domingo, 17 de outubro de 2010

Fong soi e a construção


O projecto suspenso.

Um projecto imobiliário na China foi suspenso porque um oficial acredita que seria mau fong soi para o Governo local. O Shui Ying Kang Chen, um projecto residencial em Jiangjin, província de Chongqing, deveria comportar três edifícios com 108 metros de altura cada. Em Julho dois dos edifícios estavam completos, e o terceiro em fase de construção. No dia 26 desse mês, o director do departamento de planeamento e urbanis de Jiangjin, Li Daohui, deu ordens ao constructor para interromper o projecto.

Em 5 de Agosto, dois representantes do construtor foram ver Wang Yinfeng, secretário do PC chinês para o districto de Jiangjin. A conversa foi secretamente gravada, e supostamente divulgada na internet. Na gravação ouve-se um homem, alegadamente Wang, a dizer que "o edifício em construção iria bloquear o fong soi do edifício governamental".


O oficial "supersticioso".

Os representantes do construtor fizeram ver a Wang o grande prejuízo que seria a interrupção do projecto, mas Wang respondeu "Eu pedi-vos para parar e vocês pararam. Vamos encontrar outro espaço para vocês construirem". O oficial, visivelmente zangado, continuou a falar do fong soi, dizendo que o edifício obrigou à deslocação da representação do Governo central: "A terra foi-vos concedida pelo Governo, e o vosso projecto fez com que o nosso escritório fosse mudado", acrescentando que "se fosse eu a aprovar vocês nunca tinha obtido a concessão".

O Governo esclareceu este último ponto, explicando que o Shui Ying Kang Cheng "não afectou a mudança da sede do Governo", que já tinha sido decidida em 2005, ainda antes da chegada de Wang e Jiangjin. O comunicado do Governo acrescenta ainda que "de facto, o edifício veio a prejudicar o projecto de um centro comercial na Praça do Povo, um projecto incluído no projecto de reordenação da cidade em 2008. Os construtores dizem que o edifício residencial "devia ser concluído", uma vez que "foi projectado e iniciado antes do planeamento do centro comercial". Uma história da China moderna, um enredo entre o poder e o lobby da construção civil, com superstição à mistura.

4 comentários:

Anónimo disse...

"ConstruCtor" é caganita do dia. Desta feita por 3 vezes. Brilhante, soma e segue. Foi o Word que estava desligado, estava a sair para almoçar, ia preparar o lanche, a culpa é da Igreja, não lhe pagam um salário, não é jornalista, etc e tal para justificar o facto de não saber escrever português por si próprio.

Anónimo disse...

Mariquices.Se os chineses são tão superstiosos porque existem tantos prédios com 4º e 14ªandar?

Anónimo disse...

Também conheço alguns sem 4.º andar. Já entrou no Si Toi?

Anónimo disse...

Si Toi não tem 4ºandar?Por causa nunca reparei,e tem o 14ªandar?