quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Welcome to the Duck Canal


Ouvi ontem à noite no TDM News que “a prioridade é combater a poluição no Canal dos Patos”,a fronteira marítima entre Macau e Zhuhai na zona das Portas do Cerco. Mas como as news são in english, a simpática reportagem referia-se ao popular hap cheong ho (literalmente, “Canal dos Patos”) como “Duck Canal”. Esta é boa: Duck Canal. Já estou a ver um americano a chegar ao terminal de Jetfoil e dizer ao taxista “to the Duck Canal, please” ao que se seguirá alguma mímica onde o turista imita um pato. Esta de traduzir para inglês nomes de sítios que não têm nome inglês (por alguma razão) é boa. Se a moda pega, a seguir vamos ter uma Countryside Street (Rua do Campo)? E que tal uma Friendship Avenue (Avenida da Amizade)? E a propósito, aquele TDM News é feito para quem? We’re done to the steak (estamos feitos ao bife).

20 comentários:

Pedro Coimbra disse...

No melhor inglês Camarinha!!!

Anónimo disse...

Notícias em inglês são necessárias para os americas, pinos, e thais não morrerem na ignorância. Mas qualidade precisa-se. E muita!

AA

Anónimo disse...

Qualidade e muita precisa-se também nos comentários AA

Anónimo disse...

"Aquele TDM News é feito para quem?". Talvez, por exemplo, para os elementos da segunda maior comunidade de Macau que o queiram ver. O Leocardo sabe qual é a segunda maior comunidade de Macau, logo atrás da chinesa, não sabe?

Anónimo disse...

È fácil criticar,mas então como se diz em inglês o hap cheong ho “Canal dos Patos"?

Anónimo disse...

Foda-se pah, mas na TDM ninguem sabe que Canal dos Patos em inglês é mesmo Canal dos Patos? Cambada de burros. Canal dos Patos não tem tradução para ingles, nem nunca teve. E que nao venha nenhum atrasado mental traduzir aquilo para ingles, porra!

Anónimo disse...

Hap para os chineses significa gigolo ou prostituto,portanto se alguém pedir ao taxista para ir ao hap tau(casa de patos) ele leva-nos para alguma casa de prostitutos em macau eheh.O melhor mesmo é pedir ao taxista levar-nos para o cai tau(casa de putas)

Anónimo disse...

Os americanos, australianos e outros que tais estão a borrifar-se para Macau. À hora do TDM News estão enfiados em algum pub tipo Old Tavern a distilar "pints". Os pinos serão poucos os que têm tv. De todas as empregadas que tive nenhuma tinha tv em casa, nem nenhuma amiga que conheciam tinha, só viam em casa dos patrões (ahahahha). Portanto o TDM News deve dirigir-se aos chineses que falam inglês. Não, espera! Esses vêm a Pearl e a ATV.
Bem, então não sei, eu é que não vejo.

Anónimo disse...

"De todas as empregadas que tive nenhuma tinha tv em casa" È LÓGICO que as empregadas filipinas não tem Tv em casa.Para que?A maioria delas vivem na casa dos patrões e se estão na casa dos patrões estão lá para trabalhar e não ver tv.Também já tive uma empregada filipina em minha casa,vivia lá,e não tinha tv no quarto porque não eu não quis,era só o que faltava,então 1 gajo paga para a empregada filipina ver tv em minha casa?

Anónimo disse...

Mentalidadezinha de explorador que este último anónimo tem... Então a empregada estava lá para trabalhar mesmo quando ia para o quarto? Eu é que devia ser teu patrão para te fazer o mesmo: trabalhavas 24 horas por dia e não bufavas! Isso ou o despedimento, para provares do próprio veneno.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:21,se pagasses a minha empregada filipina podias vir aqui dar-me lições de vida,mas como não pagaste podes dar lições de vida a outro,não a mim.Então vou por tv no quarto da empregada filipina para ela depois passar os dias a ver tv em vez de cuidar da casa??Nem pensar.Não sou burro.

Anónimo disse...

Ah,esqueci dizer,que tenho tv na sala,a minha empregada filipina se quiser ver tv pode ir a sala ver desde que não tenha que trabalhar.Sou eu que pago o salário dela,não és tu oh anónimo das 11:21.Nem eu tenho tv no meu quarto,agora a empregada filipina ia por tv no quarto????

Leocardo disse...

Eu tenho TV no quarto.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Querem ver que agora todos somos obrigados a ter empregadas internas? Vai-te curar, colonialista de merda!
Tenho uma empregada que faz umas horas para colmatar o ordenado miserável que algum tipo como tu lhe paga. O que lhe pago para trabalhar três tardes por semana é 2/3 do que recebe a tempo inteiro! E não, não vive com os patrões. E não, não tem tv em casa.

Anónimo disse...

Pagavas-lhe quanto, ó anónimo das 12:56? Aposto que para aí metade do que eu pago à minha, que não é interna... Umas 2500 pataquitas no máximo, não?

Samuel disse...

Claro, Leocardo, você nem precisa de dizer que tem televisão no quarto. Você é casado com uma chinesa. Eu sou português e a minha mulher também, somos um casal adulto: não temos televisão no quarto.

Leocardo disse...

Não percebo essa lógica, caro Samuel. Os meus pais eram ambos portugueses, viviam em Portugal, e tinham TV no quarto.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Vá cumprimental o caralho oh Leocargay de merd* !!!

Anónimo disse...

Samuel,não sabia que os portugueses não tem tv no quarto,isso é alguma lei nova em Portugal?Sou português e moro em Lisboa e tenho tv no quarto.

Anónimo disse...

Também eu tenho televisão no quarto. E se o Samuel também tivesse, talvez não falasse de realidades que já o deixaram de o ser há pelo menos 20 anos.