sábado, 29 de outubro de 2016

Ó f*** da p***, joga mazé à buola, c***!



Aí está a última controvérsia do futebol português, que mesmo sendo fértil nestes corridinhos populuchos, nunca deixa de surpreender pela originalidade, pela inovação, pela...parvoíce. Acontece que o Canelas 2010, clube de Vila Nova de Gaia que disputa a distrital do Porto, mete tanto medo aos adversários que estes se recusaram a entrar em campo, e preferem ser multados por falta de comparência! O Canelas disputa a Série 1 da Liga da Elite da AF Porto, e lidera a classificação ao fim de oito jornadas, com sete vitórias e um empate, num campeonato disputado por 14 equipas. Destas 12 recusam agora jogar contra o Canelas, alegando "violência e ameaças" aos seus jogadores e às equipas de arbitragem, por parte de "jogadores e adeptos" do emblema gaiense. Só o Candal não aderiu ao boicote - deve ser porque tem uma secção de pugilato, ou algo que lhes valha. Sem saber exactamente o que isto pode representar em termos desportivos, ganhar todos os jogos por falta de comparência das equipas adversárias daria ao Canelas o título de campeão da série. Mas há mais, muito, muito mais.

É mau tirar conclusões quanto à eventual culpa das gentes do Canelas, especialmente porque não existem provas conclusivas daquilo que os acusam. Em sua defesa vieram dizer que "tudo tem decorrido dentro da normalidade", e apontam como exemplo o encontro da última jornada em Padrão da Légua, Matosinhos, contra o Padroense, que terminou empatado a zero - curiosamente os primeiros pontos perdidos pelo Canelas. Podem ver aqui um vídeo desse jogo, que chegou a ser interrompido pelo árbitro, mas devido à chuva - ora os rapazes não têm a culpa que tenha chovido, pois não? Só que se por um lado ainda não conseguem fazer que chova chuva (linda cacofonia), o mesmo não se pode dizer quanto a outros..."caldinhos":


Pois é, parece "luta-libre", mas é suposto ser futebol. E são estas as imagens que os adversários do Canelas usam como pretexto para se recusarem a jogar, e foram recolhidas durante uma partida da última época, no "derby" de Gaia contra o Vilanovense (agora Vila FC), a contar para a sétima jornada da Liga de Honra, de que o Canelas se sagraria campeão - pudera, ai se não fosse! E se pode haver quem esteja a pensar que se tratou de um "caso isolado", o mesmo dirá sobre o que se passou nas bancadas, entre os adeptos dos dois clubes:


Estes não se podem queixar de uma tarde "monótona", com toda a certeza. Derby é derby, verdade seja dita, mas aqui trata-se de um campeonato distrital, onde praticamente todos os jogos são "derbies", e toda a gente se conhece mais ou menos bem. Não surpreende portanto que os árbitros não relatem estas "incidências" nos seus relatórios - têm amor à pele, à casa, ao carro e à família. "Uólha quieu sei unde trabalhas, morcon!" - mais ou menos qualquer coisa deste género terá levado a que 90% dos árbitros da AF Porto se tenham juntado ao boicote, e se recusem também eles a entrar num rectângulo de jogo onde esteja a equipa do Canelas. Mas afinal, o que é o que Canelas - e não a baiana - tem?


Canelas tem Macaco tem...Canelas tem super-dragões tem....o que é que o Canelas teeeem??!?!! Isso mesmo: é a equipa onde pontifica o elemento mais conhecido da infame claque dos Super Dragões, y sus muchachos. Como devem saber sou adepto incondicional do FC Porto, apesar de eu próprio ser do sul, e isso deveu-se fundamentalmente ao facto de o Porto ter aquela equipa moldada pelo saudoso Mestre Pedroto no tempo em que me comecei a interessar por futebol. Isso não quer dizer que eu vá branquear certos comportamentos da claque do meu clube, nomeadamente quando no centro dos desacatos estão indivíduos com pouco ou nenhum respeito pelas regras sociais mais básicas. Já falei aqui do tal Macaco, nome de guerra de Fernando Augusto Silva Monteiro Madureira, um personagem assaz curioso, que fez uma carreira respeitável pelos clubes por onde passou nos campeonatos distritais da AF Porto, chegando a marcar à ordem dos 20 ou 30 golos por época. Mesmo esta temporada já assinou três golos em seis jogos pelo Canelas, sendo uma das mais-valias da equipa, mesmo contando já com 41 anos de idade. Quem sabe se são também as más companhias, que levam o rapaz a perder às vezes as estribeiras?


Estes são, da esquerda para a direita, Isaac Israel Teixeira Santos, defesa, Paulo Sérgio Vaz Chibante Pinto, guarda-redes, e Carlos Daniel Vaz Nunes Silva, ou "Aranha", que dizem ser o elemento mais "agressivo" do grupo. Estes três têm acompanhado o "Macaco" pelos clubes por onde este passou nos últimos 15 anos. Pode ser que haja quem acredite em coincidências, mas para mim parece evidente que este é o "núcleo duro" da claque dos Super-Dragões que representa agora as cores do Canelas, depois de ter passado por Miragaia, Ribeirense, Passarinhos da Ribeira e Mocidade de S. Gemil. Um caso de "coesão", portanto, antes de mais nada. 


E na quinta-feira o Canelas 2010 deu esta conferência de imprensa, onde falam de uma "cabala", ou conspiração contra o clube, fazendo referência a uma "reunião secreta" para a qual não foram convidados. Eu não sei bem a razão pela qual não lhes foi endereçado o convite, mas assim de repente consigo pensar numas...dezenas delas? Além do presidente, também "Macaco", sentado à sua direita no vídeo, apela aos 12 clubes que boicotaram o Canelas que "repensem a sua posição", e fala de "motivações políticas" por detrás da ideia do boicote. Olá, que diabo, querem ver que...


Era só o que faltava! Não! Isso não! Tudo menos isso! Fica Marcelo, estás perdoado! Marcelo! Marcelo! 


Sem comentários: