sexta-feira, 2 de abril de 2010

No que consiste a crucificação?


A crucificação é um método antigo de execução que consiste em atar ou pregar pelas mãos e pés uma pessoa a uma cruz de madeira, e deixá-la lá até que morra. Apesar das imagens de crucificação mostrarem os condenados com uma toga a tapar-lhes os genitais, estes eram normalmente deixados nus na cruz. Quando o condenado precisava de urinar ou defecar, fazia-o na cruz, resultando em desconforto e na vinda de insectos. O tempo necessário até à morte do condenado podia variar entre horas e dias, dependendo do seu estado de saúde e do tratamento que lhe foi dado em cativeiro. A morte resultava de uma combinação de factores: hemorragia, hipovolemia (diminuição do volume de plasma sanguíneo), infecções causadas pelos ferimentos das chicotadas ou dos pregos, desidratação, etc. No ano 337 o imperador Constantino I aboliu a crucificação no império romano, por veneração a Jesus Cristo, a vítima mais famosa deste tipo de execução. Curiosamente, S. Pedro foi também crucificado, mas pediu para ser pendurado de cabeça para baixo, pois não era digno "de morrer como Jesus Cristo". Em alguns países onde se aplica a sharia (lei islâmica), a crucificação ainda é utilizada. Em 2002, 88 condenados à morte no Sudão foram executados desta forma.

7 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está o Leocardo num dos seus bons momentos, em que nos dá informação sobre algo que a maioria desconhece. Mas aguarde, não faltarão aqui os católicos empedernidos a acusá-lo de qualquer coisa. Do quê, só eles saberão.

Anónimo disse...

O São Pedro pode ter pedido muita coisa mas a verdade é que foi crucificado de cabeça para cima.

Anónimo disse...

O Leocardo tem a certeza dessa crueldade ainda nos dias de hoje no Sudão, sem um clamor universal de indignação? Onde foi buscar isso?

Leocardo disse...

==Abuses in conflict settings== Conflicts between the government and rebel groups--the civil war involving north-south tensions, the Darfur conflict involving Arab-tribespeople tensions in the Darfur region in the west--have resulted in rape, torture, killings, and massive population displacements (estimated at over 2 million in 2007), earning Sudan comparison to Rwanda in the press. There have also been several reported cases of crucifixions carried out in Sudan.

Christian Science Monitor, March 25, 2004.

Cumprimentos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Se fosse os títulos que o Benfica ganhou nos anos 50 e 60, já não estavam desactualizados...

Leocardo disse...

Só uma pequena achega à besta das 23:46, cuja mãezinha não deu educação: e depois? E eu não disse que "Em 2002, 88 condenados à morte no Sudão foram executados desta forma"? Quer dizer, o facto da referência ser de 2004, faz com os 88 sudaneses não tenham sido crucificados em 2002? Cada um...