segunda-feira, 7 de julho de 2008

Se essa ideia fosse minha...


O novo filme da DreamWorks, Kung Fu Panda recebeu uma aceitação geral positiva na China, país do kung fu, e dos pandas. No entanto nem sempre as produções americanas são bem recebidas no país do meio, que muitas acusam Hollywood de "preconceito" e "ignorância no que toca a temas chineses.

Wu Jiang, director da Companhia Nacional da Ópera de Pequim disse "o protagonista do filme é o tesouro nacional da China, mas porque será que nunca fizemos um filme assim?". Opinião partilhada por Lu Chuan, um jovem realizador chinês, que considera que Kung Fu Panda combina elementos da cultura chinesa, misturando referências a artes marciais e lendas chinesas clássicas. "Fiquei a pensar: quando será que a China vai realizar um filme deste calibre?", acrescentou Lu.

Kung Fu Panda conta a história de um panda trapalhão que tem aspirações a ser um mestre de kung fu, com as vozes de Jack Black, Jackie Chan, Dustin Hoffman, Angelina Jolie e Lucy Liu. O filme, que custou 130 milhões de dólares americanos, já rendeu 300 milhões na bilheteira no mundo inteiro. Em Macau o filme pode ser visto no Cineteatro apenas na versão dobrada em cantonês, o que é um convite para que adultos que não dominem o dialecto local comprem o filme na China. É pena que se repita constantemente esta falta de visão. Custava muito apresentar uma sessão diária na versão original?

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que o vou comprar na China. Este e todos os outros que me interessarem. Até porque já rendeu 300 milhões. Agora vou eu dar meia dúzia de remmimbis a quem me faz o favor de, com o seu trabalho, mo copiar com boa qualidade.