domingo, 4 de abril de 2010

Da Tailândia para o supermercado


São vários os géneros alimentícios "made in Thailand" que podemos encontrar nas prateleiras dos supermercados em Macau. Existem algumas mercearias - cada vez menos - que vendem apenas produtos tailandeses, mas estes aqui representados podem ser encontrados no Royal, no San Miu ou mesmo no Park'n'Shop e no New Yaohan.


Quando vi esta lata de leite evaporado (นมระเหย) com a imagem de uma simpática vaquinha, fiquei fascinado - para mim qualquer leite com imagens de vaquinhas é garantia de qualidade. O Lottè Niddo tem proteínas, minerais, não tem colesterol e custa apenas 5 patacas. Uma ideia interessante para acompanhar o chá ou o café.


Pump! pumpkin choco! Mas..."pumpkin"? Abóbora? Ah sim, são pevides (เมล็ดฟักทอง )cobertas com chocolate. Uma ideia fantástica. Há também amendoins, pinhões e cajus.


Estes são os Koh-Kae, um dos produtos mais consumidos pela generalidade da população, e que se pode encontrar em qualquer supermercado desde que me lembro. Os Koh-Kae são uns amendoins cobertos com uma camada crocante com sabor a coco, café, tom-yum gong, mil e uma coisas. Os Koh-Kae fazem parte do meu imaginário; quando andava demasiado ocupado a papar gajas, costumava deixar-lhes um Koh-Kae no umbigo, e depois comer de lá. Uma espécie de Nyotaimori, só que com amendoins.


Estes são uns bolinhos de peixe congelados (เค้กปลา ), com um sabor muito...tailandês (sabe a perfume). Para provar que são mesmo de peixe, têm espinhas e tudo.


Estes são uns Pokka qualquer, com sabor a chocolate ou morango. Tem mais piada assim com aqueles "bichinhos" na embalagem, o àksǒn thai (อักษรไทย). Fascinante como eles conseguem ler (e escrever) aquilo.


E para a sobremesa, fruta. Gosta de rambutan (เงาะ ), aqueles frutos vermelhos e peludos? Eu não. Aquilo é quase impossível de comer, com a casca dura, as peles, os caroços e tudo mais. Mas a King Fruit oferece uma maneira mais fácil de comer rambutan: na versão desidratada. Existe ainda jaca (ขนุน , na imagem) e durian (ทุเรียน ).

E estes são apenas alguns dos produtos tailandeses que podemos encontrar nos supermercados de Macau. Deliciosos! Ou melhor, อร่อย !

5 comentários:

pedro china disse...

mas o que tailândia mais tem exportado pra Macau são gajas e doenças sexuais

Anónimo disse...

Ate parece que so as tailandesas que tem doenças sexuais.

Anónimo disse...

Sim e o pedro pelo seu comentário mostra ser um belo exemplar do que Portugal mais tem exportado para o Oriente: atrasados mentais

Anónimo disse...

Caro Pedro: doenças sexuais há em todo o mundo, até em gajas finas. Você deve ter levado tampa de uma tailandesa para dizer isso. Elas são lindíssimas.

Anónimo disse...

"...um belo exemplar do que Portugal mais tem exportado para o Oriente: atrasados mentais".

Eu não diria melhor. Está tudo dito, portanto.