segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aconteceu esta década: Bento XVI


Comemora-se hoje o quinto ano do pontificado de Bento XVI, aquele Papa muito fixe que vemos aqui nesta muito conseguida fotografia. Nunca soube bem porque se considerou João Paulo II um dos maiores homens do século XX, o melhor Papa de sempre e tudo mais, quando a Igreja nunca conseguiu dar respostas apropriadas a alguns dos flagelos que minaram o seu pontificado de mais de duas décadas. Nem sei como é que o Papa Bento XVI ou qualquer outro papa seriam capazes de preencher a figura de JP II. Enfim, como não considero que o Papa é o sucessor de Jesus Cristo, como ouvi uma senhora dizer há pouco na televisão, resta-me assinalar o aparecimento desta figura que lidera essa coisa tão complicada que é a Igreja Católica. Sobre a actual crise na Igreja, a da pedofilia, era bom que ele a resolvesse a bem, que eu não sou parvinho e não acho que o Papa deve ser preso, como também se ouve por aí. Parabéns, Bento XVI.

33 comentários:

Anónimo disse...

Caro Leocardo, houve ou ouve? Abraço.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Santo do dia
Santo Expedito - padroeiro dos namorados e noivos e protetor dos endividados e das causas de última hora
São Leão IX, Papa

Talvez este Papa venha a fazer parte das causas de última hora.
O Sadam foi julgado bem como outros dirigentes, por crimes cometidos contra a humanidade, o Papa como chefe do vaticano devia igualmente ser julgado, mas enfim!...
O massacre dos Judeus no dia de hoje em Lisboa no ano de 1506, passou á história como passaram á história os mais de 3 mil que morreram, a bem da igreja!....
Moralidade bem apregoam, mas a não praticam....

Leocardo disse...

Ouve, tem razão.

Obrigado!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2010/04/lisboa-19-de-abril-de-1506-massacre-dos.html

leiam com atenção

Anónimo disse...

O papa deve ser julgado porque?Ele mandou matar alguem???È pedófilo violador???Porque que ele tem que pagar pelos pecados dos outros?

Anónimo disse...

sois todos um bando de iniquos!

Anónimo disse...

De facto, quem tinha de pagar pelos massacres da Igreja Católica era o Papa da altura e não este ou qualquer outro. Mas isso sou eu, racionalista e agnóstico, que o acho. Se seguíssemos a lógica da própria Igreja Católica, o Papa de hoje podia perfeitamente pagar por todos os crimes cometidos por seus antecessores de séculos passados. Então não é a própria Igreja que diz que ainda hoje temos de pagar pelos pecados de Adão e Eva, que viveram há muito mais tempo do que esses Papas criminosos? Ou, mais uma vez, isto é discurso só para fora, que não se aplica à hierarquia da Igreja que o defende? Decidam-se lá...

Anónimo disse...

Daqui a pouco vão dizer que quem devia pagar por isso tudo é Jesus Cristo.

Anónimo disse...

E não é que Jesus Cristo já pagou? Incrível. Deixem mas é o Papa em paz, pá. Destilem ódio para o "papa português", o Pinto da Costa, ou uma personalidade desse tipo...

António Manuel Fontes Cambeta disse...

1233 - O Papa Gregório IX edita duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem esta entendesse como inimigo (conhecidos como hereges).

Anónimo disse...

A culpa é do Sócrates!!!

Anónimo disse...

Não percebem mesmo ou não querem perceber? Repito: quem defende que devemos pagar pelos erros dos nossos antepassados é a vossa IGREJA!

Anónimo disse...

Como é que é? Pode repetir? Se gritar bem alto estou certo que a sua opinião irá ser a única a prevalecer e a discussão acaba.

Anónimo disse...

É só para ver se conseguem pôr o raciocínio a prevalecer um bocadinho sobre os vossos DOGMAS (grito só, de novo, a última palavra, para que fique no ouvido).

Anónimo disse...

MACAU BANGKOK O MAR DO POETA, procura ver também porque é que a Inquisição surgiu mais precisamente... não sabe? Foi para combater uma seita gnóstica chamada catarismo, ou seja, duns senhores chamados cátaros, que defendiam que as mulheres tinham de ser exterminadas por acreditarem que o corpo/matéria é demoníaca e que, por elas gerarem no seu ventre, eram elas próprias consideradas demoníacas. Realmente a Igreja fez muito mal em perseguir e matar esses pobres senhores rotulados de hereges...

Anónimo disse...

O anónimo das 05:27 vai ter de repetir porque infelizmente os dogmas que me afligem impedem que o iluminado raciocínio deste anónimo prevaleça. Se não se importar agradecia. É sempre bom quando aparece alguém disposto a explicar porque razão os dogmas deles devem prevalecer sobre os dogmas dos outros. Nem que seja aos berros. Obrigado

Anónimo disse...

O anónimo das 16:53 acaba de reescrever a História. Parabéns. Ficámos todos a saber que, afinal, a Inquisição só matou cátaros. Ah, e o holocausto nazi também nunca existiu!

Anónimo disse...

O anónimo das 23:30 acabou de rescrever o comentário do anónimo das 16:53. Ele não disse que só matou essa maralha. Disse apenas que surgiu por causa deles (faltando-lhe dizer que matou muitos mais). Pedir a V. Exas. que saibam ler e perceber o que está escrito é, se calhar, muito talvez devido à tardia intervenção na vossa vida de um docente/professor/professora ou tutor e português (ou lá como lhe chamam agora no sítio de onde vocês chegam).

Anónimo disse...

Qualquer dia implicam com o barulho dos sinos.

Anónimo disse...

Qualquer pessoa que saiba ler se apercebe que o comentário do anónimo das 16:53 dá a entender que a Inquisição matou exclusivamente cátaros. Não tenho, por isso, dúvidas de que realmente estudei mais tarde do que o anónimo das 04:48. Este já estudou há tanto tempo que até já se esqueceu de como interpretar textos. Mas não se preocupe, que ainda há escolas com cursos para adultos.

Anónimo disse...

Agora estamos no ramo da interpretação extensiva e sem fundamento na letra do que está escrito? Porreiro pá, que isto dá para tudo então.

Interpreto então também as suas palavras, de forma extensiva, como o divulgar das vantagens que os cursos para adultos que frequentou lhe trouxeram a si. É sempre bom saber que os menos afortunados têm estas oportunidades. Ainda assim continuo a achar, por experiência própria, que é melhor concluir a licenciatura e as várias pós-graduações quando se tem apenas 23 anos. Mas vocês são livres de frequentar as novas oportunidades pá! Pode ser que um dia deixa de contribuir para a iliteracia.

Anónimo disse...

Ah, afinal o problema não foi ter estudado há muito tempo, foi ter estudado há muito pouco. Licenciatura e VÁRIAS pós-graduações aos 23?! Estamos certamente perante um dos primeiros génios saídos do magnífico processo de Bolonha.

Disso não me posso gabar, que no meu tempo, aos 23, só dava mesmo para ter a licenciatura. Em contrapartida, tínhamos tempo para aprender a ler. À sua "licenciatura" chamávamos nós bacharelato, e às "pós-graduações" em série dávamos o modesto nome de acções de formação. Quando falou de "novas oportunidades", estava com certeza a olhar-se ao espelho, não?

Anónimo disse...

Criatura adorável este gajo. Sabe tudo. Isto foi mais uma interpretação extensiva sua ou uma liberdade criativa?

Não meu idiota, concluí a licenciatura de cinco anos com 22 anos, já lá vão mais de 10 anos. No mês de Outubro seguinte iniciei uma pós-graduação. Em Março do ano seguinte mais uma. É fazer as contas como disse o poeta. Isto assumindo que sabes fazer contas, já que ler não sabes.

Anda lá verborreico, perora agora.

Anónimo disse...

E uma pós-graduação serve para quê? Já tive acções de formação mais longas que essa merda...

Anónimo disse...

" concluí a licenciatura de cinco anos com 22 anos, já lá vão mais de 10 anos " parabéns!!!Mas o que isso quer dizer?Que és mais esperto que os outros?Se calhar és mais um entre muitos licenciados que tem 1 canudo não mão mas está desempregado.O presidente do Benfica tem só a 4ªclasse e é um dos homens mais ricos em Portugal,como ele há muitos em Portugal.Os estudos são importantes mas não prova que seja mais inteligente que os outros.

Anónimo disse...

vejam se o bill gaites,stanley ho,luis filipe vieira,sousa cintra etc etc se precisaram dos estudos para serem milionarios.

Anónimo disse...

Uns fazem uso das suas capacidades, outros preferem vir para aqui dizer que são os maiores ("olhem que intelijumento que sou, tirei uma licenciatura e duas pós-desgraduações antes dos 23 anos").

Anónimo disse...

E isto tudo começou com uma besta da interpretação extensiva. Não, não sou desempregado. Nunca o fui. Aos 22 tinha dois empregos. Agora tenho mais de 300 clientes. Mas, mesmo assim, não considero que seja mais esperto que todos os outros. Apenas mais esperto que vocês. Mas também não é assim tão difícil.

Continuai minhas caras bestas a trabalhar para outrem. Eu continuarei a trabalhar para mim e a depender do que produzo. A ganhar 3 vezes mais que todos vós. E a gastar menos de 1000 patacas em electricidade apesar das duas casas de que sou proprietário.

Cumprimentos às criaturas que por aqui pululam vindos do vosso lindo Portugal. Parolos.

Anónimo disse...

"Aos 22 tinha dois empregos. Agora tenho mais de 300 clientes"uhhhhhm,não me digas que és gigolo???Se és,parabens,mostra que trabalhaste realmente bem e mereces a vida que tens.

Anónimo disse...

Engraçado... eu sou aquele que respondeu ao MACAU BANGKOK MAR DO POETA (Anónimo das 16:53) e aquilo que eu escrevi era apenas o motivo que levou ao surgimento da Inquisição, mas compreendo o sururu que se gerou depois, pois eu também escrevi que a Igreja fez mal em perseguir e matar os pobres cátaros... obviamente que matou muitos outros "hereges", não apenas os cátaros, mas quase todos eles exclusivamente gnósticos, como os coitadinhos dos cátaros.
O holocausto nazi existiu? A História diz que sim. Que tem o holocausto a ver com a Inquisição? Os judeus morriam na fogueira?
Mas então e só a Igreja é que é (foi) a má da fita? E o massacre dos cristãos que a História também narra é o quê? É o que está certo e que tem de ser feito? Enfim...
Fiquem com as vossas interpretações divertidas. Eu também sou licenciado, mas vai na volta sou o mais burro que anda por aqui...

Anónimo disse...

"hhhhhm,não me digas que és gigolo???" é o melhor que se consegue? Um comentário de tão profundo significado só ao alcance dos génios. Mais um produto reles de um miserável Portugal. Por isso é tão fácil ser melhor do que vós.

Anónimo disse...

Então como é?Que emprego tens então para teres mais de 300 clientes?"Mais um produto reles de um miserável Portugal" mas o que tenho a ver com Portugal se eu nem nasci em Portugal???Para quem tem 1 licenciatura e várias pos graduações como tu dizes,és pouco inteligente.

Anónimo disse...

Não é inteligente, é intelijumento! A profissão é simples: prostituto com curso superior. Só nunca pensei que esses gajos, mesmo com curso superior, conseguissem ter 300 clientes. Tenho de lhe dar os parabéns por isso.