sábado, 14 de maio de 2011

Volta à China


ANHUI - Analfabeta enlouquecida:
Uma mulher analfabeta de Mingguang suicidou-se tomando veneno como forma de protesto pelo tratamento que recebeu da polícia. A mulher foi detida a 2 de Maio por jogo ilegal, juntamente com quatro outras mulheres. A polícia libertou as restantes quatro, mas decidiu manter esta por 10 dias. A mulher só foi libertada depois da sua família pagar uma caução de 2 mil yuan. Antes de se suicidar ditou ao seu advogado duas cartas: uma a queixar-se ao governo pelo tratamento que recebeu da polícia, e outra a despedir-se do marido. Depois assinou com a palma da mão coberta de sangue.

CHONGQING - Cruzada pela qualidade:
Treze cadeias de supermercados assinaram um compromisso de não vender produtos de baixa qualidade ou que contenham aditivos proibidos. Os supermercados, que incluem o Carrefour e o Walmart, concordaram pagar multas elevadas caso sejam encontradas irregularidades.

HENAN - Olhó óleo fresquinho:
A polícia em Zhengzhou fechou uma loja que vendia óleo falsificado usando o rótulo de uma marca conhecida. Os dois proprietários da loja, que produziam o óleo em condições lastimáveis, foram detidos.

HUNAN - Guarda-chuva causa tumulto:
Mais de 1000 pessoas viraram dois veículos da polícia como forma de protesto pelo tratamento das autoridades a um motociclista em Hengdong na quarta-feira de manhã. Segundo fontes oficiais, o motociclista envolveu-se numa discussão com um polícia que o mandou parar por ter instalado ilegalmente um guarda-chuva no seu motociclo.

JIANGSU - O mistério das melancias explosivas:
Três toneladas de melancias ainda verdes explodiram em Zhenjiang desde Domingo, quando foram fertilizadas com um adubo que continha uma hormona de crescimento. O comerciante que vendeu a hormona foi incapaz de explicar a explosão das melancias.

XANGAI - Esgoto a céu aberto:
As autoridades sanitárias começaram a limpar o limo acumulado pela abertura de uma conduta de água perto do rio Suzhou. Os residentes queixam-se do cheiro da matéria marítima decomposta e questionam o porquê das obras só começarem na primavera, altura em que fica mais calor e o cheiro se torna mais intenso.

YUNNAN - De Nissan para Lamborghini:
O dono de um salão de cabeleireiro em Kunming gastou 90 mil yuan a tornar o seu Nissan A31 numa réplica de um Lamborghini Reventón, avaliado em 15 milhões e yuan. A operação de cosmética durou 12 dias, mas o veículo não poderá fazer-se à estrada, uma vez que algumas das alterações feitas são ilegais.

ZHEJIANG - Benzinas sejam:
A autoridade comercial do distrito de Cangan encontrou uma estação de serviço a operar em condições precárias e que vendia gasolina cheia de benzina carcinogénica. Os inspectores encontraram 2,1% de benzina na gasolina, quando o limite permitido por lei é de 1%.

Sem comentários: