entra em vigor no próximo mês, e os violadores podem enfrentar penas de prisão.

JIANGSU - A seca que afectou a província nos últimos meses matou várias árvores de chá, causando um aumento dos preços. Em Nanjing o preço de retalho do chá Yuhua e do chá branco Suyan aumento em 30%, e os especialistas dizem que os preços vão continuar a subir.

JIANGXI - Muitos condutores não arriscam pegar no volante depois de consumir álcool, uma vez que este mês foram introduzidos castigos mais severos para quem conduza depois de beber. Isto não impediu um certo condutor de arriscar a sua sorte a semana passada, mas foi detido depois de adormecer ao volante enquanto esperava que o sinal mudasse para verde. O condutor embriagado diz que "não esperava encontrar um polícia de serviço".

SHAANXI - As folhas de bambu usadas para embrulhar o zongzi - uma espécie de arroz glutinoso com carne, muito popular durante as festividades do Barco Dragão - são tratadas com sulfato de cobre de modo a manter a sua cor verde. Os comerciantes dizem que de outra forma as folhas adquirem uma cor castanha depois de cozidas. Os consumidores foram alertados a não julgar a frescura do zongzi pela cor das folhas.

YUNNAN - Uma comunidade do distrito de Guandu, em Kunming, tem operado desde uma cozinha sem fins lucrativos, que alimenta setenta idosos que vivem ali sozinhos. Por apenas três yuan os idosos têm direito dois pratos e uma tigela de sopa. O director do centro diz que poderá fechar a longo prazo, por falta de verba.

Sem comentários: