sábado, 15 de dezembro de 2007

A voz do povo


O programa "Fórum de Macau", transmitido todas as manhãs entre as sete e as dez da manhã no canal chinês da Rádio Macau, debruça-se sobre temas que interessam à sociedade de Macau em geral. Nos últimos tempos o fórum tem conhecido acesos debates, principalmente sobre temas recentes como a nova lei do trânsito rodoviário ou o caso Ao Man Long.

Uma carta publicada na quinta-feira no jornal San Wa Ou, enviada por "um dedicado leitor do programa", fala de "abuso da liberdade de expressão" pelos animadores do fórum. Segundo o ouvinte, têm sido comuns as duras críticas ao governo e aos funcionário públicos, e os quando alguma opinião difere da generalidade, "cortam-lhes o pio". "Em vez de servir para auscultar a população sobre o que pensa daquilo que se passa em Macau, serve para os animadores darem as suas opiniões", remata o ouvinte e autor da carta.

O programa goza, contudo, de uma tremenda popularidade junto da classe média de Macau. Qualquer pessoa pode ligar para o fórum, contando que fale cantonense. O programa - ao contrário do canal português da Rádio Macau - transmite as chamadas dos ouvintes com um lag de cinco segundos. Para evitar profanidades, e talvez algo mais...

Sem comentários: