sábado, 9 de novembro de 2013

Um redondo zero


Tem sido uma época desastrosa para as equipas portuguesas nas competições europeias. Depois da derrota do Benfica em Atenas na terça-feira e do empate do Porto em S. Petersburgo na quarta, as equipas nacionais que competem na Liga Europa também não conseguiram ganhar. O P. Ferreira perdeu na Ucrânia por 2-0 frente ao Dnipro, o Estoril não foi além de um empate em casa sem golos frente aos alemães do Friburgo, e o V. Guimarães perdeu pela margem minima na cidade-berço frente ao Bétis, com os espanhóis a marcar o único golo do encontro já nos descontos. Balanço final, dois empates, três derrotas, um golo marcado e 5 sofridos.

Os pacenses foram a Dnipropetrovsk obrigados a ganhar para poder ainda acalentar esperanças de se qualificarem para a fase seguinte, e no banco estava agora Henrique Calisto, que fazia a sua estreia absoluta em provas europeias. Apesar da equipa portuguesa se poder queixar de uma grande penalidade que ficou por marcar quando o resultado estava ainda em branco, o Dnipro foi superior, e acabou por repetir o resultado alcançado em Portugal duas semanas antes. Os italianos da Fiorentina, que venceram na Roménia o Pandurii por 2-1, lideram o grupo E com 12 pontos, mais três que o Dnipro. Pacenses e romenos dividem a última posição com um ponto cada, sem qualquer hipótese de qualificação para os dezasseis-avos de final da prova.

No grupo H o Estoril voltou a empatar com os alemães do Friburgo, e depois do 1-1 fora, o jogo da Amoreira terminou sem golos, apesar da superioridade da equipa de Marco Silva. O Sevilha empatou a uma bola em casa com o Slovan Liberec, e lidera com 8 pontos, seguidos dos checos com 6, Friburgo com 3 e Estoril com 2. A equipa da linha ainda tem possibilidades de chegar ao 2º lugar, mas precisa de vencer o Sevilha em Espanha e o Liberec em casa, e ainda esperar que os checos não vençam em casa o Friburgo, e que os alemães não vençam também os jogos que lhes restam. No grupo I o V. Guimarães é a única equipa de depende de si mesma, mas mesmo assim precisa de vencer o Rijeka fora e o Lyon em casa para poder seguir em frente.

Este autêntico naufrágio europeu deixa Portugal actualmente no 15º lugar do ranking da UEFA, logo atrás de Israel, com 4.083 pontos. Na media dos últimos cinco anos, a que conta para a atribuição de vagas directas na Liga dos Campeões, Portugal continua firme no quinto lugar, e a prestação menos conseguida das equipas francesas garante essa posição pelo menos por mais um ano, mas fica mais longe do quarto lugar, actualmente ocupado pela Itália. Vai valendo ainda a excelente prestação na época 2010/2011, quando o FC Porto venceu a Liga Europa na final contra o Braga, e com o Benfica a chegar às meias-finais.

Sem comentários: