quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Anteneiros foleiros


Deu-se ontem mais um capítulo da guerra entre o Governo e os “anteneiros”, as companhias que providenciam ilegalmente a distribuição de sinal de televisão a mais de 70% da população de Macau. Aparentemente as companhias investiram cerca de dois milhões de patacas na aquisição de cabos de fibra óptica para transmitir programas de televisão em alta definição, o que vinham fazendo desde a semana passada. A Direcção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações (DSRT) cortou os cabos, e como medida retaliatória os “anteneiros” cortaram o sinal dos canais de canal aberto às 20:00 de ontem.

A DSRT acusa os “anteneiros” de não cumprir a lei e recusarem-se a negociar, os “anteneiros” acusam o Governo de querer proteger o monopólio da TV Cabo e invadir propriedade privada ao remover os cabos de fibra óptica. Resultados práticos? A maioria da população ficou sem os seus canais favoritos, isto é, a ATV e TVB, transmitidos a partir de Hong Kong. O direito à transmissão gratuita de televisão em sinal aberto é um direito inerente à população de qualquer país civilizado. O presidente do conselho de consumidores, Alexandre Ho, tinha alertado para a eventualidade deste problema já este ano.

Este foi o tema forte do programa “Macau Forum”, transmitido pelo canal chinês da Rádio Macau esta manhã. A maioria dos ouvintes que ligaram para o programa eram idosos, frustrados por não conseguir ver televisão neste dia em que choveu e os termómetros baixaram até aos seis graus celsius. Uma ouvinte ligou e disse qualquer coisa como “eu o meu marido já temos uma certa idade, e como não sabemos usar a internet, passámos a noite a olhar um para o outro”. Dá quase para rir não é? Não fosse a situação tão triste.

No sei se há solução possível para este problema, mas no meio desta guerra, quem fica a perder é o consumidor. De lembrar que a emissão dos sinais de televisão são pagos pelos residentes dos condomínios, e que nem toda a gente é obrigada a ser assinante da TV Cabo. Quem é assinante da TV Cabo está a pagar por um serviço de mais qualidade, e não por um serviço per si. Extremar as posições também não ajuda nada. Os sinais foram reabertos hoje por volta das 20.00 horas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esclareçamos o seguinte: os anteneiros não operam ilegalmente em Macau, uma vez que não há nenhum regime de licenciamento para a sua actividade.
Prestam é um serviço ilegal: a distribuição de canais televisivos que funcionam em sinal fechado, recorrendo a equipamentos contrafeitos e sem pagar os correspondentes direitos aos proprietários desses canais (BBC, CNN, HBO, Star TV, Channel V, ESPN, UBC, etc.).
Se os anteneiros se limitassem a fazer aquilo que era suposto fazerem quando surgiram, não estariam a cometer qualquer ilegalidade. E era o quê? Instalar e fazer a manutenção dos equipamentos necessários para os prédios poderem receber os canais disponíveis em sinal aberto, como a TDM e os canais generalistas de Hong Kong (ATV e TVB).
O problema é que essas empresas começaram a piratear o sinal fechado (isto é, codificado, encriptado) de certos canais transmitidos via satélite, recorrendo a equipamentos falsos adquiridos principalmente na China e na Tailândia. Assim, não precisavam de pagar quaisquer royalties aos proprietários desses canais e conseguiam fornecê-los ao povinho a preços bastante baixos.
A TV Cabo, pelo contrário, paga os royalties de todos os canais em sinal fechado que distribui aos seus clientes (os canais que emitem em sinal aberto podem ser acedidos gratuitamente por qualquer pessoa que tenha uma antena parabólica) e ainda paga uma taxa de operação ao governo, além de taxas radioeléctricas diversas pelos equipamentos que usa na sua rede. Logo, com esse conjunto de despesas de operação, não tem qualquer hipótese de competir com os baixos preços dos anteneiros.
Se os anteneiros se limitarem a instalar nos prédios os equipamentos necessários para as pessoas poderem ver em casa canais de acesso livre, não estão violar o exclusivo da TV Cabo, nem a cometer nenhuma ilegalidade. Só que eles não querem isso, por essa limitação certamente levaria muitos dos seus clientes a se mudarem para a TV Cabo, de modo a poderem ver os canais que deixariam de receber via anteneiros. Além disso, os anteneiros teriam que reduzir os preços cobrados mensalmente aos seus clientes, uma vez que passariam a fornecer muito menos canais (ainda por cima, os melhores canais são quase sempre transmitidos em sinal fechado).
É claro que os anteneiros poderiam tentar negociar os direitos de trnasmissão para Macau de alguns dos canais via satélite que fucnionam em sinal fechado, mas isso custa dinheiro, além de que a TV Cabo tem o exclusivo de muitos deles para o território.
Que fazem, então, os rapazes? Cortam o sinal aos prédios - incluindo o sinal dos canais abertos, como a TDM, que toda a gente deveria receber de borla, para chantagear o Governo. E depois tentam enganar a opinião pública, dizendo que também têm direito a que o Governo lhes conceda licenças de operação, quando a questão nunca foi essa. Aliás, mesmo que existissem essas licenças e fossem atribuídas, nunca os anteneiros ficariam legitimados para transmitirem canais fechados com recurso a equipamentos contrafeitos. Se os quisessem continuar a transmitir, teriam sempre que celebrar os necessários contratos com os proprietários dos canais, pagando-lhes os royalties acordados...

Anónimo disse...

Bravo anónimo!!! Grande explicacao. Concordo totalmente. Já é hora das pessoas saberem qual é a realidade e que os tais coitadinhos dos anteneiros sao delinquentes e nao vítimas.

Leocardo disse...

As únicas vítimas aqui são os consumidores que ficam sem televisão, enquanto os anteneiros riem e manipulam o Governo.