terça-feira, 17 de novembro de 2009

Frio é apelido


Sob o risco de intimidar ainda mais as pessoas que querem vir trabalhar para Macau, gostava hoje de falar sobre o frio que se faz sentir no território desde Domingo. As temperaturas baixaram hoje até aos 9º C (aos 8º C na vizinha Hong Kong), e espera-se que amanhã esteja ainda mais frio. As temperaturas só deverão subir lá para o final da semana, altura em que se realizará a 56ª edição do GP de Macau. O frio, que chegou mais ou menos de repente (ainda me lembro de ter usado uma t-shirt a semana passada) caíu que nem uma pedra. Os cidadãos andam encasacados, embotados e encachecolados. Os meus dedos estão praticamente congelados, e como não gosto de usar luvas, escrevo estas linhas com os dois indicadores, os únicos que têm ainda alguma sensibilidade. O pior de tudo isto é ter que sair da cama de manhã, do quentinho do ninho, tomar banho, ou qualquer outra situação que requeira nudez completa ou parcial. O sol tem aparecido timidamente, e hoje esteve levantado o sinal de bola preta de ventos de monção. Graças ao frio ainda não tive oportunidade de visitar o 9º Festival de Gastronomia, de que tanto gosto. Fica para outro dia. Mas nem tudo é mau: hoje foi dia de ta-pin-lou, o delicioso fondue de caldo a ferver tão requisitado quando se registam temperaturas baixas. Foi aqui perto de casa, foi modesto, mas foi bom. O frio está aí para ficar. E ainda bem!

10 comentários:

O Analista Atento disse...

"E ainda bem!" (sic). Já percebi que o Leocardo diz gostar do frio só para ser do contra. Ou então há aqui uma grande incoerência ou (mais uma hipótese) é masoquista. Se não, vejamos:

Diz ter os dedos congelados e que só consegue escrever com os indicadores (aqui vence a tese do masoquismo);

"O pior de tudo isto é ter que sair da cama", diz a seguir. Ora, muito obrigado! Eu detesto (e assumo que detesto) o frio precisamente por ter de sair da cama todos os dias. Se a minha vida fosse passada toda na cama, já gostava muito de frio. Assim não;

Mas esta é a pior - "Graças ao frio ainda não tive oportunidade de visitar o Festival de Gastronomia". Porquê? O festival fechou por causa do frio??? Eu adoraria lá ir se estivesse calor, porque gosto muito de calor. O Leocardo, gostando tanto de frio, devia precisamente aproveitar para ir lá agora, que até a comida lhe sabia melhor (aqui vence a tese da incoerência).

Não é que eu tenha nada a ver com os gostos dos outros, mas é só para lhe dizer que devia pensar melhor se gosta mesmo tanto de frio como costuma dizer. Dizer que gosta e depois queixar-se e deixar de ir a sítios por causa do frio é o mesmo que alguém dizer que gosta muito de picante mas não come porque pica na boca.

Anónimo disse...

HAHAHA... muito bem observado, Analista Antento!

Leocardo disse...

Nada bem observado. A tese que vence aqui é a da letargia. O frio deixa-me mole e preguiçoso. Para ser duro e activo, basta o resto do ano. Agora é hora de hibernanr.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Então não gosta do frio, é apenas preguiçoso.

Anónimo disse...

Nada disso! O leocardo foi mais uma vez apanhado (desta vez de forma brilhante) nas suas habituais incoerências. O homem tem uma coluna que parece o traçado da Guia e depois de entalado sai-se com evasivas tipo "mole e preguiçoso" ou "não vai mais vinho para essa mesa". O melhor é não dar muita relevância aos posts que vão aparecendo publicados neste blogue. Nunca se sabe quando não estaremos a ler um texto de outrém "ligeiramente editado" pelo sempre criativo Leocas, tornando-o, assim, sua "criação".

Anónimo disse...

Leocardo, companheiro, estou consigo!

Gosto de calor, detesto o calor de Macau, é mais género sauna.

Gosto de frio, não de gelo! Uma Primavera e um Outono contentariam a minha alma.

Leocardo disse...

O anónimo das 1:30 deve ser um dos opinadores encartados cá do burgo, ou um dos seus amiguinhos, a quem irrita profundamente a popularidade deste blogue, e sobretudo a possibilidade dos leitores de expressarem a sua opinião e até o seu desagrado - ao contrário dos tais opinadores que escrevem o que lhes dá na real gana, e assumem que estão "certos".

Em todo o caso, o que me intriga não é a identidade de V. Exa., para a qual estou-me, em português directo e vernáculo, "nas tintas". O que me fascina é o facto de continuar a vir aqui, apesar do blogue lhe causar um enorme desprazer físico e psicológico. Aqui sim, um verdadeiro caso de masoquismo e incoerência. E não vai mais vinho para essa mesa.

Cumprimentos.

O Analista Atento disse...

Anónimo da 1.50: Na primavera e no outono não faz frio nem faz calor, e suponho que disso quase toda a gente gosta. O que se discute aqui é se se gosta mesmo de frio. O Leocardo diz que sim, e o anónimo também o diz. Diz depois que não gosta é de gelo. Ora, acontece que o que há neste momento não é gelo (ainda não vi nenhuma pocinha de água congelada), é simplesmente frio. Se é da primavera que gosta, não gosta de frio, gosta é de temperaturas amenas. Quando gostamos de uma coisa, não nos queixamos dela, acho eu.

Anónimo disse...

Mas o que é que interessa? Este blogue é de borla, o autor escreve nas horas vagas ou talvez não e ninguém é obrigado a aturar estas contradições se apenas aceita uma impoluta coerência. Isto é como pastilha elástica, um gajo mastiga, deita fora e vai à sua vida.

Anónimo disse...

Vai-te embora salazar!