A Tailândia está de luto. Faleceu ontem aos 84 anos, no hospital Siriraj, em Bangkok, Sua Alteza Real Galyani Vadhana, irmã mais velha do rei Bhumibol Adulyadej.
A princesa nasceu em Londres em 1923, e casou durante a II Guerra com o coronel Aram Rattanakul Serireongrit, na altura estacionado na Suíça. Divorciou-se e contraíu segundas núpcias em 1969, com o príncipe Varananda Dhavaj, que viria a falecer em 1990.
Durante o seu patronato, apoiou as artes, a educação, o desporto, e a segurança social, entre outros. Era presidente de várias fundações e associações, como a "Cardiac Children’s Foundation", a "Princess Mother’s Charity Fund" ou a "Autistic Foundation of Thailand". Criou também a sua própria fundação, com o intuito de ajudar jovens músicos talentosos.
Publicou vários livros, escreveu poesia e falava francês fluentemente. Representou a família real tailandesa em inúmeras missões diplomáticas. Após a sua morte foi declarado luto nacional durante cem dias. Os membros do seu gabinete devem vestir-se de luto durante esse período.
Sem comentários:
Enviar um comentário