terça-feira, 17 de maio de 2011

Scre4m


Não tenho tido muito tempo para actualizar o blogue com temas correntes da actualidade local (quais? LOL), principalmente porque tenho estado ocupado a divertir-me em jantaradas e a actualizar os filmes. Esta noite tive o prazer de ver “Scre4m”, ou “Scream 4”, o mais recente da série de filmes que faz imenso sucesso na geração de pessoas com 25/35 anos. Pode-se dizer que este é o “Casablanca” desta geração, e com três sequelas.

O realizador é Wes Craven, o mesmo que nos trouxe “The Hills Have Eyes”, “The People Under the Stairs” ou a série “Nightmare on Elm Street”, onde um tal de Freddy Krueger entrava no sonho de crianças para lhes arrancar as entranhas com lâminas no lugar dos dedos. Em “Scre4m” encontramos mais do mesmo: um assassino misterioso, omnipresente e omnipotente, que degola um a um os personagens, até ao “showdown” final, onde estupidamente perde a batalha com o herói, ou neste caso a heroína, a chatérrima Neve Campbell no papel de Sidney Prescott. Não vou revelar quem é o assassino desta vez, mas posso adiantar que é alguém que tem mais que uma oportunidade de arrumar com o oponente e procrastina a matança até a sorte se virar contra ele. Não estou a estragar o filme a ninguém, pois esta é a (única) fórmula deste tipo de filmes, que os americanos tão bem baptizaram de “slasher movie”.

Se eu quisesse matar alguém não lhe fazia nenhum discurso de cinco minutos a explicar as minhas razões, e quando o esfaqueasse ia depois ter a certeza que ele estava realmente morto. Acho que lhe arrancava a cabeça só para ter a certeza. De preferência aparecia em frente à vítima com os olhos bem abertos e abria-o ao meio, deixando-lhe as tripas de fora. Ia ser a última coisa que ele via, e as razões ficavam lá para ele descortinar durante a eternidade que tem pela frente. Também não o ia deixar a morrer uma morte lenta ou matá-lo através de algum esquema complicado. Era uma faca e zás!, salta uma cabeça.

Mas pronto, vou deixar os meus instintos homicidas de lado e recomendar o filme ao estimado leitor. Este filme responde a uma das perguntas mais antigas da humanidade: o que acontece se espetarmos uma lâmina de 20 cm de comprimento e 5 cm de altura na testa de alguém? O resultado é simplesmente surpreendente. Para quem tinha saudades de um valentes sustos e do vermelhinho vivo do sangue, Scre4m é o filme id3al. Perdão, ideal.

5 comentários:

Anónimo disse...

"este é o “Casablanca” desta geração" (sic)

Só se for dos idiotas desta geração. Ou nesta geração não há ninguém que goste de filmes de qualidade?

Leocardo disse...

Cada geração tem os seus filmes. Não iam ser todos "Casablanca" até ao fim da eternidade, pois não?

Anónimo disse...

Encontro-me nessa faixa etária e do Scream conheço apenas os trailers que nunca me despertaram a atenção para ver o filme inteiro.

Anónimo disse...

O que apontei foi o ridículo de chamar a isto um "Casablanca". Ninguém tem de se ficar pelo "Casablanca" toda a vida, mas daí até comparar uma coisa destas com o "Casablanca" vai um grande passo. Até parece que não foram feitos já filmes da qualidade de um "Casablanca"...

Anónimo disse...

Muito bom. Depois da Eurovisão temos o Scream. O que se segue? O José Malhoa? O Zé Cabra?