quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Sentença na imprensa


Foi a notícia que fez a primeira página de toda a imprensa de Macau e da região vizinha de Hong Kong. O ex-secretário Ao Man Long foi condenado a 27 anos de prisão. O Hoje Macau deu destaque ao assunto nas cinco primeiras páginas. Sofia de Jesus considera que o TUI "foi implacável", enquanto o advogado Mendonça de Freitas, ex-representante de Ao Man Long e ex-comissário do CCAC, considera que foi "uma decisão política". O próprio CCAC e o Chefe do Executivo Edmund Ho, de visita oficial a Cantão, consideram que todo o processo decorreu de uma forma justa, enquanto que a defesa considera recorrer da sentença.

Já o Jornal Tribuna de Macau dá também destaque à sentença do ex-secretário. O CCAC promete mais processos envolvendo Ao Man Long, enquanto os deputados Pereira Coutinho e Ng Kwok Cheong estranham a inexistência de mais arguidos ligados à Administração. No seu editorial, o director José Rocha Dinis congratula-se com a celeridade com que o processo decorreu e a eficiência da justiça.

O Ponto Final dá também destaque ao assunto com títulos quentes como "TUI censura “carácter predatório” de Ao Man Long, “o insaciável”" ou "Cargo era uma “máquina de fazer dinheiro”. Destaque para as reacções recolhidas entre várias personalidades do território:

“A sentença proferida é, sem dúvida, ilustrativa da gravidade dos crimes cometidos por Ao Man Long, nomeadamente corrupção passiva, abuso de poder, branqueamento de capitais e riqueza injustificada, assim como das sanções que devem ser aplicadas.”
Comissariado Contra a Corrupção (CCAC)

“O julgamento foi justo e em conformidade com a lei.”
Edmund Ho, Chefe do Executivo

“Se o Tribunal entendeu que é a pena mais ajustada ao caso, respeito-a. O Tribunal obviamente julgou com objectividade e isenção. É um caso inédito, é uma pena também inédita, mas o Tribunal é soberano. Fica como jurisprudência de Macau.”
Leonel Alves, deputado

“A aplicação de uma pena pesada talvez ajude o Governo a acalmar a revolta da população. Não estou em posição para criticar a decisão do juiz.”
Ng Kuok Cheong, deputado, Associação Novo Macau Democrático

“É uma sentença pesada, nunca antes ouvida em termos de corrupção. Acho que teve em conta o facto de Ao Man Long ser um dos principais membros do Governo, de ter enormes poderes e acumulado enorme fortuna, prejudicando a população de Macau. Está adequada.”
Pereira Coutinho, deputado.


Finalmente na região vizinha, destaque para a "crueldade" do The Standard, que coloca na capa uma fotografia de Ao algemado, ao lado de outra do ex-secretário, segurando uma flute de champanhe onde se pode ler: "Ao usufruíndo os frutos dos seus crimes". A letras gordas pode-se ler "27 anos atrás das grades", e em letras mais pequenas "acabou a boa vida par o chefe da construção que arrecadou HKD$777 milhões".

Sem comentários: