segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Premier League - 5ª jornada



Mais uma jornada da Premier League inglesa, desta feita a quinta, e que arrancou no Sábado com o jogo entre o Aston Villa e o Arsenal. Alguma expectativa em torno desta partida, uma vez que a equipa de Birmingham vinha fazendo o melhor arranque de época dos últimos, e encontrava-se no 2ª lugar a dois pontos do líder Chelsea. O Arsenal por seu turno vinha de três empates consecutivos e não podia perder mais pontos, e de facto a equipa de Arsene Wenger fez valer a sua maior experiência em situações de pressão, resolvendo a questão do vencedor em apenas 5 minutos: Ozil marcou aos 32, Welbeck aos 34 e o defesa da casa Cisshoko contribuíu com um autogolo dois minutos depois.





Noutras partidas de Sábado destaque para a vitória do Southampton no reduto do Swansea pela margem mínima, resultado que leva os "saints" ao 2º lugar a par do Aston Villa. Entretanto Queen's Park Rangers e Stoke City empatavam a dois golos em Loftus Road, mesmo resultado se verificaria no Newcastle-Hull; os magpies continuam sem vencer qualquer encontro e repartem o último lugar com o Burnley, que empatou em casa sem golos frente ao Sunderland. Terminando a ronda de Sábado, o West Ham recebeu e venceu o Liverpool por 3-1, confirmando assim o mau início de época para a equipa de Brendan Rogers, que soma duas vitórias e três derrotas em cinco jogos. Mau início traduzido ainda nesta partida, pois aos sete minutos o Liverpool perdia por dois golos de diferença, apontados por Winston Reid e Diafra Sakho. Os "reds" reduziriam aos 26 por Raheem Sterling e foram em busca de pelo menos o empate, mas a dois minutos do fim Morgan Amalfitano encerrava as contas, confirmando o triunfo da equipa da casa.



Já no Domingo mais dores de cabeça para Louis van Gaal e para os adeptos do Manchester United, que depois da goleada imposta ao Queen's Park Rangers por 4-0 em Old Trafford pensavam ter finalmente encontrado o caminho das vitórias, mas esbarraram no Leicester, que venceu em casa os "red devils" por uns pouco habituais 5-3. Os visitantes ainda estiveram na frente por dois golos, com Van Persie a marcar aos 13, e Di Maria aos 16. A tarde parecia ser tranquila, mas logo no minuto seguinte Leonardo Ulloa reduzia para o Leicester. No segundo tempo Ander Herrera fazia o terceiro para o Man. United, aos 57 minutos, e depois foi o descalabro; David Nugent reduziria de "penalty" aos 62, e dois minutos depois o veterano argentino Esteban Cambiasso fazia o empate. Seria preciso esperar quinze minutos para Jamie Vardy colocar os da casa em vantagem pela primeira vez, e já com o adversário desorientado, faziam o quinto aos 83 de "penalty" por Ulloa, num lance que valeu a expulsão a Tyler Blackett. O Manchester United ocupa um modesto 12º lugar com cinco pontos.

Algumas surpresas nas restantes partidas de Domingo, com West Bromwich e Crystal Palace a obterem as primeiras vitórias e logo fora de casa à custa dos favoritos Tottenham (1-0) e Everton (3-2) respectivamente. A jornada ficou encerrada com o jogo grande entre Manchester City e o Chelsea, com os londrinos a liderarem após esta jornada fosse qual fosse o resultado, e teriam mantido o recorde perfeito de vitórias não fosse uma "traição". Assim os "blues" marcararam numa fase importante do encontro pelo alemão André Schürrle, decorriam 71 minutos, mas quem mais senão Frank Lampard, ex-jogador do Chelsea este ano no City, viria a empatar a seis minutos do fim. O internacional inglês que alinhou durante 13 temporadas pelo seu adversário de ontem não festejou o golo.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 5 13
2 Southampton 5 10
3 Aston Villa 5 10
4 Arsenal 5 9
5 Swansea City 5 9
6 Manchester City 5 8
7 Leicester City 5 8
8 West Ham United 5 7
9 Tottenham Hotspur 5 7
10 Hull City 5 6

Sem comentários: