domingo, 2 de outubro de 2016

Uma "Espanha" aqui ao lado


Estava eu a planear a minha próxima saída do território para férias - que posso ir adiantando que será em Dezembro, e com as Filipinas como destino - e deparei com uma curiosidade deveras interessante. Bem, pelo menos para mim, enquanto para outros pode não ser nenhuma novidade, nem nada de especial, mas acontece que no arquipélago que foi em tempos uma colónia espanhola existem...LUGARES COM NOMES IGUAIS A OUTROS EM ESPANHA! Fascinante, não é? Mais ainda se tivermos em conta que o Brasil foi uma colónia portuguesa e tudo o que eles têm para lá de relevante em matéria de cidades homónimas é...Santarém. Não, Porto Alegre não conta. É PORTO ALEGRE, e não PORTALEGRE. Mas vamos lá então esmiuçar esta curiosidad.


Cádiz, Andalusia, uma das cidades mais antigas da Europa tem uma "gémea" em Negros Ocidental, província de Vissayas, centro das Filipinas, que dá pelo nome mais americanizado de "Cadiz City". E viva o Santo Niño de Cadiz! (Nas Filipinas toda a terreola que se preze tem um "santo niño", que é a imagem do Menino Jesus originalmente levada para o arquipélago por Fernão de Magalhães).


OK, não é bem Córdoba, outra cidade do sul de Espanha que outrora deu o nome ao último califado do Al-Andalus, actualmente Península Ibérica, mas anda lá perto: Cordova fica em Cebu, e como não podia deixar de ser, é um local ideal para quem gosta de fazer praia.


Ra! Este aposto que não sabiam. Almería, cidade que encontramos depois da Serra Nevada espanhola,  conhecida pela sua aridez, tem um "irmã" filipina. Fica localizada junto a Leyte, em Vissayas, na ilha de Biliran.


"Welcome to Compostela", mas se veio em peregrinação, Santiago fica alguns milhares de quilómetros a Este. Esta Compostela fica em Cebu, e é portanto outro lugar que convida a sol e banhos (touros não, pelo menos duvido). 


Também em Cebu, e não na Cantábria, fica este Santander. Fascinante, sem dúvida.


E que tal agora um "dois em um". A pouco mais de cem quilómetros norte de Manila, na ilha de Luzón, temos uma Zaragoza, homónima da cidade aragonesa, que fica na província de Nueva Ecija, e em Andalusia temos também a original Ecija, para quem não sabe.


E para terminar em beleza, não vamos deixar de fora a Catalunha, nem Davao Oriental, na ilha de Mindanao, onde fica esta outra Tarragona. E vejam como os filipinos se divertem com o nome da sua cidade, que tem 25 mil habitantes e é habitualmente fustigada por tufões: Tarra! Go! Na! Vamos embora, pare!


E há mais, como comprova esta "Badajos" em Makati, Manila, uma imitação asiática da nossa conhecida Badajoz. Temos um pouco por essas Filipinas fora locais com nomes como Mallorca, Las Palmas, Toledo, Pamplona, e muito, muito mais. Porque será, ein?

Sem comentários: