quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O preço do porco


O preço da carne de porco continua a aumentar. O The Standard, na sua edição de hoje, fazia as contas, e desde Julho de 2007 a carne de suíno aumentou em cerca de 70%: de 30 dólares de HK por catty (600 gramas) em Julho, até 48 dólares este mês.

A situação é mais grave do que se possa pensar; a carne de porco é a mais consumida no sul da China (há quem defenda que é a galinha), e com a proximidade do Ano Novo Chinês - que cai este ano entre 7 e 9 de Fevereiro - espera-se um elevado grau de insatisfação entre os consumidores.

Na origem desta crise está o número cada vez menor de porcos vivos que são mandados para Hong Kong do continente. Há quem culpe a peste suína na China e outras doenças, há quem fale em especulação no sentido de inflacionar o preço do animal. A verdade é que os abates têm também sido reduzidos na região vizinha em mais de 10%.

E como em Hong Kong, claro que Macau vai também ressentir-se da crise. Começo mesmo a ponderar oferecer este ano à minha cara metade dois quilos de costeletas, pela altura do aniversário de casamento.

Sem comentários: