sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Os blogues dos outros


Hu Jintao, Presidente chinês, desloca-se a Portugal a partir do próximo dia 5 de Novembro. Hu Jintao que já revelou publicamente a possibilidade de adquirir parte da dívida externa portuguesa durante esta deslocação. E, já que estamos a falar em saldos, também no dia 5 de Novembro, tem início no Venetian Macau o Asia’s Billion Dollar Brand Sale.

Pedro Coimbra, Devaneios a Oriente

A direcção do PCP anda enfurecida com aquilo que diz ser uma perseguição à canalhada da JCP que pinta murais políticos (sim, aqueles gajos e gajas que não tomam banho e pintam palavras de ordem como “a luta continua” nos muros da cidade, em tons garridos e com meio século de atraso). E, por esta vez, até concordo com a direcção dos comunas: é deixar os putos em paz. Ao invés, o que a PSP devia fazer era uma rusga às instalações do PCP! E uma coisa feita como deve ser; uma coisa à antiga, com tiros e chapada em barda.

VICI, MACA(U)quices

Não invoquemos Joaquim Agostinho. Mas faz de conta que acompanhamos um Tour importante. Uma competição regulada pela denominada Transparência Internacional (TI). A corrida é contra a corrupção, e Portugal participa, num cômputo de 178 países. Diria, atletas oriundos de quase todo o planeta. Pois bem: a prova não demora um mês apenas - prolonga-se por anos e anos. Mais: o juri foi baptizado - Índice de Percepção de Corrupção (IPC). E vem medindo, pelo menos, desde 2000 para cá. Indiciando. É por isso que, à data, apenas são apresentáveis os resultados de 2009, onde Portugal ocupa um "honroso" 35º lugar. Entre as soberanias mais corruptas, é claro. No exacto lugar a que estamos habituados no ciclismo. Num lugar calmo, continuado e continuando, da tabela. À moda do José Azevedo ou do Acácio Silva das bicicletas - ao menos meritórias bicicletas - não manchadas pelo doping. Isso é sabido. Como sabido é, certas são, as contas da TI. Avaliadas, na formulação do IPC, com base em "leis herméticas", num disfuncional aparelho de Justiça e na inépcia do combate contra a fraude. É um caso em que podiamos ambicionar o 1000º lugar, por exemplo. Dar a vez à rapaziada que corre no tartan da macacada. Deixando as arábias ganhar. Mas não. Vamos subindo a descer na escala dos países limpos. Estranha situação esta que o cidadão-republicano-candidato presidencial Manuel Alegre, a seu tempo, nos há de explicar. Em nome da sua - nossa?, nacional? - proclamadíssima Ética. Republicana. Sobretudo nesta última década do fatal século português.

João Afonso Machado, Corta-Fitas

De um aviso afixado em papel cor-de-rosa no Tribunal de Família e de Menores de Vila Franca de Xira:
"Procedimentos a evitar na sala de audiências:
Mascar pastilha elástica
Usar telemóvel
Óculos de Sol na cabeça
Mãos nos bolsos"
Quando em casa ninguém diz nada e a escola pública não ensina, acabamos a ler coisas destas nos tribunais.


Sérgio de Almeida Correia, Delito de Opinião

É a contratação do século. O Sporting chegou a acordo com Cristiano Ronaldo para que o melhor jogador do mundo volte a equipar de verde. A actual equipa do CR7, o Real Madrid, não se opõs ao contrato e tudo indica que Ronaldo viajará para Alvalade, segundo confirmação do jogador, no final... da carreira!

João Severino, Pau Para Toda a Obra

"Um homem detido quinta-feira em Macedo de Cavaleiros por violência doméstica e suspeito de ameaçar de morte a mulher com recurso a armas vai aguardar julgamento em liberdade e continuar a partilhar a residência com a vítima, divulgou ontem fonte policial. O homem, de 45 anos, foi ontem ouvido em primeiro interrogatório no Tribunal de Macedo de Cavaleiros e saiu em liberdade mediante a obrigação de se apresentar de 15 em 15 dias no posto territorial da GNR. O tribunal proibiu-o ainda de "comprar ou ter em sua posse qualquer arma proibida, seja arma branca ou de fogo".
Se não fosse verdade, lá está, seria um bom guião de filme de terror...
(A notícia de um destes dias - e rezemos para que não ocorra - poderá dizer algo do género: o homicida já tinha sido sinalizado pelas autoridades mas bla-bla-bla...)


Pedro Rolo Duarte, Pedro Rolo Duarte

Entre as vítimas do vulcão indonésio Merapi, que entrou em erupção na terça-feira, está o “avô Marijan”, seu “guardião espiritual”, que morreu sob as cinzas após uma vida consagrada a acalmar a “montanha de fogo”. O corpo de Marijan foi retirado na manhã desta quarta-feira dos escombros de sua casa, a 4 km da cratera. O telhado e tudo que havia dentro estava coberto por um manto de cinzas.

Carlos Esperança, Diário Ateísta

Acho mal que os da defesa dos animais se insurjam contra as touradas mas não contra a curiosidade por ter morto o gato.

João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária

7 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O João Moreira de Sá, o Arcebispo de Cantuária, é o maior iconoclasta que já li.
Fabuloso!!!

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o Pedro Coimbra. Fabuloso mesmo!

Anónimo disse...

eu gostava de torturar o Pedro Coimbra e o JM de S na minha cave durante uns dias, por curiosidade, claro....

Anónimo disse...

nós colonizámos Macau, eles agora colonizam Portugal..
para quando China Town em Lisboa?

Pedro Coimbra disse...

A pessoa que me quer torturar na cave é um anónimo, ou uma anónima??
É que isso pode fazer toda a diferença, não é?!

Anónimo disse...

Não sei quais são os motivos do (a) anónimo (a) das 22:08 para torturar o coimbrinha, mas um podia advir do facto de ele ser um grande cromo... Não chega ao nível de "cromice" do barrigudo arnalgas andarilho, mas anda lá perto.

Anónimo disse...

falou em nalgas e pensei na filha desse cavalheiro...

cá por coisas...