segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Grandes perdem pontos na Liga Sagres


O FC Porto empatou esta noite no Dragão frente ao Olhanense, o primeiro empate em casa esta temporada. O Porto só se pode queixar de si próprio, desperdiçando um sem número de oportunidades, sem tirar mérito ao guardião brasileiro Braccali – curiosamente emprestado pelo Porto – que brilhou nas redes dos algarvios. O Olhanense adiantou-se no marcador aos seis minutos, depois de uma fuga de Tiago Targino, que aparaceu na área do Porto e bateu Helton sem apelo nem agravo. O Porto precisou de arregaçar as mangas e só chegaria ao empate na segunda parte por Jackson Martínez. O colombiano esteve em destaque pela negativa ao desperdiçar uma grande penalidade, e os últimos minutos foram de sufoco na defesa do Olhanense, sem que contudo os dragões tivessem o acerto necessário para conquistar os três pontos.


O Benfica empatou a duas bolas na Choupana frente ao Nacional, um resultado que deixava adivinhar uma fuga do FC Porto, caso os dragões tivessem batido o Olhanense. Uma deslocação que se previa difícil começou mal para os encarnados, quando Diego inaugurou o marcador logo aos seis minutos para os insulares. O Benfica contou com uma pontinha de sorte para chegar ao empate, beneficiando de um autogolo do defesa moçambicano Mexer aos dezassete minutos. A “máquina” da Luz carburou, e a vantagem chegaria pouco antes do intervalo com um golo de Urreta. A segunda parte voltou a ser cheia de espinhas para os comandados de Jorge Jesus, e o internacional angolano Mateus refez a igualdade aos 54 minutos. O final do encontro foi marcado por uma expulsão para cada lado: Cardozo, que fez na Madeira o seu regresso, e Matic, para o Benfica, e Marçal para os insulares.


Em Alvalade o Sporting perdeu frente ao Marítimo por uma bola a zero, com um golo do sul-coreano Suk na primeira parte. Foi a quarta derrota em casa para o Sporting esta temporada para a Liga, e apesar do clube de Alvalade ser actualmente notícia por outros motivos, o espectro da descida não é um cenário de todo fora de hipótese. O Sporting encontra-se em 10º lugar com 19 pontos, apenas quatro acima da linha de água e cinco acima do lanterna-vermelha, o Moreirense. O calendário é também um problema; seguem-se duas deslocações, a Barcelos e ao Estoril, antes da recepção ao FC Porto e outra saída ao reduto da Académica. Até ao fim da temporada o Sporting ainda tem jogos na Luz, em Braga e em Paços de Ferreira. A pior classificação de sempre dos leões foi o 5º lugar, mas a possibilidade de piorar essa marca é mais que muita, até porque os actuais quintos classificados, o Rio Ave, está já a nove pontos. Precisa-se uma revolução no Sporting. E com carácter de urgência.

Sem comentários: