sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Uma chanchada de Natal


Andava eu deleitado com os últimos filmes que tinham passado na Sessão da Noite de Sexta-Feira da TDM, quando o que devia ter feito era esperar o pior. Faz-se assim jus à velha máxima "quando a esmola é muita, o pobre desconfia".

Foi "O Pianista" de Roman Polanski no dia 30 de Novembro, seguido do excelente "Donnie Darko" uma semana mais tarde, e na última semana "O Mercador de Veneza", com Al Pacino. Esta semana, imbuídos (embriagados?) do espírito natalício, passam uma estucha entitulada "Um Romance de Natal", com Olivia Newton-John no papel principal.

A fórmula está mais que batida: pobre mãe viúva e saloia não consegue pagar a hipoteca, o banco manda um coração de gelo que acaba eventualmente por "compreender" a vida daquela gente, e acabam todos felizes e contentes à volta da árvore de Natal, ao contrário dos milhares dos desgraçados na Califórnia que vimos hoje nos noticiários que têm que passar o Natal em tendas, porque não conseguem suportar o aumentos das taxas de juro, e consequemente vêem as suas casas nas mãos dos impiedosos bancos.

Este filme não deve ser conhecido do grande público. Pudera. Foi feito para televisão e terá passado num dos inúmeros "cable channels" na América e terá sido ignorado na maioria dos circuitos comerciais. Consigo lembrar-me de outros filmes melhores que este e que se podiam enquadrar melhor na quadra natalícia. "Pesadelo em Elm Street", por exemplo. Melhor sorte na próxima Sexta-Feira.

Sem comentários: