Não está satisfeito com o seu apelido? Não gosta de se chamar Frasquinho, Charroco ou Pé-Curto? Pense um pouco nos pobres chineses cujos apelidos significam "zero", "fantasma" ou mesmo "morte". Um investigador de Jiangxi passou os últimos vinte anos a compilar apelidos fora do comum. Cheng Yinglian descobriu assim elementos da família Si (死), ou "morte", Liang (零), ou "zero", Yí (一), ou "primeiro" ou ainda Cui (醋), ou "vinagre" (esse também temos em português). Chen tomou interesse em descobrir apelidos "estranhos" quando há alguns anos leu num jornal uma notícia sobre um senhor Gui (鬼), ou "morte". A partir daí procurou apelidos raros em livros, jornais, e outras publicações, tendo já conseguido encontrar mais de 2000. A maioria dos chineses pertence às famílias Wang, Zhang, Li, Chen ou outra dos considerados "100 principais" apelidos. Os nomes continuam a ser revestidos de uma carga supersticiosa na China, e muitos casais procuram mestres de
feng-shui antes de dar o nome aos filhos, cuidando para que cresçam fortes, saudáveis ou ricos. É permitido a um maior de 18 anos na China mudar de nome, e até de apelido. É provavelmente o que alguém faria se fosse conhecido por "Sr. Morte".
2 comentários:
Não se esqueça de que, em Portugal, há uns anos, já houve um Secretário de Estado de apelido Chocolate Contradanças... Hugo Zador.
em Portugal, temos o apelido Boa-Morte...
Enviar um comentário