sábado, 15 de dezembro de 2007

Igreja de S. José


A Igreja de São José foi construída em 1758 e fazia parte integrante do Seminário de São José, fundado em 1728 pelos jesuítas. Esta Igreja, juntamente com o Seminário, é incluído na Lista dos monumentos históricos do "Centro Histórico de Macau", por sua vez incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Ambos os edifícios são construídos por cima de uma colina.

A Igreja foi construída para satisfazer as necessidades religiosas dos seminaristas. Esta igreja e as Ruínas de S. Paulo são exemplos únicos de arquitectura barroca na China (tal como é referido na "Atlas mundial de la arquitectura barroca", uma publicação da UNESCO, em 2001).

A fachada da igreja tem uma largura de 27 m e uma altura máxima de 19 m. Esta fachada tipicamente barroca, de cor predominantemente amarela, é encimada por um frontão curvo, apresentando a insígnia dos jesuítas ao centro. A fachada é ornamentada por decorações de estuque pintadas a branco em relevo.

A planta da igreja segue o modelo de uma cruz latina, medindo 16 m por 27 m. Os seus três altares encontram-se ricamente ornamentados e apresentam frontões sustentados por 4 colunas em espiral, decoradas em talha dourada. O coro-alto (situado na entrada da igreja) é suportado por 4 colunas salomónicas, típicas do estilo maneirista. O ponto mais alto da igreja é constituído por uma cúpula monumental cujo diâmetro é de 12,5 m e cuja altura máxima de 19 m. A cúpula é decorada por dois círculos de janelas quadrangulares paralelas para a infiltração da luz e para a ventilação do ar.

O alta-mor, o mais imponente do que os laterais, encontra-se as imagens de São José (ao centro), de Santo Inácio de Loyola (fundador da Companhia de Jesus) e de São Francisco Xavier. Os altares laterais são dedicados, um ao Sagrado Coração de Jesus e o outro à Nossa Senhora de Imaculada Conceição. Nesta igreja possui uma colecção de peças de arte sacra, de grande valor religioso e artístico, e esta colecção incluiu uma das relíquias mais preciosas de Macau, um osso do úmero do braço direito de São Francisco Xavier, que anteriormente fazia parte da colecção de arte sacra da Igreja da Madre de Deus (Ruínas de São Paulo). Uma porta atrás do altar dá acesso a um antigo poço e um pequeno jardim.

As condições acústicas desta Igreja são excepcionais por isso este local tornou-se ideal para concertos durante o anual "Festival Internacional de Música de Macau".

Sem comentários: