terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mangar com a tropa


1) O Telejornal da TDM noticiou no Domingo que um centro privado na Taipa que dá apoio a crianças deficientes vai encerrar, devido ao preço incomportável das rendas. O tal centro, dirigido por uma conhecida senhora sul-americana residente em Macau há vários anos, vai dar lugar a um restaurante. A renda inicial era de 4000 patacas, depressa passou para 14 mil, e depois para 21 mil, acima das possibilidades da instituição. Não sei quando chegámos ao ponto de que até uma instituição que auxilia crianças inadaptadas serve para fazer dinheiro. Isto enoja-me, dá-me a volta ao estômago. Ai sim, mais um restaurante, que é mesmo o que faz mais falta na Taipa, muito provavelmente mais um casa de sopa de fitas ou um entreposto de chu-pa-paos. Esta gente não tem consciência, porque isso ainda é uma das poucas coisas que não se compram. Isto é mangar com a tropa.

2) Wan Kuok Koi foi libertado na madrugada do útlimo Sábado, e foi seguido por uma horda de jornalistas que queriam saber os seus próximos passos. O ex-líder da seita 14 quilates só disse que queria “que o deixassem em paz”, e que não tencionava voltar à vida do crime. Isto é que é sinceridade: o crime é uma coisa que já não lhe assiste. Nada de especial, pois afinal a sua família ainda controla algumas salas VIP do jogo em Macau, e dinheiro é coisa que não vai faltar. Gostei de ver o senhor, que mantém um óptimo aspecto, apesar dos seus mais de 50 anos de idade, e 14 dos últimos passados atrás das grades. Aparentemente o nervoso miudinho que se apoderou das autoridades não se justifica, e a marcação cerrada ao “Dente” não faz sentido. Wan Kuok Koi não quer mangar com a tropa.

3) O Chefe do Executivo anunciou durante o jantar de Natal da ATFPM que os funcionários públicos serão aumentados em 6% em 2013. Uma boa notícia para os FP, onde me incluo: se o chefe disse que vão haver aumentos, vão mesmo haver aumentos. Contudo os 6% provocam-me um sorriso vertical. Quando um café aumenta de 10 para 12 patacas, isto é um aumento de 20%. Quando um prato num restaurante aumenta de 40 para 45 patacas, é um aumento de mais de 10%. Desculpem mas não percebo nada de economia, mas sinceramente considero isto da inflação muito relativo. Mesmo sabendo que vamos ter aumento, agora resta saber os detalhes: quando vai ser? Vamos ter retroactivos a contar do mês de Janeiro? Será a promessa do CE uma forma de pressão e uma vitória antecipada para os FP? Como se sabe entre a Administração e a ATFPM existe uma certa má vontade, uma guerra silenciosa. E as rajadas de bosta atiradas dos canhões de ambos os lados pingam sobre 28 mil funcionários que têm contas para pagar e vêm tudo cada vez mais caro. Isto é que é realmente mangar com a tropa.

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

E, curiosamente, o valor que a Associação coiso tinha adiantado.
Ele é com cada coincidência!!