segunda-feira, 15 de setembro de 2014

É assim Lisboa - actualização



Todos conhecemos este tema "Macau sâm assi", uma adaptação de Adé dos Santos Ferreira a um tema de João Nobre intitulado "É assim Lisboa", interpretado pela actriz/intérprete Malú (a mesma de "A Minha Casinha") para o filme "Doze luas-de-mel", de 1944. Claro que nem Adé, que escreveu a letra, ou a Tuna Macaense e os Doçi Papiaçam que mais tarde interpretaram o tema esconderam a sua origem, e na realidade a composição ganhou em Macau no dialecto maquista uma aura que nunca adquiriu em Portugal, misturada entre tantos outros temas semelhantes - Adé podia ter-se lembrado de um "Cheira bem, cheira a Macau", e se calhar deviamos agradecer-lhe por isso. Mesmo assim não vejo razão para não fazer o devido "update" da evolução desta interessante melodia. Vamos a isso.



Em Julho de 2011 deixei no blogue esta entrada do original da canção interpretado pelo transformista Guida Scarlatti num cabaré "gay" da Costa da Caparica, e que foi a melhor interpretação que consegui do original naquela altura. Contudo um dia destes deparei com esta gravação disponibilizada em fins de Maio último por Miguel Ângelo Catarino Vaquinhas, que assumo um aficionado do cancioneiro português dos meados do século XX, e que segundo a descrição do vídeo é assim:

Esta gravação data de 1973 e pertence à Banda 3 da Face A do disco LP de 33 R.P.M. editado pela marca "Riso e Ritmo", da mesma editora, intitulado "Sucessos de Milú", onde Milú, famosa vedeta da rádio portuguesa, acompanhada pela Orquestra de Ferrer Trindade, canta os seus maiores êxitos. Esta marcha é da autoria de João Nobre e intitula-se "Lisboa é Assim". Esta canção foi criada por Milú, aos microfones da Emissora Nacional, no célebre programa "Hora de Variedades", realizado no Jardim Cinema no sábado, dia 26 de Junho de 1943, das 22 às 23 horas, programa em que tomaram parte os cantores Maria Gabriela e Domingos Marques, as cançonetistas Maria da Graça e Irmãs Remartinez, os cantadores Óscar e Arménio, e a Orquestra de Variedades da Emissora Nacional, dirigida pelo maestro Fernando de Carvalho. A canção foi a primeira numa lista de 17 canções, e foi anunciada como "Assim é Lisboa". Neste programa, Milú também cantou a sua indispensável "Cantiga da Rua", de João Bastos e António Melo, do filme "O Costa do Castelo", criação sua também, que publicarei dentro de momentos. Mais tarde, a cançonetista Maria de Fátima Bravo popularizou esta marcha que os senhores espectadores ouvem, aos microfones da mesma estação, mas Milú continuou a cantar esta canção. Mais uma marcha para celebrar as Festas dos Santos Populares. Boas Festas para todos.

E boas festas para si também. E mesmo não sendo este o original de 1944, fica para registo actualizado do historial deste interessantíssimo tema.

Sem comentários: