terça-feira, 26 de outubro de 2010

Esclarecimento sobre a Matemática


Um grupo de leitores interpretou mal parte do post Rapidinhas, de ontem, nomeadamente o capítulo "Odeio Matemática". É assim, eu odeio Matemática e passo a explicar porquê. Fui bom aluno a Matemática até ao 6º ano, mas no 7º fiquei numa daquelas turmas de 40 alunos, coisa normal naqueles tempos, e sentava-me lá atrás. A turma era em si bastante problemática, e apesar de ter passado com um "3" sofridinho, perdi as bases para os anos seguintes. O oitavo ano foi bastante difícil por razões diversas, e no nono desisti completamente da Matemática, chegando, como aliás disse no post, a assinar o nome nos testes e sair da sala. Nada de que me orgulhe, contudo. No ensino complementar optei pela área de letras, e "livrei-me" da Matemática. Considero a Matemática muito importante, sem dúvida, muito útil, muito especial. Só que não vou ser hipócrita e incutir aos meus filhos o gosto por algo que eu próprio detestava. Se gostarem de Matemática e quiserem seguir a via de ensino que exija que saibam as fórmulas, as equações e tudo isso, é lá com eles, mas não os vou obrigar a nada. O mínimo que lhes peço é que cumpram com o seu dever, que se esforcem, mas sem pressões. Conheço muito boa gente que tem sucesso na vida e passou pela mesma angústia da Matemática. Ninguém precisa de ser um génio a Matemática para ser advogado, juíz, jornalista, atleta, e muitas outras profissões sumarentas. Conheço muitos profissionais destes ramos que usam uma máquina de calcular quando precisam de fazer cálculos, mesmo os mais simples. Não é vergonha nenhuma. Entretanto vou recuperando a matéria perdida, e quem sabe se eu próprio passo também a gostar de Matemática, quando tudo aquilo fizer sentido para mim?

3 comentários:

Anónimo disse...

Um dia destes ainda vais ser "injinheiro", como o outro...

Anónimo disse...

È precisamente na área das letras onde há mais desemprego em Portugal,cursos superiores onde não usam matemática são precisamente os cursos com pouca ou nenhuma saída profissional.A matemática é meio caminho andado para o sucesso nos cursos superiores com saidas profissionais.

Anónimo disse...

Leocardo, és um lerdo.