sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os blogues dos outros


Regressado a Macau após uma ausência de três semanas, é com pena que acabo de constatar que o vetusto Fórum Macau deixou de estar disponível online. Há muito que já não apresentava qualquer actividade, é certo, mas continuava a disponibilizar um importante acervo de documentos publicados na imprensa local e de Portugal nos meses que se seguiram ao handover do território. Dada esta perda e considerando o rápido aproximar do décimo aniversário da criação da RAEM, tentarei colocar alguns desses documentos (e outros...) n'O Protesto, até para que a evocação da efeméride por certos responsáveis de outrora não constitua mais um exercício de branqueamento despudorado dos erros e abusos cometidos, como algumas declarações surgidas na imprensa de hoje parecem começar já a indiciar...

Nuno Lima Bastos, O Protesto

Como todos sabemos, a constituição do “novo” Governo da RAEM liderado por Chui Sai On, foi dominada pela lógica da continuidade. Contudo, na edição do Clarim de hoje, avança-se com a possiblidade de haver uma remodelação governamental no prazo de 2 anos, com os nomes de Florinda Chan e Lau Si Lo à cabeça. Se eles ainda agora foram renomeados, qual é a lógica de já estar prevista a sua substituição? A mim parecem-me especulações de quem não tem mais que fazer…

El Comandante, Hotel Macau

Ontem fez um ano que quase 200 inocentes foram mortos em nome de um Deus que desconheço existir nos moldes em que os seus seguidores o interpretam. Claro que para os grandes espaços noticiosos do Mundo, como o ataque se deu em Bombaim, que a maioria dos americanos ou ocidentais nem sabe bem onde é, nem tão pouco quer saber, nada interessou. O que fez capa e se tornou notícia de abertura foi o pirú salvo pelo Obama, que continua a alimentar a guerra no Afeganistão. Fosse um qualquer dromedário atropelado na Route 66 ou uma lagartixa se tivesse afogado depois de tropeçar enquanto passeava nas margens do Tamisa e teriam mais tempo de antena do que a ofensiva terrorista na cidade onde se encontra Bollywood. Bombaim, onde os Portugueses chegaram em 1509, ainda fica longe dos grandes centros de decisão do decadente mundo ocidental. Não obstante a distância actual, lá chegará o tempo em que um ataque a esquadras de polícia de São Francisco merecerão pequenas honras no flash noticioso da CNN indiana que, nessa altura, preponderará.

Quilmes, MACA(U)quices

Em Berlim, todas as noites ardem automóveis. Este ano, já foram 267, escreve o "Frankfurter Rundschau", citado pelo site Presseurop.eu . Enquanto a imprensa sensacionalista brada contra os "horríveis anarquistas do fogo", que "aterrorizam" os donos de Mercedes, de BMW ou de Porsche, que são incendiados nos bairros que estão a ser recuperados, como Friedrichshain, Kreuzberg, Berlin-Mitte e Pankow, a polícia continua sem encontrar uma estratégia contra os incendiários. Segundo as informações gerais disponíveis, estes seriam oriundos dos meios da esquerda apartidária e, explica o jornal, atacariam os sinais exteriores de riqueza dos novos moradores, responsáveis pela expulsão de artistas e estudantes, que dantes viviam nestes bairros populares, agora na moda.

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Consta que se perspectiva o adiamento da construção da ligação TGV entre o Porto e Vigo, não por causa das finanças públicas ou dum avisado acordo secreto entre as bancadas do PS e do PSD, mas por causa do Ministério Fomento espanhol que se justifica com questões do foro ambiental. Ora cá pra mim que não sou de intrigas, isto trata-se afinal duma inadmissível intromissão do reino vizinho na estratégia de animação económica e do desenvolvimento da república de Sócrates. Daqui deste jardim à beira-mar plantado, além do adiamento da linha Lisboa Elvas, aguardam-se também as tomadas de posição dos lobbies envolvidos, assim como uma relação do número de desempregados previstos pela Mota-Engil e Teixeira Duarte em consequência do atraso.

João Távora, Corta-Fitas

O director de Informação da RTP, segundo leio no 24 Horas, acaba de emitir um documento interno que pretende impor normas aos jornalistas da estação pública sobre a utilização de blogues e redes sociais na Internet.
Passo a citar alguns excertos:
- "Nada do que fazemos no Twitter, Facebook ou Blogues (seja em posts originais ou em comentários a post de outrem) deve colocar em causa a imparcialidade que nos é devida e reconhecida enquanto jornalistas."
- "(...) Deverão deixar em branco a secção de perfil de Facebook ou outros equivalentes, sobre as preferências políticas dos utilizadores."
- "Ter particular atenção aos 'amigos' friends do Facebook e ponderar que também através deste dado, se pode inferir sobre a imparcialidade ou não de um jornalista sobre determinadas áreas."
- "Meditar sobre o facto de 140 caracteres de um twit poderem ser entendidos de forma mais deficiente (e geralmente é isso que acontece!) do que um texto de várias páginas, o que dificulta a exacta explicação daquilo que cada um pretende verdadeiramente dizer."
Sob uma linguagem aparentemente melíflua, o que está em causa neste conjunto de orientações assinadas por José Alberto Carvalho é uma restrição de um direito constitucional - o direito de opinião. Sendo inaceitável que os jornalistas se vejam impedidos de emitir opiniões políticas em páginas pessoais de que disponham na Internet, o facto de estas normas passarem a vigorar numa empresa pública de comunicação social constitui uma agravante. Gostaria de ver o Conselho de Redacção da RTP pronunciar-se sobre esta matéria. Infelizmente, como revela também o 24 Horas, a RTP está há seis meses sem Conselho de Redacção, o que é outro facto inaceitável. Resta-me, portanto, aguardar uma posição da ERC, sempre tão vigilante noutras matérias. E, já agora, também dos deputados que integram a Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República.


Pedro Correia, Delito de Opinião

«A Igreja Católica da Irlanda encobriu as sevícias sexuais contra crianças realizadas por padres da região de Dublin durante 40 anos, acusa o relatório do inquérito oficial divulgado esta quinta-feira. Os bispos pretendiam proteger a reputação da Igreja em detrimento das vítimas, segundo o relatório de 720 páginas - entregue ao governo em Julho -, que analisa os casos de 46 padres em relação aos quais foram apresentadas 320 queixas.» [Jornal de Notícias]
Parecer:
Começa a ser evidente que a Igreja Católica tem um problema de pedofilia.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Averiguem-se as causas.»


Jumento, O Jumento

As empresas portuguesas podem respirar de alívio. O senhor Primeiro-Ministro garantiu ontem ao país que não haverá aumento de impostos em 2010 e, ao que parece, até o governo cair. Interpreto as palavras do PM como um anúncio formal de que o volumoso aumento de impostos associado à alteração do regime contributivo da Segurança Social, já promulgado pelo Presidente da República e com início previsto para Janeiro, já não vai acontecer. Como poderia ser de outro modo? O senhor Primeiro-Ministro não é homem para mentir aos portugueses.

João Caetano Dias, Blasfémias

A crise já tinha batido forte no Dubai, a principal praça financeira do Médio Oriente, mas desta vez os sinais são fortes de que o rei vai nu. Depois de ter praticamente esgotado as suas reservas de petróleo, o principal consórcio do Dubai do sector financeiro solicitou um adiamento de pagamento de dívidas. A situação é de tal modo grave que foi suspensa a construção em curso da maior torre do mundo, aquele que seria o símbolo da pujança económica do Dubai.
É mais um rude golpe para os nossos fundamentalistas da fé no mercado que viam nas praças do Médio Oriente um purismo ideológico que os americanos já teriam desvirtuado. Adivinham-se explicações complicadas para justificar os absurdos do ultra-liberalismo.


Rui Curado da Silva, Klepsydra

O Manuel de Oliveira fez o teste "descobre quando vais morrer" e o resultado foi o computador suicidar-se.

João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária

2 comentários:

joãoeduardoseverino disse...

Obrigado pelo destaque.

Anónimo disse...

Rui Curado da Silva "fala" de ouvido. A tal torre está construida e será inaugurada, na próxima semana, em 2 de Dezembro ....