quinta-feira, 12 de maio de 2011

Terramoto em Espanha


As autoridades espanholas reviram esta quinta-feira em baixa, para oito, o número de vítimas mortais do sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter que se sentiu em Lorca (Múrcia, Espanha), informando que duas pessoas estão feridas em estado grave.

Todas as vítimas mortais, entre as quais se encontra um menino de 13 anos, são de nacionalidade espanhola.

Além disso há ainda a registar várias dezenas de feridos que receberam tratamento hospitalar em unidades de campanha instaladas em Lorca e em hospitais da região para onde também transferidos pacientes do hospital local, evacuado devido a receios de derrocada.

O novo balanço, ainda provisório, foi avançado pelo delegado do Governo em Múrcia, Rafael González Tovar, que antes tinha avançado aos jornalistas o balanço de 10 vítimas mortais.

20 a 30 mil pessoas desalojadas.

Entre 20 e 30 mil pessoas estão desalojadas e terão que pernoitar fora de casa, tendo sido instalados, em muitos casos, em pavilhões desportivos, escolas e outras estruturas com espaços abertos.

Pelo menos 20 réplicas (entre as quais uma com 4,4 graus na escala de Richter) sentiram-se já em Lorca, o que levou as autoridades a recomendarem que os habitantes não regressem ainda às suas casas.

Responsáveis locais emitiram pedidos de apoio para localidades próximas, para o envio de mantimentos de emergência para os desalojados e para apoio às vítimas.

O governo reforçou também, de 150 para 350, o número de efetivos da unidade de emergência militar que estarão destacados na zona, tendo sido enviadas ainda equipas de emergência de várias zonas de Espanha.

Nas próximas horas deverá ficar instalado um acampamento temporário quer permitirá alojar até 900 pessoas.

Sem comentários: