quarta-feira, 7 de abril de 2010

Diga não às barbatanas de tubarão 魚翅婚宴。人情七折


Existe uma nova campanha no Facebook: "Cut gift money for shark fin banquets", ou em chinês "魚翅婚宴。人情七折" que conta já com mais de 1500 seguidores. A campanha consiste em "cortar" 30% dos "lai-si" que são oferecidos aos noivos caso o banquete de casamento inclua a tradicional sopa de barbatana de tubarão. Por muito saborosa que seja esta sopa, é desta forma que os tubarões são capturados, são-lhes retiradas as barbatanas e devolvidos ao mar, onde acabam por morrer. Tudo em nome de uma "tradição" estúpida que faz cada vez menos sentido. Contribua para o fim desta crueldade e adira à campanha. Basta escrever "Cut gift money for shark fin banquets" no campo de busca no Facebook e depois clicar em "Become a fan". Valeu?

17 comentários:

Anónimo disse...

Ainda por cima acho essa sopa um nojo. Tenho uma ideia ainda melhor: cortar 100% do "lai-si". Deixava de haver sopinha que era um instante! O pior é que no menu dos casamentos chineses venha o diabo e escolha, não há quase nada que se aproveite.

Anónimo disse...

Que estupidez,serão vegetarianos?E não tem pena das vacas,dos porcos,galinhas,peixes etc que comem todos dias?

Anónimo disse...

Temos de ver que o gado e as aves são produzidas para nós comermos, será pouco provável entrarem em extinção. Se existirem viveiros de tubarões para tal efeito, não veria mal nenhum. Até porque, confesso que adoro essa sopa e todo o banquete chinês. Aquela pele estaladiça do leitão com aquele molho doce ... uiui... Somente as sobremesas é que deixam a desejar.

Anónimo disse...

A mim parece-me que esta campanha já existe nos écrans dos jet-foils, porque ía jurar que a vi da última vez que fui a Macau, que foi no mês passado.
Raul

Leocardo disse...

Isto não tem nada a ver com vegetarianismo. Quando comemos uma asa de galinha ou uma perna de porco, não deixamos o animal vivo a sangrar entregue ao deus-dará. Vejam o vídeo. Sr. Raul: duvido que os srs. dos casinos (os mesmos dos jetfoil) fizessem publicidade negativa a um dos produtos mais caros dos seus hotéis-restaurantes.

Cumprimentos.

Pedro Coimbra disse...

Adiro a 100% Leocardo porque detesto consigo destestar, quase na mesma medida, a crueldade e a sopa.
Dá-me vómitos.
Nuna consegui perceber o que é que aquilo tem de tão especial.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Cada roca com seu fuso cada terra com seu uso, assim rezam as lendas.
Existem gostos para tudo e respeito os comentários postados.
Esta campanha que está sendo divulgada pelo face tem algo por detrás, que inda não cheguei a compreender bem o que desejam.
Os tubarões são peixes que só fazem mal, os chineses e outros paises asiaticos usam as suas barbatanas para fazerem essa deliciosa sopa, que dizem ser até muito afrodosiaca.
Pior é o crime que os japoneses fazem abatendo as baleias, azuis cinzentas ou de qualquer cor, e não vejo no face book acção alguma contra tal.
Como disse cada terra com seu uso cada roca com seu fuso, ningué, é obrigado a comer a sopa barbatana de tubarão, mas os costumes e tradições terão que ser respeitados, custe ou não a aceitar a pessoas que nada mais tem que fazer que defender esses peixinhos que nada tem de bom a não ser as barbatanas.
Um abraço amigo

Anónimo disse...

O tubarão não é aquele peixinho que come pessoas???Então mas porque que tanta gente está contra a sopa de barbatanas tubarão???Eu adoro sopa de barbatanas tubarão,qual é o mal?

Anónimo disse...

Eu não sei que deteste mais: se a sopa de barbatanas de tubarão, se o próprio tubarão.

Leocardo disse...

Isto não se trata aqui de gostar ou não gostar, trata-se do respeito por outro ser vivo. Os tubarões "comem pessoas" se tiverem essa oportunidade, é verdade (assim como os leões, tigres e afins mas esses deixamos em paz), mas não nos arranca os braços e as pernas e depois atira-nos vivos para o mar. Podiam pelo menos matar humanamente o bicho e já afora aproveitar o resto dele para outra coisa qualquer. Como é que vocês matam as galinhas que comem? Aos gritos e aos pontapés?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Isso de os tubarões não arrancarem braços e pernas não é bem assim. Há alguns ex-surfistas e banhistas a quem lhes falta hoje um braço ou uma perna que ficaram na boca de um tubarão.

Anónimo disse...

" trata-se do respeito por outro ser vivo" uhm,já tou a ver que o leocardo é vegetariano ehehhe

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Concordo com o amigo Leocardo quando diz que é uma selvajaria cortarem as barbatanas dos tubarões e depois os lançarem ao mar, bem podia mata-los e depois retirar as barbatanas, assim deixaria de haver esse sofrimento ao peixinho mais lindo do mundo, que adora comer tudo o que lhe aprecer pela frente.
Eu por eles não serei comigo, mas vou comendo as suas sopas quando preciso de levar o pau, pois as sopas essas são bem afrodisiacas rsrsr.

Anónimo disse...

os chineses que iam mergulhar diziam que "não tinha problema retirar a barbatana do tubarão, porque ela regenera" (!!!!). O que, obviamente, não é verdade: uma vez retirada a barbatana, o animal não consegue mais nadar e morre de fome (não consegue caçar) e afogado (a maioria dos tubarões precisa nadar para "ventilar" a brânquia e respirar). Mas aparentemente, é essa lenda que é passada pelos chineses aos mais jovens.

Anónimo disse...

Todos os dia morrem pessoas de forma desumana. E se fizessem um apelo para travar tais violências à volta do mundo?

Anónimo disse...

Come as sopas quando precisa de levar o pau aonde?

Anónimo disse...

Infelizmente ainda não se aprendeu a se respeitar a natureza em detrimento de supertições. O seu recado vale para ficarmos alertas quanto à procedência dos produtos que muitas vezes consumimos ou poderemos ainda vir a consumir.

Muito triste. :(
Escrevi mais sobre isso no meu blog também. Qualquer coisa sua visita será benvinda.

http://ensaiando.wordpress.com/2010/10/18/ibama-apreende-toneladas-de-barbatana-de-tubaro/