segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Omeletas sem ovos


O mau tempo na China tem causado grandes transtornos nos transportes aéreos e terrestres. Os maiores nevões dos últimos 50 anos deixaram muita gente em terra, e estima-se que 600 mil passageiros estejam neste momento à espera de transporte na estação de comboios de Cantão. A China não é o único país que se debate com estes problemas, mas o factor populacional faz com as estações de comboio e aeroportos se transformem em autênticos dormitórios improvisados, onde muita gente chega a dormir praticamente...de pé.

Cerca de vinte vôos foram cancelados desde Sábado e pelo menos cinco comboios oriundos de Pequim e Xangai sofreram atrasos de várias horas. A situação mais surrealista prendeu-se com um comboio de Pequim a Hong Kong, que sofreu um atraso de 24 horas devido a cortes de energia enquanto atravessava a província de Hunan. Desesperados, famintos e sedentos, os passageiros compraram massas instantâneas, vulgo "Cup Noodles", só para mais tarde perceber que não havia água quente. Um verdadeiro exemplo de como fazer omeletas sem ovos.

Outras situações de oportunismo sucederam-se nas estações em Hong Kong. Uma caixa de arroz que custa entre 15 e 20 dólares locais viu os preços disparar até aos 50 dólares. Isto num país que vai este ano organizar os jogos olímpicos. Prevê-se que as baixas temperaturas e nevões persistam até ao fim de semana. Teme-se o pior caso a situação não melhore até ao novo ano lunar, no final da próxima semana.

Sem comentários: