quinta-feira, 7 de maio de 2015

Temos campeões



Enquanto em Portugal o Benfica lidera com mais 3 pontos que o FC Porto e está ainda a seis pontos de conquistar o bi-campeonato que lhe vem fugindo há mais de 30 anos, na Europa há ligas que já conhecem os seus campeões, mesmo com um mês de competição ainda pela frente. É o caso do Chelsea, em Inglaterra, que no Domingo garantiu o seu primeiro título desde 2011 ao vencer em casa o Crystal Palace pela margem mínima, com o golo a ser marcado em cima do intervalo pelo avançado belga Eden Hazard. A equipa treinada pelo português José Mourinho dispõe de 13 pontos de vantagem sobre Manchester City e Arsenal, e mesmo tendo os arsenalistas menos um jogo, há apenas nove pontos em disputa até ao dia 24, quando se realizar a última ronda. O técnico português pode-se mesmo considerar o "special one" em Stamford Bridge, pois é o terceiro título que conquista pelos londrinos de um total de apenas 5 em toda a história.



Na Alemanha já começa ser hábito, e com excepção de alguns períodos em que a equipa se encontra em fase de restruturação, dificilmente alguém bate o pé ao Bayern de Munique, que em 26 de Abril conquistou o seu terceiro título consecutivo da Bundesliga, e 25º do seu historial. Para isso bastou um golo de Bastian Schweinsteiger a 10 minutos do fim para aproveitar a derrota do perseguidor imediato Wolfsburgo, no reduto do Borussia Moenchengladbach. Foi o nono título do Bayern em 15 edições da Bundesliga já realizadas este século.



E vão 31 para a Juventus, que depois do escândalo do Calcio Caos, que relegou a "vecchia signora" para a Serie B, conseguiu ir recuperando paulatinamente o domínio do futebol italiano. A equipa treinada por Massimiliano Allegri conquistou pela terceira vez consecutiva a Serie A ao vencer em Génova a Sampdoria, no passado Sábado, ficando agora com mais 15 pontos que o segundo classificado, a Roma. O golo que causou a explosão de alegria nos "tiffosi" juventinos foi apontado aos 23 minutos pelo chileno Arturo Vidal.



No campeonato holandês já há campeão desde 17 de Abril, quando o PSV Eindhoven goleou no Philips Stadium o Heerenveen por 4-1, aumentando para 12 pontos a vantagem sobre o 2º classificado, os tetra-campeões Ajax, quando faltavam ainda três jornadas para o final da competição. A equipa agora treinada pela sua antiga glória, Philip Cocu conquistou o seu 22º título nacional, pondo fim a um jejum de sete anos, e muito graças à eficácia da sua linha mais avançada, com Memphis Depay, Luuk de Jong e Giorgionio Wijnaldum a marcarem à sua conta 53 dos 87 golos da equipa.

Sem comentários: